10 de ago de 2013

Detalhando e Explicando o Edital do MPU Analista Cargo 7


Povo ! Bora traduzir o edital do MPU para o cargo 7 Analista – Gestão Pública??? 

Espero desta forma contribuir com vocês, para que tenham foco e estudem realmente o que é necessário. São assuntos como novas nomenclaturas, a maioria já velhos conhecidos de provas passadas, com claro, algumas atualizações. Esperem nesta prova uma abordagem puramente gerencial. O edital mostra que o MPU quer quem saiba ser gestor. Mais uma vez, a Administração caindo pesado na realização do sonho de vocês.
Peço apenas por favor que não comparem o que postei aqui com o que qualquer outro ¨colega¨ possa propor. Esta é a minha visão de ADMINISTRADOR, dentro da minha experiência em concursos como professor e como candidato. Embora sabendo que serei criticado por outros colegas que usarão este guia como referência, não me importa a opinião dos mesmos. O que me importa é tão somente a SUA opinião, candidato/aluno! E que sendo útil para vocês, possa ser aproveitado.
Vários dos itens abaixo já estão disponibilizados para vocês dentro das apostilas que sempre envio gratuitamente a anos. Com a explicação abaixo de cada tópico, vocês encontrarão mais facilmente nas apostilas. Ao final do detalhamento do edital, seguem datas e locais de cursos que já estão confirmados onde ministrarei vários assuntos aqui colocados.
Obrigado pelo carinho de cada um de vocês... 
Sucesso! E contem SEMPRE comigo! 
Wendell Léo (w.castellano@ig.com.br) 

I GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES: 
1Organização. 1.1 Arquiteturas organizacionais: técnica de levantamento e coleta de dados.  e 1.2 Elaboração de diagnósticos 
Arquiteturas organizacionais nada mais é que o estudo dos tipos de organização (com influencia nas teorias e abordagens da Administração ¨TGA¨ relacionando com os critérios de departamentalização e as estruturas organizacionais como linear, funcional, linha staff, matricial, adhocracia, entre outros). As técnicas de levantamento e coleta de dados/diagnósticos para adotarmos as melhores estruturas nada mais são do que as técnicas de mapeamento e análise de processos, as avaliações de desempenho que vemos em gestão de pessoas, as pesquisas de clima e cultura organizacional e o BSC – Balanced Scorecard. Só esse item já rende uma prova inteira!!!...rs. Pode incluir estudos sobre Comportamento e Equilíbrio Organizacional, bem frequente em provas recentes do CESPE. Isso é O&M puro!!! Indico: a) NADLER, David A.; GERSTIN, Marc S.; SHAW, Robert B. Arquitetura Organizacional: a chave para mudança empresarial. Rio de Janeiro: Campos, 1994 e b) ARAUJO, Luis C. G. Organizações Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. Volume 2. São Paulo: Atlas, 2007. 

1.3 Estrutura de poderes: centralização, descentralização. 
Aqui o candidato tem que estudar os estilos de liderança e como estes estilos se refletem em organizações que centralizam ou descentralizam o processo decisório e a execução das tarefas. É importante estudar sobre Processo Decisório Organizacional, Liderança, Estilos de Direção (Autoritário-Coercitivo, Autoritário-Benevolente, Consultivo e Participativo) e Gestão de Conflitos. Também sobre as vantagens e desvantagens da Centralização e Descentralização. Não há como fugir do Chiavenato e do Robbins aqui... 

1.4 Estrutura de trabalho: simplificação administrativa, documentos normativos da organização. 
Adorei o edital ter pedido isso. Aqui o candidato deve demonstrar que consegue interpretar as questões teóricas da gestão organizacional e como usar as ferramentas para simplificar e desburocratizar o trabalho. Alguma coisa de Gespública poderia ser cobrada aqui, de forma indireta. Que show de tema para discursiva hein??? Indico o documento Guia “d” Simplificação Administrativa encontrado no site: http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/ATG/Guia_d_Simplificacao.pdf. Quanto aos chamados documentos normativos, um sistema normativo pode ser definido como um dos pilares de um sistema de gestão, contudo antes ele estava dirigido para fixar a tecnologia e evoluiu permitindo também garantir a qualidade dos produtos e serviços por meio de um programa de gestão. O programa de gestão depende fundamentalmente das atividades de normalização, pois é um dos instrumentos de sustentação para a sua implantação e seu desenvolvimento. As normas são os documentos que contêm o domínio tecnológico, servindo de orientação para as atividades de rotina e base para a definição das atividades de melhoria. Então, que tal estudar a norma ISO e entender quais documentos ela exige para gerenciar processos com qualidade nas organizações??? 

1.5 Ciclo de vida das informações (origem, transformação, destinos), definição dos processos produtivos, desenho da estrutura dos processos, informações de entrada e de saída de cada processo. 
Isso é Gestão de Processos na veia!!! Entender o que vivo explicando em sala com os Inputs, Elementos Transformadores, Fronteiras, Outputs, Feedbacks, Retroalimentações e Pseudoretroalimentações e como gerenciar este passo-a-passo garantindo que a s informações não sofram desvios, com cada processo definido, desenhado e funcionando. Que tal estudar Total Quality Management, Reengenharia, Downsizing, e noções de Comunicação Organizacional? Gestão do Conhecimento e Espiral do Conhecimento também é importante aqui! 

1.6 Conceitos de qualidade: cadeia cliente-fornecedor, adequação ao uso dos resultados, delegação de poderes, gerência participativa, gestão dos processos, melhoria contínua. 
Nada mais do que uma continuação do item 1.5. Aprofundar aqui nas teorias e proposições de Deming, Juran, Ishikawa, Feigenbaum e Crosby. Reforço: 14 princípios de Deming, Trilogia de Juran, Ferrametas de Ishikawa, 14 princípios de Crosby, 19 princípios de Feigenbaum e suas 4 proibições. 

2 Métodos. 2.1 Raciocínio lógico e poder de síntese.  

Sim, isso realmente é raciocínio lógico... mas transformado em ferramenta de gestão. Podem esperar questões de raciocínio lógico que, ao invés de citar João-Maria e Luluzinha, vão citar problemas que empresas vivem, pedindo de vocês o cálculo/raciocínio e uma interpretação pós-resposta numérica no sentido de analisar um problema, um processo e sugestões. 

2.2 Instrumentos de metodização. 
Uma continuação do item 2.1, sugerindo ao candidato que ele tenha noções de como transformar números (dados) em informações para gerar métodos de trabalho. Um exemplo disso seria alguma questão sobre o cálculo de percentual de captação e retenção de clientes associado ao crescimento de mercado, e alguma pergunta dentro do cálculo pedindo ao candidato que responda se a organização aumentos ou não sua participação de mercado, sendo isto positivo ou não. Ou ainda algum cálculo que envolva por exemplo rotas logísticas, e depois querendo saber do candidato qual a melhor rota e o motivo desta justificativa. E aí com base nisso, construir um fluxograma inteiro... Sugiro conhecer também os métodos de confecção de fluxogramas. Metodização é o início da transformação do Planejamento (papel) em Execução (pratica). 

2.3 métodos e processos. 
Esse é o grand finale dos itens 2.1 e 2.2. Como transformar estes dados em processos definidos. Que tal estudar Matriz SWOT, Matriz BCG, Forças de Porter, Matriz de Anssoff, entre outros??? Bom também conhecer as escolas do pensamento estratégico (Mintzberg). 

2.4 Levantamentos de informações (formas, resultados), organização dos levantamentos efetuados: estruturas formal e informal, levantamentos complementares. 
Aqui o candidato precisa conhecer quais as formas de levantar informações no ambiente organizacional. Novamente temos o BSC, pesquisas de clima e cultura, relatórios de avaliação de desempenho, mapas de metas, avaliação participativa por objetivos, Gestão por resultados, e seu impacto na estrutura formal e informal (com base em afinidades entre os colaboradores). Vale aqui também lembrar a tal da metodologia científica dos TCCs e voltar a aprender sobre o uso de questionários, observação, pesquisa de campo, entrevistas e suas variações e tipos, e possível correlação com a Matriz SWOT. 

2.5 Atribuições, nos processos, dos levantamentos efetuados. 
O que fazer com os dados levantados pelos métodos citados no item 2.4. Gestão Pura!!! Tem que responder como gestor, não como funcionário ou cliente! 

3 Normalização. 3.1 Conceito. 
Estude: Definição de normalização e aplicação. Normalização é a maneira de organizar atividades pela criação e utilização de regras e normas, elaboração, publicação e promoção do emprego destas Normas e Regras, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma Nação. Ou seja, estabelece soluções para problemas de caráter repetitivo existentes ou potenciais. Vale conhecer a ABNT e suas orientações e também o papel dos Organismos de Normalização Setorial (ONS) - Organismo público, privado ou misto, sem fins lucrativos, que tem atividade reconhecida no campo da normalização em um dado domínio setorial. Também estudar sobre o uso dos Data Base Management System (DBMS) que são programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language). Não invente de querer conhecer detalhes do uso destes softwares. Aprenda o que são, para que servem, características, vantagens e desvantagens. 

3.2 Classificação, formatação e manualização. 
De novo o edital volta para a Gestão de Processos. Como classificar os processos organizacionais, formata-los adaptáveis à realidade de cada setor/departamento/projeto/cliente/produtos/funções e como criar manuais (as famosas cartilhas) que as empresas adotam para seus funcionários com os mais variados procedimentos. Vale a pena estudar sobre definições de tempos de ciclos dos processos, tipos de atividades/tarefas/procedimentos/ações/operações e as diferenças entre estes termos. 

4 Técnicas de Fluxogramação. 4.1 Metodologias de construção de fluxogramas. e 4.2 Aplicação prática. 
Aqui o candidato tem que conhecer os vários métodos de construção e para que servem os fluxogramas. Os principais são: Diagrama de Bloco, Diagrama Padrão (ANSI), Diagrama Funcional, Diagrama de Atividade (UML), Diagrama de fluxo de dados (DFD), Diagrama entidade relacionamento (DER), dentre outros. 

5 Educação e Treinamento. 5.1 Formas de multiplicação de informações, disseminadores, estruturas de conhecimento. 
Isso é Gestão de Pessoas... Conhecer as técnicas de treinamento, etapas do treinamento, diferença entre treinamento e desenvolvimento, tipos de desenvolvimento, universidades corporativas, EaD, como formar multiplicadores do conhecimento (englobando Gestão do Conhecimento, Tipos de Conhecimento ¨tácito¨e ¨explícito¨, Espiral do Conhecimento, Tipos de Mapas do Conhecimento e Gestão de Competências e por Competências). 

6 Avaliação de resultados. 6.1 Metodologia PDCA, indicadores, ferramentas de diagnóstico: diagrama de causa e efeito, diagrama Gravidade-Urgência-Tendência, Princípio de Pareto. 
São as ferramentas da Qualidade Total. Recomendo estudar todas, embora o edital discrimine as ferramentas acima. As outras também contribuem para gerar indicadores e podem aparecer correlacionadas as citadas acima. Eita assuntinho bão de cair na discursiva!!! 

II GESTÃO PÚBLICA: 
1 Organização da Administração Pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. 1.1 Administração direta e indireta: diferenças entre autarquias, fundações, e empresas públicas e sociedades de economia mista. 1.2 Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
Isso é Direito Administrativo e Constitucional! 

2 Gestão Pública: conceito, importância, relação com outros sistemas da organização. 
Estude: O que é Gestão Publica, com a possível evolução dos modelos Patrimonialista, Burocrático e Gerencial, O candidato deve focar os estudos em detalhes do Modelo Gerencial e o chamado New Public Management. Uma passadinha pelo Bresser Pereira é sempre bom!!! 

3 A função da área de gestão de pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 
Estude: Entendimento da gestão de pessoas moderna, com foco nos interesses individuais dos colaboradores e consequente entrega de resultados pelos mesmos. Estudar características da gestão de pessoas moderna, dificuldades do setor, atribuições e suas 6 funções em detalhes: Agregar/Aplicar/Desenvolver/Recompensar/Manter e Monitorar Pessoas. Além disso, conhecer os SIG´s e como são utilizados, envolvendo relatórios de avaliação de desempenho e administração/avaliação por objetivos. 

4 Comportamento organizacional: relações individuo/organização, motivação, liderança, desempenho. 
Aqui é Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg, teoria de Vroom, Teoria X e Y, Inteligência Emocional, Estímulo-Resposta e outras toerias e autores do comportamento organizacional. Livro do Robbins – Comportamento Organizacional, Pode estudar por ele, pois ele É O QUE VAI CAIR!!! 

5 Clima e cultura organizacional. 
Estude: Conceitos, fatores que afetam o clima, tipos e níveis de cultura organizacional (artefatos, valores, pressuposições básicas). 

6 Gerenciamento de conflitos. 
Estude: Definição, tipos de conflitos e técnicas de resolução. 

7 Recrutamento e seleção: técnicas e processos decisórios. 
Estude: Definição, diferenças, técnicas de recrutamento, tipos de recrutamento, formas mais comuns. Técnicas de seleção (entrevistas, testes de conhecimento, psicotécnicos, testes de personalidade, dinâmicas de grupo) e como optar pelo melhor candidato (critérios e perfis que as organizações exigem atualmente). 

8 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos , vantagens e desvantagens, erro de avaliação. 
Estude: Objetivos, origens, tipos (comparação aos pares, frases descritivas, escolha forçada, incidentes críticos, escala gráfica, pesquisa de campo, 360º e avaliação participativa por objetivos). E os erros como tendência central, complacência, rigor e efeito halo. Não fuja do Chiavenato aqui...rs. 

9 Aprendizagem organizacional e 10 Educação Corporativa 
Estude: Teorias de Peter Senge, educação corporativa, EaD, universidades corporativas, educação formal x educação corporativa, e-learning corporativo. Detalhamento maior do item 5 do tópico 1. 

11 Gestão de Pessoas por Competências.

Estude: Tipos e categorias de competências, procedimentos para implementação, etapas do processos, vantagens para as organizações, competências referenciais, mapeamento de competências, avaliação por competências. 

12 Serviços públicos. 12.1 Conceito amplo e restrito de serviço público. 12.2. Classificação: serviços gerais e individuais. 12.3 Serviços delegáveis e indelegáveis. 12.4 Serviços administrativos, sociais e econômicos. 12.5 Serviços próprios e impróprios. 
Isso é Direito Administrativo! 

III GESTÃO DE PROCESSOS: 
1 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
Repetição de alguns itens já colocados mais acima, incluindo metodologias de mapeamento e modelagem de processos, 5W1H, as 3 ondas, BPM e aplicação pratica, benchmarking, fluxogramas, (ASIS- Denominação da situação atual, ERP( Enterprise Resource Planning), Redesenho de Processos (TO BE - Denominação para a situação futura), Teoria dos Sistemas. 

2 Gestão estratégica. 
Estude: Evolução da história do Planejamento, os 3 níveis de planejamento (estratégico, tático, operacional), capítulos do planejamento (visão, missão, valores, análise de ambientes, análise da situação atual, construção de cenários, formulação das estratégias, orçamentos, cronogramas), ferramentas de planejamento (SWOT, BCG, Anssoff, Forças de Porter), Escolas do Planejamento (Mintzberg), tendências de cenários para o séc XXI. 

3 Balanced scorecard, 4 Mapa estratégico e 5 Indicadores estratégicos. 
Estude: As ideias de Kaplan e Norton, as 3 fases do BSC, perspectivas financeira-clientes-processos internos-ensinamento e aprendizagem e seus desmembramentos, avaliação dos mapas com base nos indicadores/perspectivas. 

6 Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos. 
Estude: Principais características dos projetos, triangulo do projeto (escopo, tempo, orçamento), metodologia tradicional de gestão de projetos, PMBOK e CBOK, Prince2, ciclo de vida do projeto, PERT/CPM, MASP, Modelagem de Projetos – BPMN, o papel do gerente de projetos, escritório de projetos, Gerenciamento de integração do projeto ou Gestão da integração do projeto, Gerenciamento do escopo do projeto, Gerenciamento de tempo do projeto, Gerenciamento de custos do projeto, Gerenciamento da qualidade do projeto, Gerenciamento de recursos humanos do projeto, Gerenciamento das comunicações do projeto, Gerenciamento de riscos do projeto, Gerenciamento de aquisições do projeto. A PMI e a importância do CAPM. 

7 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. 
Estude: Elementos da comunicação (emissor, receptor, canal, meio, códigos, contexto), Barreiras/Ruídos na comunicação (sobrecarga, distorção, omissão, postura verbal e gestual, jargão, gírias, arrogância, vaidade, etc.), Direções da comunicação (horizontal, vertical, diagonal, unilateral, bilateral, colateral, cruzada, aberta) e suas possíveis correlações com as estruturas organizacionais (linear, funcional, linha staff, matricial, adhocracia). Feedback, reuniões de feedback, percepção seletiva, percepção generalizada, comportamento defensivo e receptivo, comunicação institucional, relações públicas, endomarketing. Na gestão de redes, estudar a adhocracia correlacionada com a gestão por competências e gestão do conhecimento com suas vantagens e desvantagens, possibilidade de formação de cartéis e oligopólios. 

Meus cursos para agosto e setembro/2013 
VAI FAZER MPU (cargo 7)? Tribunais? Agências? Ministérios? BACEN? Gestor?Adivinha quais matérias caem pesado??? ADMINISTRAÇÃO!!!
ESCOLHA O SEU CURSO!!! Segue lista abaixo com mais detalhes: 

- ADM. GERAL E PÚBLICA COMPLETO (incluindo alguns tópicos do MPU Analista Cargo 7) - vespertino, todas terças e quintas, iniciando em 20/08, por R$ 280,00 (para as 50 primeiras matrículas o valor é de R$ 230,00) 

- GESTÃO DE PESSOAS COMPLETO (com todo o conteúdo do MPU Analista Cargo 7) - sábados (24 e 31/08 de 08hs até 14hs) e domingo 01/09 (de 08hs até 13hs - com simuladão e discursiva) - R$ 250,00 (para as 50 primeiras matrículas o valor é de R$ 200,00) 

- ADM. DE MATERIAIS (simuladão comentado com 100 questões) - 17/08 - de 12hs até 15hs - R$ 25,00 

- GESTÃO DE PROCESSOS (ASSUNTO ENCERRADO - 1 aula, 1 assunto inteiro - muito importante também para MPU ANalista Cargo 7) - 18/08 - de 08hs até 14hs - R$ 30,00 

- ADM. GERAL E PÚBLICA (simuladão comentado com 100 questões + discursiva) - 25/08 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00 

- GESTÃO DE PESSOAS (simuladão comentado com 100 questões + discursiva) - 01/09 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00 

- SIMULADÃO COMPLETO DE ADM PARA CONCURSOS COM VÁRIOS ASSUNTOS (Gestão de Pessoas, Adm. Geral e Pública, Adm. de Materiais, Atendimento, Ética, Relações Públicas e Humanas) - 21/09 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00

Todos no Impacto da 512 Sul - Fone 4103 2773

TODOS CONFIRMADOS, COM VAGAS LIMITADAS!

Bora???

12 comentários:

Anônimo disse...

essa aula presencial é em Brasília professor?? não tem nenhuma no RJ não??? q pena...

eliocristi disse...

Amigo parabéns e muito obrigado mesmo por essas informações. Estava pretendendo estudar para esse concurso, mas não sabia sequer por onde começar e dessa forma ficou muito esclarecedor. Moro na PB e infelizmente não tenho como assistir suas aulas, a menos que tenha vídeo-aulas. Caso possua, por favor entre em contato comigo. Forte abraço e sucesso.

Elio Cristi

eliocristi@hotmail.com

eliocristi disse...

Amigo parabéns e muito obrigado mesmo por essas informações. Estava pretendendo estudar para esse concurso, mas não sabia sequer por onde começar e dessa forma ficou muito esclarecedor. Moro na PB e infelizmente não tenho como assistir suas aulas, a menos que tenha vídeo-aulas. Caso possua, por favor entre em contato comigo. Forte abraço e sucesso.

Elio Cristi

eliocristi@hotmail.com

Luiz C. disse...

Professor, me ajudou demais com esse detalhamento, só assim pude saber quais tópicos da referida matéria já estudei. Obrigado!

Luciana Caixeta disse...

Nossa, prof., parabéns pelo seu empenho!!! Obrigada por nos dar tudo "mastigado".

Harlen Cunha disse...

Professor, muito obrigado por esse detalhamento do edital, sou do Rio e infelizmente não posso assistir as suas aulas. Você indicou um livro de Organização, Sistemas e Métodos de 2007 do Luis Cesar G de Araújo, porém só achei duas edições, uma de 2011 e outra de 2012, as quais parecem ser complementares, eu gostaria de adquirir esse livro, mas não sei qual edição seria melhor no momento para esse concurso. Outra dica que você deu foi o livro de Comportamento Organizacional do Robbins, eu gostaria de saber se é esse: Comportamento Organizacional - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - 14ª Ed. 2011. Se o senhor puder me ajudar, agradeço.

Harlen Cunha disse...

Professor, muito obrigado por esse detalhamento do edital, sou do Rio e infelizmente não posso assistir as suas aulas. Você indicou um livro de Organização, Sistemas e Métodos de 2007 do Luis Cesar G de Araújo, porém só achei duas edições, uma de 2011 e outra de 2012, as quais parecem ser complementares, eu gostaria de adquirir esse livro, mas não sei qual edição seria melhor no momento para esse concurso. Outra dica que você deu foi o livro de Comportamento Organizacional do Robbins, eu gostaria de saber se é esse: Comportamento Organizacional - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - 14ª Ed. 2011. Se o senhor puder me ajudar, agradeço.

Fábio Lizieire disse...

Parabéns, obrigado por essas informações.

Anônimo disse...

Muito obrigada por esse "norte"!
Essa nova nomeclatura presente no edital estava tornando a procura por material um sacrifício!

Anônimo disse...

Prof.
Muito obrigado por "TRADUZIR" o edital. Essas bancas tentam dificultar até nisso hoje em dia!
Vou correr atrás das brechas agora.

Abs

Loki-sama disse...

MUITO obrigado MESMO! Eu estava pensando que o edital era todo de conhecimentos que eu nunca tinha estudado!

Loki-sama disse...

MUITO obrigado MESMO! Eu estava pensando que o edital era todo de conhecimentos que eu nunca tinha estudado!