16 de ago. de 2013

Detalhando o edital do BACEN 2013 - Matérias de Administração

Pois bem amigos, hoje saiu o esperado edital do BACEN. Desta vez com o Sr. Cespe como banca... então, conselho: estudem com base nas provas mais recentes do CESPE. Claro que, como vários pontos estavam nos editais anteriores,  recomendo também baixar as últimas provas do BACEN 2010, mas estudar pelas mais recentes do Cespe é mais indicado, já que o CESPE é quem determina as tendências, que geralmente são seguidas pelas outras bancas.
Para quem está estudando para MPU Analista Cargo 7, você aproveitará dos conteúdos de administração, pelo menos 95%!!! Muito parecido, embora com nomenclaturas diferentes. Perceberão isso no detalhamento abaixo.
Segue abaixo da postagem onde encontrar meus cursos para estes assuntos. Fiquem atentos ao facebook e por aqui, pois posso lançar novos cursos em outros horários.
Sucesso para vocês, e continuem SEMPRE em suas vidas contando comigo!!!
Abração
Wendell Léo

Bem, vamos traduzir os itens correspondentes aos assuntos que eu dou aula? ADMINISTRAÇÃO (que mais uma vez, domina o edital!)
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE ANALISTA 
13 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994). 14 Código de Conduta da Alta Administração Federal. 15 Lei de conflito de interesses (Lei nº11.813/2013).
A boa e velha ética... ignorada por alguns candidatos, e responsável por vários erros. Podem esperar questões que correlacionam os decretos acima, misturando com improbidade. 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ANALISTA

ÁREA 5 - INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA 
I TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: 
1 Teoria das organizações: diferentes perspectivas no estudo das organizações. 1.1 Diferentes abordagens da Teoria Geral da Administração. 1.2 Desafios da administração no mundo contemporâneo. 
Tudo no Chiavenato (Introdução à Teoria Geral da Administração – capa verde. Caem todas as teorias (Cientítica, Burocracia, Clássica, Relações Humanas, Sistemas, Comportamental, etc...). Além disso, ampliar o estudo sobre as organizações modernas e seus modelos de gestão (Você S/A, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Carta Capital, etc...).  

2 Administração Pública. 2.1 Administração pública burocrática. 2.2 Administração pública gerencial 2.3 Modelos de governança para a administração pública.
Detalhes sobre a evolução histórica da administração pública, principalmente era Vargas, DASP, JK, Decreto 200, Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (FHC). Também estudar a evolução mundial, não apenas dentro da realidade brasileira. Aqui entram também as ferramentas da adm. privada utilizadas hoje pela adm. pública – Qualidade, Reengenharia, Adm. por objetivos, etc... 

3 Gestão de Processos. 3.1 Identificação e delimitação de processos de negócio. 3.2 Técnicas de modelagem de processos (Método BPM). 3.3 Técnicas de análise e simulação de processos. 3.4 Construção e mensuração de indicadores de processos.
Será que Gestão de Processos é uma das matérias mais frequentes nos últimos 2 anos? O “BPM” (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócios ganha cada vez mais espaço nas organizações como uma alternativa para a visão tradicional de gestão. Estudar análise/desenho/melhoria de processos, fluxogramas, 5W1H ou 2H, ferramentas da qualidade, noções sobre Reengenharia e Downsizing como indicadores, influência da Gestão de Projetos/Pessoas/Materiais/Estratégica/Financeira/Comercial/Operacional nos processos organizacionais, princípios da gestão de processos. 

VII OPERAÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRAESTRUTURA: 1 Operações logísticas. 1.9 Gestão de materiais. 1.10 Gestão e fiscalização de contratos da Administração Pública. 1.11 Contratação de serviços. 1.12 Gestão de almoxarifado. 1.13 Armazenagem de materiais. 1.14 Controle de estoques. 1.15 Responsabilidades do gestor.
A tradicional Adm. de Materiais de forma completa, misturando com Gestão de Contratos (parte pratica da 8.666). Foco em gestão dos estoques = almoxarifado, com todos os cálculos e fórmulas, nas leis da armazenagem, dente-de-serra e atribuições do departamento de materiais. Aqui já não é necessário estudar Gestão Patrimonial.

ÁREA 6 - GESTÃO E ANÁLISE PROCESSUAL 
I - TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: 
1 Teoria das organizações: diferentes perspectivas no estudo das organizações. 1.1 Diferentes abordagens da Teoria Geral da Administração. 1.2 Desafios da administração no mundo contemporâneo.
Tudo no Chiavenato (Introdução à Teoria Geral da Administração – capa verde. Caem todas as teorias (Cientítica, Burocracia, Clássica, Relações Humanas, Sistemas, Comportamental, etc...). Além disso, ampliar o estudo sobre as organizações modernas e seus modelos de gestão (Você S/A, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Carta Capital, etc...). 

2 Administração Pública. 2.1 Administração pública burocrática. 2.2 Administração pública gerencial 2.3 Modelos de governança para a administração pública.
Detalhes sobre a evolução histórica da administração pública, principalmente era Vargas, DASP, JK, Decreto 200, Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (FHC). Também estudar a evolução mundial, não apenas dentro da realidade brasileira. Aqui entram também as ferramentas da adm. privada utilizadas hoje pela adm. pública – Qualidade, Reengenharia, Adm. por objetivos, etc...  

5 Estrutura organizacional. 5.1 Conceitos gerais. 5.2 Modelos de estrutura organizacional. 5.3 Técnicas de modelagem de estruturas organizacionais
É a tal da Arquitetura Organizacional que está no edital do MPU Cargo 7. Correlação entre critérios de departamentalização e as estruturas organizacionais como linear, funcional, linha staff, matricial, adhocracia, entre outros) 

6 Gestão de processos. 6.1 Identificação e delimitação de processos de negócio. 6.2 Técnicas de modelagem de processos (Método BPM). 6.3 Técnicas de análise e simulação de processos. 6.4 Construção e mensuração de indicadores de processos.   
Será que Gestão de Processos é uma das matérias mais frequentes nos últimos 2 anos? O “BPM” (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócios ganha cada vez mais espaço nas organizações como uma alternativa para a visão tradicional de gestão. Estudar análise/desenho/melhoria de processos, fluxogramas, 5W1H ou 2H, ferramentas da qualidade, noções sobre Reengenharia e Downsizing como indicadores, influência da Gestão de Projetos/Pessoas/Materiais/Estratégica/Financeira/Comercial/Operacional nos processos organizacionais, princípios da gestão de processos. 

3 Gestão de pessoas:. 3.1 Evolução e as funções de RH. Estratégias de RH. 3.2 Recrutamento e seleção. 3.3 Avaliação de desempenho. 3.4 Sistemas de recompensas. 3.5 Gestão por competências. 3.6 Liderança e desenvolvimento gerencial. 3.7 Clima Organizacional. 3.8 Grupos e equipes de trabalho. 3.9 Cultura organizacional. 3.10 Qualidade de vida no trabalho. 3.11 Gestão de Programas de Saúde. 4 Gestão da mudança. 4.1 Mudanças sociais, científicas, culturais e organizacionais. 4.2 O indivíduo como ator da mudança.
Tudo!!!...rs. Estude a evolução histórica do nome do departamento (Dep. de Pessoal, Dep. de Recursos Humanos, Dep. de Gestão de Pessoas, Dep. de Gestão de Competências), as funções e sub funções (agregar, aplicar, desenvolver, recompensar, manter e monitorar pessoas), foco nos tipos e erros mais comuns em avaliação de desempenho e seus objetivos, origens, tipos (comparação aos pares, frases descritivas, escolha forçada, incidentes críticos, escala gráfica, pesquisa de campo, 360º e avaliação participativa por objetivos). E os erros como tendência central, complacência, rigor e efeito halo. Não fuja do Chiavenato aqui...rs. Planos de Cargos e Salários (job ranking, job classification, Hay, factor comparison, Point Rating) e Planos de Benefícios com suas origens/objetivos e classificações. Tipos e categorias de competências, procedimentos para implementação, etapas do processos, vantagens para as organizações, competências referenciais, mapeamento de competências, avaliação por competências. Liderança democrática, autocrática liberal e os tipos: transacional, situacional, transacional e como gestores devem utilizar cada método e em quais circunstâncias. Sobre clima e cultura estude conceitos, fatores que afetam o clima, tipos e níveis de cultura organizacional (artefatos, valores, pressuposições básicas). Quanto a QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, estude a origem, como o RH aborda na pratica, quais os critérios e pilares: Saúde/Esporte, Bens/Posses, Sociedade/Comunidade, Cultura/Lazer, Mente/Espírito, Vocação/Carreira, Família/Afetividade. Em Gestão da Mudança estude a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, Reengenharia. 

II ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO E PROJETOS:

1 Fundamentos de estratégia e de planejamento. 1.1 Conceitos sobre estratégia. 1.2 Conceitos sobre planejamento. 1.3 Tipos e níveis de planejamento. 1.4 Conceitos sobre planejamento estratégico. 1.5 Metodologias de planejamento estratégico. 2 Processo de planejamento estratégico. 2.1 Definição de negócio, missão, visão e valores organizacionais. 2.2 Análise de cenários (análise do ambientes interno e externo). 2.3 Estabelecimento dos objetivos estratégicos. 2.4 Formulação das estratégias. 2.5 Desdobramento e implementação das estratégias. 2.6 Controle das estratégias. 3 Ferramentas de análise para o planejamento estratégico. 4 Sistemas de controle e monitoramento para o planejamento estratégico.
Estude a evolução da história do Planejamento, os 3 níveis de planejamento (estratégico, tático, operacional), capítulos do planejamento (visão, missão, valores, análise de ambientes, análise da situação atual, construção de cenários, formulação das estratégias, orçamentos, cronogramas), ferramentas de planejamento (SWOT, BCG, Anssoff, Forças de Porter), Escolas do Planejamento (Mintzberg), tendências de cenários para o séc XXI. Além disso, quanto ao Balanced scorecard estude: As ideias de Kaplan e Norton, as 3 fases do BSC, perspectivas financeira-clientes-processos internos-ensinamento e aprendizagem e seus desmembramentos, avaliação dos mapas com base nos indicadores/perspectivas. 

5 Projetos. 5.1 Projetos como instrumento de ação estratégica. 5.2 Gerenciamento de projetos: principais conceitos; diferenças entre operações continuadas, projetos, programas e portfólio; partes interessadas do projeto; compreensão básica dos grupos de processos e processos do PMBoK 4ª edição.
Estude: Principais características dos projetos, triangulo do projeto (escopo, tempo, orçamento), metodologia tradicional de gestão de projetos, PMBOK e CBOK, Prince2, ciclo de vida do projeto, PERT/CPM, MASP, Modelagem de Projetos – BPMN, o papel do gerente de projetos, escritório de projetos, Gerenciamento de integração do projeto ou Gestão da integração do projeto, Gerenciamento do escopo do projeto, Gerenciamento de tempo do projeto, Gerenciamento de custos do projeto, Gerenciamento da qualidade do projeto, Gerenciamento de recursos humanos do projeto, Gerenciamento das comunicações do projeto, Gerenciamento de riscos do projeto, Gerenciamento de aquisições do projeto. A PMI e a importância do CAPM. 

III COMUNICAÇÃO:

1 Teorias da Comunicação. 1.1 Comunicação: conceitos e paradigmas. 1.2 Massificação versus segmentação dos públicos. 1.3 Interatividade na comunicação. 2 Comunicação pública: conhecimentos básicos sobre os direitos do público à informação; 3 Opinião pública: pesquisa, estudo e análise. 4 Planejamento da comunicação e da imagem institucional. 5 Memória institucional: museus, bibliotecas e arquivos históricos. 6 Comunicação organizacional: emissor, receptor, meios, mensagens, fluxos. 6.1 Comunicação integrada. 6.1.1 Redes, níveis, direções e barreiras na comunicação organizacional. 6.2 Relacionamento das organizações com seus públicos: interno; comunidade; mídia; governo. 6.3 Comunicação e RH: comunicação como ferramenta de gestão 6.4 Endomarketing. 6.5 Redes sociais e internet: funcionamento e posicionamento.
Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo. Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa). Estude: História da comunicação, formas e componentes, Teoria Hipodérmica, Modelo de Lasswell, Teoria da Persuasão, Teoria Empírica de Campo ("efeitos limitados"), Teoria Funcionalista, Teoria Crítica, Teoria Culturológica, Teoria do Agendamento, Gatekeeper, Newsmaking. Lei de acesso a informação. Tenho apostila sobre isso. 

IV APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO:

1 Aprendizagem individual e aprendizagem organizacional: estratégias para gestão do autodesenvolvimento e gestão da aprendizagem organizacional. 2 Universidade corporativa: origem, conceitos, princípios, objetivos, práticas e tendências. 3 Métodos, estratégias e tendências em treinamento, desenvolvimento e educação. 3.1 Diagnóstico de necessidades de treinamento. 3.2 Elaboração e gerenciamento de projetos e programas educacionais. 3.3 Teorias de aprendizagem e desenho/projeto instrucional. 3.4 Avaliação de treinamento. 3.5 Educação à distância. 4 Gestão do conhecimento.
Estude: Teorias de Peter Senge, educação corporativa, EaD, universidades corporativas, educação formal x educação corporativa, e-learning corporativo. Conhecer as técnicas de treinamento, etapas do treinamento, diferença entre treinamento e desenvolvimento, tipos de desenvolvimento, universidades corporativas, EaD, como formar multiplicadores do conhecimento (englobando Gestão do Conhecimento, Tipos de Conhecimento ¨tácito¨e ¨explícito¨, Espiral do Conhecimento, Tipos de Mapas do Conhecimento e Gestão de Competências e por Competências).

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO

2 Administração Estratégica. 
Estude a evolução da história do Planejamento, os 3 níveis de planejamento (estratégico, tático, operacional), capítulos do planejamento (visão, missão, valores, análise de ambientes, análise da situação atual, construção de cenários, formulação das estratégias, orçamentos, cronogramas), ferramentas de planejamento (SWOT, BCG, Anssoff, Forças de Porter), Escolas do Planejamento (Mintzberg), tendências de cenários para o séc XXI. Além disso, quanto ao Balanced scorecard estude: As ideias de Kaplan e Norton, as 3 fases do BSC, perspectivas financeira-clientes-processos internos-ensinamento e aprendizagem e seus desmembramentos, avaliação dos mapas com base nos indicadores/perspectivas. 

6 Serviço de atendimento ao cidadão.
Estude: os passos do atendimento – pré-abordagem, abordagem, apresentação, contorno de objeções, prospecção, fechamento, folow up e pós-venda. Fatores a Serem Considerados para um Atendimento Satisfatório, fatores que determinam a qualidade de um serviço, empatia, comunicação, etiqueta, dicas de postura no atendimento.

7 Comunicação interna e externa; relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. e 8 Gestão de conflitos.
Estude: Definição de Conflito, tipos de conflitos e técnicas de resolução. Em relacionamento interpessoal, além dos cuidados como empatia, simpatia, etc.. estude também Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg, teoria de Vroom, Teoria X e Y, Inteligência Emocional, Estímulo-Resposta e outras teorias e autores do comportamento organizacional. Livro do Robbins – Comportamento Organizacional, com foco em relacionamentos interpessoais. Sobre trabalho em equipe estude as diferenças entre grupo e equipe, as competências de uma equipe de elevado desempenho, cuidados com o trabalho em equipe e fatores que podem atrapalhar o desenvolvimento coletivo. Também é importante estudar os elementos da comunicação (emissor, receptor, canal, meio, códigos, contexto), Barreiras/Ruídos na comunicação (sobrecarga, distorção, omissão, postura verbal e gestual, jargão, gírias, arrogância, vaidade, etc.), Direções da comunicação (horizontal, vertical, diagonal, unilateral, bilateral, colateral, cruzada, aberta) e suas possíveis correlações com as estruturas organizacionais (linear, funcional, linha staff, matricial, adhocracia). Feedback, reuniões de feedback, percepção seletiva, percepção generalizada, comportamento defensivo e receptivo, comunicação institucional, relações públicas, endomarketing. Na gestão de redes, estudar a adhocracia correlacionada com a gestão por competências e gestão do conhecimento com suas vantagens e desvantagens, possibilidade de formação de cartéis e oligopólios. 

9 Governança na gestão pública.
O setor público deve contribuir para aumentar a eficiência da economia e promover distribuição mais equânime das oportunidades e dos recursos. Então, estude: Como as ferramentas de gestão privada são utilizadas na gestão pública. Conceito de accountability. Planificação e execução de políticas públicas. Noções de separação entre interesses público e privado, estratégia de provimento dos cargos de gestão e gestão orçamentária. 

10 Ética no Serviço Público. 10.1 Ética e moral. 10.2 Ética, princípios e valores. 10.3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 10.4 Ética e função pública. 10.5 Ética no Setor Público. 10.5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994).

A boa e velha ética... ignorada por alguns candidatos, e responsável por vários erros. Podem esperar questões que correlacionam os decretos acima, misturando com improbidade. Não esqueça dos conceitos filosóficos (Sócrates), diferença entre ética e moral, ética e cidadania, visão geral sobre ética no Estado, além claro dos decretos todos. Esse é o tipo de assunto que não pode ficar de lado, pois muitos candidatos erram por acreditarem que podem responder de acordo com sua opinião pessoal.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO
ÁREA 1 - SUPORTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO 
II FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS: 
1 Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado. 
Detalhes sobre a evolução histórica da administração pública, principalmente era Vargas, DASP, JK, Decreto 200, Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (FHC). Também estudar a evolução mundial, não apenas dentro da realidade brasileira. Aqui entram também as ferramentas da adm. privada utilizadas hoje pela adm. pública – Qualidade, Reengenharia, Adm. por objetivos, etc... 

2 O papel da área de recursos humanos. 3 Recrutamento e seleção - formas de recrutamento, perfil do candidato, perfil do posto, técnicas seletivas. 4 Benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida. 5 Planos de carreira. 6 Gestão de desempenho: avaliação de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenho de equipes. 7 Gestão por competências: mapeamento e avaliação. 8 Gestão de pessoas com foco em resultados. 9 Educação corporativa. 10 Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas. 11 Benefícios e serviços. 12 Bancos de dados e sistemas de informações de recursos humanos. 13 Comportamento organizacional: clima e cultura organizacional, comunicação organizacional, liderança, equipes de trabalho. 
Tudo!!!...rs. Estude a evolução histórica do nome do departamento (Dep. de Pessoal, Dep. de Recursos Humanos, Dep. de Gestão de Pessoas, Dep. de Gestão de Competências), as funções e sub funções (agregar, aplicar, desenvolver, recompensar, manter e monitorar pessoas), foco nos tipos e erros mais comuns em avaliação de desempenho e seus objetivos, origens, tipos (comparação aos pares, frases descritivas, escolha forçada, incidentes críticos, escala gráfica, pesquisa de campo, 360º e avaliação participativa por objetivos). E os erros como tendência central, complacência, rigor e efeito halo. Não fuja do Chiavenato aqui...rs. Planos de Cargos e Salários (job ranking, job classification, Hay, factor comparison, Point Rating) e Planos de Benefícios com suas origens/objetivos e classificações. Tipos e categorias de competências, procedimentos para implementação, etapas do processos, vantagens para as organizações, competências referenciais, mapeamento de competências, avaliação por competências. Liderança democrática, autocrática liberal e os tipos: transacional, situacional, transacional e como gestores devem utilizar cada método e em quais circunstâncias. Sobre clima e cultura estude conceitos, fatores que afetam o clima, tipos e níveis de cultura organizacional (artefatos, valores, pressuposições básicas). Quanto a QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, estude a origem, como o RH aborda na pratica, quais os critérios e pilares: Saúde/Esporte, Bens/Posses, Sociedade/Comunidade, Cultura/Lazer, Mente/Espírito, Vocação/Carreira, Família/Afetividade. Teorias de Peter Senge, educação corporativa, EaD, universidades corporativas, educação formal x educação corporativa, e-learning corporativo. Conhecer as técnicas de treinamento, etapas do treinamento, diferença entre treinamento e desenvolvimento, tipos de desenvolvimento, universidades corporativas, EaD, como formar multiplicadores do conhecimento (englobando Gestão do Conhecimento, Tipos de Conhecimento ¨tácito¨e ¨explícito¨, Espiral do Conhecimento, Tipos de Mapas do Conhecimento e Gestão de Competências e por Competências). 

III FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS: 1 Recursos materiais e patrimoniais: definição e objetivos. 2 Nível de serviço: atendimento, pontualidade e flexibilidade. 3 Ética na administração de materiais. 4 Função suprimento: métodos de previsão da demanda; reposição de estoques: estoque de segurança e sistema ponto de pedido; compras e contratações: princípios, modalidades e tipos de licitação; seleção de fornecedores e propostas; sistemas registro de preços, pregão e pregão eletrônico; e economicidade na função suprimento. 5 Função armazenagem: seleção e classificação de materiais: especificação, classificação e codificação; classificação ABC; armazenagem de materiais: técnicas de estocagem e movimentação de materiais; recebimento e localização dos materiais; embalagens de proteção; inventário físico e acurácia dos estoques; avaliação financeira dos estoques; e custos na função armazenagem. 6 Função administração patrimonial: o ativo imobilizado; administração, contabilização e controle do ativo imobilizado; depreciação, tombamento e baixa patrimonial; administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais; e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva. 
Tudo!!! Livro do Marco Aurélio Dias na veia!!! E não esqueça da Instrução Normativa 205 e do Decreto 99.658. Meu curso e apostila de Adm. de Materiais engloba exatamente tudo o que está acima. 

ÁREA 2 - SEGURANÇA INSTITUCIONAL 
II SEGURANÇA FÍSICA, OPERACIONAL E PÚBLICA: 1 Segurança de áreas e instalações: serviço de vigilância e sistemas eletrônicos aplicados à segurança, tais como alarmes, sensores, CFTV e controle de acesso, dentre outros. 
De acordo com a Abese (Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica), são três as finalidades básicas dos sistemas eletrônicos de segurança:
* detectar: Automaticamente pelo próprio equipamento, seja ele um sensor de presença ou unia câmera com detecção de movimento: Acionada pelo ser humano (o porteiro. por exemplo) que perceba uma invasão e aciona o botão de pânico; * comunicar: Sonora, por meio do acionamento de urna ou mais sirenes; Luminosa, por meio do acionamento de flashes de advertências ou de leds do próprio teclado do sistema de alarme; Silenciosa, por meio do acionamento de um botão de pânico que enviará dados á central de monitoramento ou de dados, quando o alarme está monitorado 24h por meio da linha telefônica.* Inibir: Ter um sistema de segurança eletrônica visível ou sonoro é mostrar aos inimigos indesejáveis que o imóvel está protegido, inibindo uma possível ação invasiva.
Conheça os tipos de alarmes, os tipos de CFTV, Ronda Eletrônica, Cercas Elétricas, e projetos de segurança.
ONDE EU ENCONTRO ESSE MATERIAL????????????
Por sorte, eu fui gerente da Vs Segurança Eletrônica no passado, e no último concurso do Bacen fiz uma apostila disso, e dou aulas desse assunto...rs

Meus cursos para agosto e setembro/2013  VAI FAZER MPU (cargo 7) ou BACEN? Tribunais? Agências? Ministérios? Gestor?Adivinha quais matérias caem pesado??? ADMINISTRAÇÃO!!! ESCOLHA O SEU CURSO!!! Segue lista abaixo com mais detalhes: 
- ADM. GERAL E PÚBLICA COMPLETO (incluindo alguns tópicos do MPU Analista Cargo 7) - vespertino, todas terças e quintas, iniciando em 20/08, por R$ 280,00 (para as 50 primeiras matrículas o valor é de R$ 230,00) 
- GESTÃO DE PESSOAS COMPLETO (com todo o conteúdo do MPU Analista Cargo 7) - sábados (24 e 31/08 de 08hs até 14hs) e domingo 01/09 (de 08hs até 13hs - com simuladão e discursiva) - R$ 250,00 (para as 50 primeiras matrículas o valor é de R$ 200,00) 
- ADM. DE MATERIAIS (simuladão comentado com 100 questões) - 17/08 - de 12hs até 15hs - R$ 25,00 
- GESTÃO DE PROCESSOS (ASSUNTO ENCERRADO - 1 aula, 1 assunto inteiro - muito importante também para MPU ANalista Cargo 7) - 18/08 - de 08hs até 14hs - R$ 30,00 
- ADM. GERAL E PÚBLICA (simuladão comentado com 100 questões + discursiva) - 25/08 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00 
- GESTÃO DE PESSOAS (simuladão comentado com 100 questões + discursiva) - 01/09 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00 
- SIMULADÃO COMPLETO DE ADM PARA CONCURSOS COM VÁRIOS ASSUNTOS (Gestão de Pessoas, Adm. Geral e Pública, Adm. de Materiais, Atendimento, Ética, Relações Públicas e Humanas) - 21/09 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00
Todos no Impacto da 512 Sul - Fone 4103 2773
TODOS CONFIRMADOS, COM VAGAS LIMITADAS!

8 comentários:

Michele Pandini disse...

Professor Wendell, muito obrigada por esse detalhamento do edital. Irá ajudar muito na hora do estudo. Agora, queria um curso de administração de materiais completo sem ser o simulado. O senhor fará algum? Abraços!

Anônimo disse...

Oi professor,

você poderia me enviar a apostila de comunicação? Meu e-mail é alannadebarros@yahoo.com.br

Obrigada desde já e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Professor, qual a diferença entre gestão e administração de recursos materiais?

Unknown disse...

Professor, qual a diferença entre Gestão e Administração de Recursos Materiais? Obrigado.

Unknown disse...

Professor, qual a diferença entre Gestão e Administração de Recursos Materiais? Obrigado.

Anônimo disse...

Boa noite, professor!
Meus estudos para o Bacen estão tendo como base o seu "destrinchamento" do edital.
Estou com dúvida: o sr. sugeriu que estudássemos o triângulo do projeto (tempo, escopo e custo), mas o novo PMBOK mudou para 6 restrições, certo?
Escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e risco.

Muito obrigada pela atenção!
Não te conheço pessoalmente, mas te admiro de longe, através do Facebook. :)

Abraço,
Marília

Tati disse...

Professor, obrigada pelo detalhamento do edital. Irá ajudar muito na hora do estudo. Poderia por gentileza me manda um curso de administração de materiais completo com simulado?
tatianasnleal@gmail.com
Abraços!

Tati disse...

Professor, obrigada pelo detalhamento do edital. Irá ajudar muito na hora do estudo. Poderia por gentileza me manda um curso de administração de materiais completo com simulado?
tatianasnleal@gmail.com
Abraços!