10 de jun de 2013

Por que eu amo tanto ADMINISTRAÇÃO???



Por que eu amo tanto ADMINISTRAÇÃO???
 
Hoje fui questionado por um aluna sobre o porque eu amo tanto ADMINISTRAÇÃO. Não adiantava apenas responder por causa da importância, das metodologias, do olhar estratégico, sobre as bases como capacitar pessoas (o que tanto amo fazer), etc, etc, etc.  
Eu respondi apenas: A Administração pode mudar o mundo!
Nunca tivemos no Brasil um presidente formado em administração, nem que tenha sido presidente ou sequer diretor de uma das 500 maiores empresas privadas, antes de presidir todo um país.
A maioria dos nossos ministros é de economistas que nunca trabalharam numa das 500 maiores empresas do país, nem como Presidente, nem como Diretor, muito menos como gerente de almoxarifado. FHC teve doze economistas “administrando” nossa Educação, Saúde, Trabalho, Planejamento, Finanças e até o Banco Central. Professores que antes administravam sessenta alunos e, de um momento para outro, administram mais do que 5.000 funcionários, sem formação em administração, recursos humanos, avaliação de desempenho, muito menos administração financeira. Pior ainda, embora o Brasil forme administradores públicos, estes são os primeiros a serem preteridos para os cargos mais importantes da administração pública. Os Estados Unidos são a maior potência econômica não pela qualidade de seus economistas, mas pela qualidade de seus administradores. Com o Lula foi pior, mas pelo menos ele trabalhou em uma das 500 maiores empresas privadas (mesmo que como torneiro). Com a Dilma, nem digo nada... montou com a cunhada e o ex-marido uma lojinha de 1,99 em meados dos anos 1990 – e enquanto um monte de gente ficou milionária com redes de lojas de R$1,99, Dilma montou duas que não duraram 2 anos - FALIRAM!!!!
Perguntei a esta aluna sobre palestras que ela tinha assistido, ou sobre autores que ela estudava... dos 6 nomes que ela citou, todos tem ADMINISTRAÇÃO no seu curriculum. Tá aí um dos motivos de eu amar tanto essa profissão!
Sendo assim, criei a lista abaixo sobre os melhores coachings/palestrantes do país e autores de ADMINISTRAÇÃO utilizados em concursos, e sua formação. Isto esclarece de vez algumas besteiras que andam dizendo por aí, e serve de base como indicação à vocês sobre livros e palestras.

- Marco Aurélio Dias (principal autor de Adm. de Materiais nas provas de concurso)
Economista, Mestre em Administração de Empresas.

- Idalberto Chiavenato (um dos principais autores de Gestão de Pessoas / Administração nas provas de concurso)
É graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. É mestre (MBA) e Doutor (Ph.D.) em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

- Antonio Cesar Amaru Maximiano (um dos principais autores de Administração nas provas de concurso)
Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP.

- Stephen P. Robbins (um dos principais autores de Gestão de Pessoas nas provas de concurso)
Ph.D. em Administração da Universidade do Arizona e atuou em funções de gestão para a Shell e Reynolds Metals.

- Marcos Cobra (um dos principais autores de Administração nas provas de concurso)
Fez seu pós-doutorado na University of Texas System (UTS-USA); tem doutorado e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, onde foi responsável pelo Departamento e Marketing e professor titular por 36 anos.

- Augustinho Vicente Paludo (um dos principais autores de Administração Geral e Pública para provas de concurso)
Bacharel em Administração pelas Faculdades SPEI, com pós-graduação em Administração Pública pelas Faculdades Unibrasil e MBA em Gestão Pública pela Faculdade Tecnológica Fatex-Expert.

- Petrônio Garcia Martins (um dos principais autores de Administração de Materiais nas provas de concurso)
Engenheiro de Produção-Escola Politécnica (USP)-1968, Mestre em Engenharia de Produção, pela Escola Politécnica da USP – 2001, Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Metodologia do Ensino Superior "Habilitação-Magistério do 3º Grau". FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas, 1996, Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Administração Geral-Ênfase em Sucesso Organizacional". UNIP-Universidade Paulista, 1997.

- Daniel Godri (palestrante)
Administrador pela FAE (Faculdade Católica de Administração e Economia); Pós-graduado em Marketing; Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior.

- Daniel Godri Jr (palestrante)
Especialista em Atendimento ao Cliente e Excelência em Serviços pelo Instituto Disney - Orlando - Flórida – EUA; Administrador de Empresas pela FAE Business School; MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pós graduado em Marketing pela Unifae; Pós graduado em Ética e Educação.

- Max Gehringer (palestrante)
Formado em Administração, pós graduado pela FGV.

- Nizan Guanaes (palestrante)
Administrador de empresas pela Universidade Federal da Bahia.

- Roberto Shinyashiki  (palestrante)
Médico Psiquiatra, Especialização em Administração de Empresas (MBA/USP).

- Stephen Kanitz (palestrante)
Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, foi professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

- Chieko Aoki (palestrante)
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, com Pós-graduação em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio.

- Manoel Horácio Francisco da Silva (palestrante)
Administrador de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, MBA em Advanced Management Program na Harvard Business School.

- Prof. Gretz - João Roberto Gretz (palestrante)
Agricultor e feirante até os 20 anos de idade, cursou História e Administração de Empresas.

- Roberto Justus (palestrante)
Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie.

- Carlos Alberto Júlio (palestrante)
Administrador de Empresas, com mestrado nos Estados Unidos e especialização em Marketing na Harvard Business School e no IMD de Lausanne- Suíça.

- Abílio Diniz (dono do Grupo Pão de Açúcar)
Formou-se na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

- François Hollande (Presidente da França)
Administrador pela École nationale d'administration (ENA).

Nenhum comentário: