Povo ! Bora traduzir o edital do MPU para o cargo 7 Analista – Gestão Pública???
Espero desta forma contribuir com vocês, para que tenham foco e estudem realmente o que é necessário. São assuntos como novas nomenclaturas, a maioria já velhos conhecidos de provas passadas, com claro, algumas atualizações. Esperem nesta prova uma abordagem puramente gerencial. O edital mostra que o MPU quer quem saiba ser gestor. Mais uma vez, a Administração caindo pesado na realização do sonho de vocês.
Peço apenas por favor que não comparem o que postei aqui com o que qualquer outro ¨colega¨ possa propor. Esta é a minha visão de ADMINISTRADOR, dentro da minha experiência em concursos como professor e como candidato. Embora sabendo que serei criticado por outros colegas que usarão este guia como referência, não me importa a opinião dos mesmos. O que me importa é tão somente a SUA opinião, candidato/aluno! E que sendo útil para vocês, possa ser aproveitado.
Vários dos itens abaixo já estão disponibilizados para vocês dentro das apostilas que sempre envio gratuitamente a anos. Com a explicação abaixo de cada tópico, vocês encontrarão mais facilmente nas apostilas. Ao final do detalhamento do edital, seguem datas e locais de cursos que já estão confirmados onde ministrarei vários assuntos aqui colocados.
Obrigado pelo carinho de cada um de vocês...
Sucesso! E contem SEMPRE comigo!
Wendell Léo (w.castellano@ig.com.br)
I GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES:
1Organização. 1.1 Arquiteturas organizacionais: técnica de levantamento e coleta de dados. e 1.2 Elaboração de diagnósticos
Arquiteturas
organizacionais nada mais é que o estudo dos tipos de organização (com
influencia nas teorias e abordagens da Administração ¨TGA¨ relacionando com os
critérios de departamentalização e as estruturas organizacionais como linear,
funcional, linha staff, matricial, adhocracia, entre outros). As técnicas de
levantamento e coleta de dados/diagnósticos para adotarmos as melhores estruturas
nada mais são do que as técnicas de mapeamento e análise de processos, as
avaliações de desempenho que vemos em gestão de pessoas, as pesquisas de clima
e cultura organizacional e o BSC – Balanced Scorecard. Só esse item já rende
uma prova inteira!!!...rs. Pode incluir estudos sobre Comportamento e
Equilíbrio Organizacional, bem frequente em provas recentes do CESPE. Isso é
O&M puro!!! Indico: a) NADLER, David A.; GERSTIN, Marc S.; SHAW, Robert B.
Arquitetura Organizacional: a chave para mudança empresarial. Rio de Janeiro:
Campos, 1994 e b) ARAUJO, Luis C. G. Organizações Sistemas e Métodos e as
Tecnologias de Gestão Organizacional. Volume 2. São Paulo: Atlas, 2007.
1.3 Estrutura de poderes: centralização, descentralização.
1.3 Estrutura de poderes: centralização, descentralização.
Aqui o candidato tem
que estudar os estilos de liderança e como estes estilos se refletem em
organizações que centralizam ou descentralizam o processo decisório e a
execução das tarefas. É importante estudar sobre Processo Decisório
Organizacional, Liderança, Estilos de Direção (Autoritário-Coercitivo,
Autoritário-Benevolente, Consultivo e Participativo) e Gestão de Conflitos.
Também sobre as vantagens e desvantagens da Centralização e Descentralização.
Não há como fugir do Chiavenato e do Robbins aqui...
1.4 Estrutura de trabalho: simplificação administrativa, documentos normativos da organização.
1.4 Estrutura de trabalho: simplificação administrativa, documentos normativos da organização.
Adorei o edital ter
pedido isso. Aqui o candidato deve demonstrar que consegue interpretar as
questões teóricas da gestão organizacional e como usar as ferramentas para
simplificar e desburocratizar o trabalho. Alguma coisa de Gespública poderia
ser cobrada aqui, de forma indireta. Que show de tema para discursiva hein??? Indico
o documento Guia “d” Simplificação
Administrativa encontrado no site: http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/ATG/Guia_d_Simplificacao.pdf.
Quanto aos chamados documentos normativos, um sistema normativo pode ser
definido como um dos pilares de um sistema de gestão, contudo antes ele estava
dirigido para fixar a tecnologia e evoluiu permitindo também garantir a
qualidade dos produtos e serviços por meio de um programa de gestão. O programa
de gestão depende fundamentalmente das atividades de normalização, pois é um
dos instrumentos de sustentação para a sua implantação e seu desenvolvimento.
As normas são os documentos que contêm o domínio tecnológico, servindo de
orientação para as atividades de rotina e base para a definição das atividades
de melhoria. Então, que tal estudar a norma ISO e entender quais documentos ela
exige para gerenciar processos com qualidade nas organizações???
1.5 Ciclo de vida das informações (origem, transformação, destinos), definição dos processos produtivos, desenho da estrutura dos processos, informações de entrada e de saída de cada processo.
1.5 Ciclo de vida das informações (origem, transformação, destinos), definição dos processos produtivos, desenho da estrutura dos processos, informações de entrada e de saída de cada processo.
Isso é Gestão de
Processos na veia!!! Entender o que vivo explicando em sala com os Inputs,
Elementos Transformadores, Fronteiras, Outputs, Feedbacks, Retroalimentações e
Pseudoretroalimentações e como gerenciar este passo-a-passo garantindo que a s
informações não sofram desvios, com cada processo definido, desenhado e
funcionando. Que tal estudar Total Quality Management, Reengenharia,
Downsizing, e noções de Comunicação Organizacional? Gestão do Conhecimento e
Espiral do Conhecimento também é importante aqui!
1.6 Conceitos de qualidade: cadeia cliente-fornecedor, adequação ao uso dos resultados, delegação de poderes, gerência participativa, gestão dos processos, melhoria contínua.
1.6 Conceitos de qualidade: cadeia cliente-fornecedor, adequação ao uso dos resultados, delegação de poderes, gerência participativa, gestão dos processos, melhoria contínua.
Nada mais do que uma
continuação do item 1.5. Aprofundar aqui nas teorias e proposições de Deming,
Juran, Ishikawa, Feigenbaum e Crosby. Reforço: 14 princípios de Deming,
Trilogia de Juran, Ferrametas de Ishikawa, 14 princípios de Crosby, 19
princípios de Feigenbaum e suas 4 proibições.
2 Métodos. 2.1 Raciocínio lógico e poder de síntese.
2 Métodos. 2.1 Raciocínio lógico e poder de síntese.
Sim, isso realmente é
raciocínio lógico... mas transformado em ferramenta de gestão. Podem esperar questões
de raciocínio lógico que, ao invés de citar João-Maria e Luluzinha, vão citar
problemas que empresas vivem, pedindo de vocês o cálculo/raciocínio e uma
interpretação pós-resposta numérica no sentido de analisar um problema, um
processo e sugestões.
2.2 Instrumentos de metodização.
2.2 Instrumentos de metodização.
Uma continuação do
item 2.1, sugerindo ao candidato que ele tenha noções de como transformar números
(dados) em informações para gerar métodos de trabalho. Um exemplo disso seria
alguma questão sobre o cálculo de percentual de captação e retenção de clientes
associado ao crescimento de mercado, e alguma pergunta dentro do cálculo
pedindo ao candidato que responda se a organização aumentos ou não sua participação
de mercado, sendo isto positivo ou não. Ou ainda algum cálculo que envolva por
exemplo rotas logísticas, e depois querendo saber do candidato qual a melhor
rota e o motivo desta justificativa. E aí com base nisso, construir um
fluxograma inteiro... Sugiro conhecer também os métodos de confecção de
fluxogramas. Metodização é o início da transformação do Planejamento (papel) em
Execução (pratica).
2.3 métodos e processos.
2.3 métodos e processos.
Esse é o grand finale
dos itens 2.1 e 2.2. Como transformar estes dados em processos definidos. Que
tal estudar Matriz SWOT, Matriz BCG, Forças de Porter, Matriz de Anssoff, entre
outros??? Bom também conhecer as escolas do pensamento estratégico (Mintzberg).
2.4 Levantamentos de informações (formas, resultados), organização dos levantamentos efetuados: estruturas formal e informal, levantamentos complementares.
2.4 Levantamentos de informações (formas, resultados), organização dos levantamentos efetuados: estruturas formal e informal, levantamentos complementares.
Aqui o candidato
precisa conhecer quais as formas de levantar informações no ambiente
organizacional. Novamente temos o BSC, pesquisas de clima e cultura, relatórios
de avaliação de desempenho, mapas de metas, avaliação participativa por
objetivos, Gestão por resultados, e seu impacto na estrutura formal e informal
(com base em afinidades entre os colaboradores). Vale aqui também lembrar a tal
da metodologia científica dos TCCs e voltar a aprender sobre o uso de
questionários, observação, pesquisa de campo, entrevistas e suas variações e
tipos, e possível correlação com a Matriz SWOT.
2.5 Atribuições, nos processos, dos levantamentos efetuados.
2.5 Atribuições, nos processos, dos levantamentos efetuados.
O que fazer com os
dados levantados pelos métodos citados no item 2.4. Gestão Pura!!! Tem que
responder como gestor, não como funcionário ou cliente!
3 Normalização. 3.1 Conceito.
3 Normalização. 3.1 Conceito.
Estude: Definição de
normalização e aplicação. Normalização é a maneira de organizar atividades pela
criação e utilização de regras e normas, elaboração, publicação e promoção do
emprego destas Normas e Regras, visando contribuir para o desenvolvimento
econômico e social de uma Nação. Ou seja, estabelece soluções para problemas de
caráter repetitivo existentes ou potenciais. Vale conhecer a ABNT e suas orientações
e também o papel dos Organismos de Normalização Setorial (ONS) - Organismo
público, privado ou misto, sem fins lucrativos, que tem atividade reconhecida
no campo da normalização em um dado domínio setorial. Também estudar sobre o
uso dos Data Base Management System (DBMS) que são programas de computador
(softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal
objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o
acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma
interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados
previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é
constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD,
que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language). Não invente
de querer conhecer detalhes do uso destes softwares. Aprenda o que são, para
que servem, características, vantagens e desvantagens.
3.2 Classificação, formatação e manualização.
3.2 Classificação, formatação e manualização.
De novo o edital
volta para a Gestão de Processos. Como classificar os processos
organizacionais, formata-los adaptáveis à realidade de cada
setor/departamento/projeto/cliente/produtos/funções e como criar manuais (as
famosas cartilhas) que as empresas adotam para seus funcionários com os mais
variados procedimentos. Vale a pena estudar sobre definições de tempos de
ciclos dos processos, tipos de atividades/tarefas/procedimentos/ações/operações
e as diferenças entre estes termos.
4 Técnicas de Fluxogramação. 4.1 Metodologias de construção de fluxogramas. e 4.2 Aplicação prática.
Aqui o candidato tem que conhecer os vários métodos de construção e para que servem os fluxogramas. Os principais são: Diagrama de Bloco, Diagrama Padrão (ANSI), Diagrama Funcional, Diagrama de Atividade (UML), Diagrama de fluxo de dados (DFD), Diagrama entidade relacionamento (DER), dentre outros.
5 Educação e Treinamento. 5.1 Formas de multiplicação de informações, disseminadores, estruturas de conhecimento.
4 Técnicas de Fluxogramação. 4.1 Metodologias de construção de fluxogramas. e 4.2 Aplicação prática.
Aqui o candidato tem que conhecer os vários métodos de construção e para que servem os fluxogramas. Os principais são: Diagrama de Bloco, Diagrama Padrão (ANSI), Diagrama Funcional, Diagrama de Atividade (UML), Diagrama de fluxo de dados (DFD), Diagrama entidade relacionamento (DER), dentre outros.
5 Educação e Treinamento. 5.1 Formas de multiplicação de informações, disseminadores, estruturas de conhecimento.
Isso é Gestão de
Pessoas... Conhecer as técnicas de treinamento, etapas do treinamento,
diferença entre treinamento e desenvolvimento, tipos de desenvolvimento, universidades
corporativas, EaD, como formar multiplicadores do conhecimento (englobando
Gestão do Conhecimento, Tipos de Conhecimento ¨tácito¨e ¨explícito¨, Espiral do
Conhecimento, Tipos de Mapas do Conhecimento e Gestão de Competências e por
Competências).
6 Avaliação de resultados. 6.1 Metodologia PDCA, indicadores, ferramentas de diagnóstico: diagrama de causa e efeito, diagrama Gravidade-Urgência-Tendência, Princípio de Pareto.
6 Avaliação de resultados. 6.1 Metodologia PDCA, indicadores, ferramentas de diagnóstico: diagrama de causa e efeito, diagrama Gravidade-Urgência-Tendência, Princípio de Pareto.
São as ferramentas da
Qualidade Total. Recomendo estudar todas, embora o edital discrimine as
ferramentas acima. As outras também contribuem para gerar indicadores e podem
aparecer correlacionadas as citadas acima. Eita assuntinho bão de cair na
discursiva!!!
II GESTÃO PÚBLICA:
1 Organização da Administração Pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. 1.1 Administração direta e indireta: diferenças entre autarquias, fundações, e empresas públicas e sociedades de economia mista. 1.2 Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
II GESTÃO PÚBLICA:
1 Organização da Administração Pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. 1.1 Administração direta e indireta: diferenças entre autarquias, fundações, e empresas públicas e sociedades de economia mista. 1.2 Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Isso é Direito
Administrativo e Constitucional!
2 Gestão Pública: conceito, importância, relação com outros sistemas da organização.
2 Gestão Pública: conceito, importância, relação com outros sistemas da organização.
Estude: O que é
Gestão Publica, com a possível evolução dos modelos Patrimonialista,
Burocrático e Gerencial, O candidato deve focar os estudos em detalhes do
Modelo Gerencial e o chamado New Public Management. Uma passadinha pelo Bresser
Pereira é sempre bom!!!
3 A função da área de gestão de pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.
3 A função da área de gestão de pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.
Estude: Entendimento
da gestão de pessoas moderna, com foco nos interesses individuais dos
colaboradores e consequente entrega de resultados pelos mesmos. Estudar características
da gestão de pessoas moderna, dificuldades do setor, atribuições e suas 6
funções em detalhes: Agregar/Aplicar/Desenvolver/Recompensar/Manter e Monitorar
Pessoas. Além disso, conhecer os SIG´s e como são utilizados, envolvendo
relatórios de avaliação de desempenho e administração/avaliação por objetivos.
4 Comportamento organizacional: relações individuo/organização, motivação, liderança, desempenho.
4 Comportamento organizacional: relações individuo/organização, motivação, liderança, desempenho.
Aqui é Pirâmide de
Maslow, Fatores de Herzberg, teoria de Vroom, Teoria X e Y, Inteligência
Emocional, Estímulo-Resposta e outras toerias e autores do comportamento
organizacional. Livro do Robbins – Comportamento Organizacional, Pode estudar
por ele, pois ele É O QUE VAI CAIR!!!
5 Clima e cultura organizacional.
5 Clima e cultura organizacional.
Estude: Conceitos,
fatores que afetam o clima, tipos e níveis de cultura organizacional
(artefatos, valores, pressuposições básicas).
6 Gerenciamento de conflitos.
6 Gerenciamento de conflitos.
Estude: Definição,
tipos de conflitos e técnicas de resolução.
7 Recrutamento e seleção: técnicas e processos decisórios.
7 Recrutamento e seleção: técnicas e processos decisórios.
Estude: Definição, diferenças,
técnicas de recrutamento, tipos de recrutamento, formas mais comuns. Técnicas
de seleção (entrevistas, testes de conhecimento, psicotécnicos, testes de personalidade,
dinâmicas de grupo) e como optar pelo melhor candidato (critérios e perfis que
as organizações exigem atualmente).
8 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos , vantagens e desvantagens, erro de avaliação.
8 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos , vantagens e desvantagens, erro de avaliação.
Estude: Objetivos,
origens, tipos (comparação aos pares, frases descritivas, escolha forçada,
incidentes críticos, escala gráfica, pesquisa de campo, 360º e avaliação
participativa por objetivos). E os erros como tendência central, complacência,
rigor e efeito halo. Não fuja do Chiavenato aqui...rs.
9 Aprendizagem organizacional e 10 Educação Corporativa
9 Aprendizagem organizacional e 10 Educação Corporativa
Estude: Teorias de
Peter Senge, educação corporativa, EaD, universidades corporativas, educação
formal x educação corporativa, e-learning corporativo. Detalhamento maior do item
5 do tópico 1.
11 Gestão de Pessoas por Competências.
11 Gestão de Pessoas por Competências.
Estude: Tipos e
categorias de competências, procedimentos para implementação, etapas do processos,
vantagens para as organizações, competências referenciais, mapeamento de
competências, avaliação por competências.
12 Serviços públicos. 12.1 Conceito amplo e restrito de serviço público. 12.2. Classificação: serviços gerais e individuais. 12.3 Serviços delegáveis e indelegáveis. 12.4 Serviços administrativos, sociais e econômicos. 12.5 Serviços próprios e impróprios.
12 Serviços públicos. 12.1 Conceito amplo e restrito de serviço público. 12.2. Classificação: serviços gerais e individuais. 12.3 Serviços delegáveis e indelegáveis. 12.4 Serviços administrativos, sociais e econômicos. 12.5 Serviços próprios e impróprios.
Isso é Direito
Administrativo!
III GESTÃO DE PROCESSOS:
III GESTÃO DE PROCESSOS:
1 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.
Repetição de alguns
itens já colocados mais acima, incluindo metodologias de mapeamento e modelagem
de processos, 5W1H, as 3 ondas, BPM e aplicação pratica, benchmarking,
fluxogramas, (ASIS- Denominação da situação atual, ERP( Enterprise Resource
Planning), Redesenho de Processos (TO BE - Denominação para a situação futura),
Teoria dos Sistemas.
2 Gestão estratégica.
2 Gestão estratégica.
Estude: Evolução da
história do Planejamento, os 3 níveis de planejamento (estratégico, tático,
operacional), capítulos do planejamento (visão, missão, valores, análise de
ambientes, análise da situação atual, construção de cenários, formulação das
estratégias, orçamentos, cronogramas), ferramentas de planejamento (SWOT, BCG,
Anssoff, Forças de Porter), Escolas do Planejamento (Mintzberg), tendências de
cenários para o séc XXI.
3 Balanced scorecard, 4 Mapa estratégico e 5 Indicadores estratégicos.
3 Balanced scorecard, 4 Mapa estratégico e 5 Indicadores estratégicos.
Estude: As ideias de
Kaplan e Norton, as 3 fases do BSC, perspectivas financeira-clientes-processos
internos-ensinamento e aprendizagem e seus desmembramentos, avaliação dos mapas
com base nos indicadores/perspectivas.
6 Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos.
6 Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos.
Estude: Principais características
dos projetos, triangulo do projeto (escopo, tempo, orçamento), metodologia
tradicional de gestão de projetos, PMBOK e CBOK, Prince2, ciclo de vida do
projeto, PERT/CPM, MASP, Modelagem de Projetos – BPMN, o papel do gerente de
projetos, escritório de projetos, Gerenciamento de integração do projeto ou Gestão
da integração do projeto, Gerenciamento do escopo do projeto, Gerenciamento de
tempo do projeto, Gerenciamento de custos do projeto, Gerenciamento da
qualidade do projeto, Gerenciamento de recursos humanos do projeto, Gerenciamento
das comunicações do projeto, Gerenciamento de riscos do projeto, Gerenciamento
de aquisições do projeto. A PMI e a importância do CAPM.
7 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
7 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Estude: Elementos da
comunicação (emissor, receptor, canal, meio, códigos, contexto),
Barreiras/Ruídos na comunicação (sobrecarga, distorção, omissão, postura verbal
e gestual, jargão, gírias, arrogância, vaidade, etc.), Direções da comunicação
(horizontal, vertical, diagonal, unilateral, bilateral, colateral, cruzada,
aberta) e suas possíveis correlações com as estruturas organizacionais (linear,
funcional, linha staff, matricial, adhocracia). Feedback, reuniões de feedback,
percepção seletiva, percepção generalizada, comportamento defensivo e receptivo,
comunicação institucional, relações públicas, endomarketing. Na gestão de
redes, estudar a adhocracia correlacionada com a gestão por competências e
gestão do conhecimento com suas vantagens e desvantagens, possibilidade de formação
de cartéis e oligopólios.
Meus cursos para agosto e setembro/2013
VAI FAZER MPU (cargo 7)? Tribunais? Agências? Ministérios? BACEN? Gestor?Adivinha quais matérias caem pesado??? ADMINISTRAÇÃO!!!
ESCOLHA O SEU CURSO!!! Segue lista abaixo com mais detalhes:
- ADM. GERAL E PÚBLICA COMPLETO (incluindo alguns tópicos do MPU Analista Cargo 7) - vespertino, todas terças e quintas, iniciando em 20/08, por R$ 280,00 (para as 50 primeiras matrículas o valor é de R$ 230,00)
- GESTÃO DE PESSOAS COMPLETO (com todo o conteúdo do MPU Analista Cargo 7) - sábados (24 e 31/08 de 08hs até 14hs) e domingo 01/09 (de 08hs até 13hs - com simuladão e discursiva) - R$ 250,00 (para as 50 primeiras matrículas o valor é de R$ 200,00)
- ADM. DE MATERIAIS (simuladão comentado com 100 questões) - 17/08 - de 12hs até 15hs - R$ 25,00
- GESTÃO DE PROCESSOS (ASSUNTO ENCERRADO - 1 aula, 1 assunto inteiro - muito importante também para MPU ANalista Cargo 7) - 18/08 - de 08hs até 14hs - R$ 30,00
- ADM. GERAL E PÚBLICA (simuladão comentado com 100 questões + discursiva) - 25/08 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00
- GESTÃO DE PESSOAS (simuladão comentado com 100 questões + discursiva) - 01/09 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00
- SIMULADÃO COMPLETO DE ADM PARA CONCURSOS COM VÁRIOS ASSUNTOS (Gestão de Pessoas, Adm. Geral e Pública, Adm. de Materiais, Atendimento, Ética, Relações Públicas e Humanas) - 21/09 - de 08hs até 13hs - R$ 30,00
Todos no Impacto da 512 Sul - Fone 4103 2773
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Bora???
12 comentários:
essa aula presencial é em Brasília professor?? não tem nenhuma no RJ não??? q pena...
Amigo parabéns e muito obrigado mesmo por essas informações. Estava pretendendo estudar para esse concurso, mas não sabia sequer por onde começar e dessa forma ficou muito esclarecedor. Moro na PB e infelizmente não tenho como assistir suas aulas, a menos que tenha vídeo-aulas. Caso possua, por favor entre em contato comigo. Forte abraço e sucesso.
Elio Cristi
eliocristi@hotmail.com
Amigo parabéns e muito obrigado mesmo por essas informações. Estava pretendendo estudar para esse concurso, mas não sabia sequer por onde começar e dessa forma ficou muito esclarecedor. Moro na PB e infelizmente não tenho como assistir suas aulas, a menos que tenha vídeo-aulas. Caso possua, por favor entre em contato comigo. Forte abraço e sucesso.
Elio Cristi
eliocristi@hotmail.com
Professor, me ajudou demais com esse detalhamento, só assim pude saber quais tópicos da referida matéria já estudei. Obrigado!
Nossa, prof., parabéns pelo seu empenho!!! Obrigada por nos dar tudo "mastigado".
Professor, muito obrigado por esse detalhamento do edital, sou do Rio e infelizmente não posso assistir as suas aulas. Você indicou um livro de Organização, Sistemas e Métodos de 2007 do Luis Cesar G de Araújo, porém só achei duas edições, uma de 2011 e outra de 2012, as quais parecem ser complementares, eu gostaria de adquirir esse livro, mas não sei qual edição seria melhor no momento para esse concurso. Outra dica que você deu foi o livro de Comportamento Organizacional do Robbins, eu gostaria de saber se é esse: Comportamento Organizacional - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - 14ª Ed. 2011. Se o senhor puder me ajudar, agradeço.
Professor, muito obrigado por esse detalhamento do edital, sou do Rio e infelizmente não posso assistir as suas aulas. Você indicou um livro de Organização, Sistemas e Métodos de 2007 do Luis Cesar G de Araújo, porém só achei duas edições, uma de 2011 e outra de 2012, as quais parecem ser complementares, eu gostaria de adquirir esse livro, mas não sei qual edição seria melhor no momento para esse concurso. Outra dica que você deu foi o livro de Comportamento Organizacional do Robbins, eu gostaria de saber se é esse: Comportamento Organizacional - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - 14ª Ed. 2011. Se o senhor puder me ajudar, agradeço.
Parabéns, obrigado por essas informações.
Muito obrigada por esse "norte"!
Essa nova nomeclatura presente no edital estava tornando a procura por material um sacrifício!
Prof.
Muito obrigado por "TRADUZIR" o edital. Essas bancas tentam dificultar até nisso hoje em dia!
Vou correr atrás das brechas agora.
Abs
MUITO obrigado MESMO! Eu estava pensando que o edital era todo de conhecimentos que eu nunca tinha estudado!
MUITO obrigado MESMO! Eu estava pensando que o edital era todo de conhecimentos que eu nunca tinha estudado!
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