9 de jun. de 2013

A REGRA DOS 5%

A REGRA DOS 5%
Lembrei hoje de uma dessas estatísticas baseadas mais no bom-senso que na técnica. A regrinha dos 5% (muito parecida com a Regra de Pareto).
Segundo essa regra, de tudo o que escutamos, vemos, falamos, lemos ou escrevemos todos os dias apenas 5% realmente interessam. O restante é descartável.
Da mesma forma, de cada cem estagiários contratados por empresas, apenas 5 chegarão a cargos de chefia. De cada cem pequenos negócios que são abertos, apenas 5 se transformarão no sucesso que o dono sonhava. De cada cem bons alunos, apenas 5 repetirão na vida profissional o bom desempenho que tiveram na escola. De cada cem candidatos a concursos públicos, apenas 5 se dedicaram de verdade aos estudos e atingirão suas metas.
A mesma regra vale para o trabalho. Se passamos 40 horas por semana em uma empresa, durante 5% desse tempo, ou 2 horas, fazemos alguma coisa pela qual seremos lembrados daqui a algum tempo. As outras 38 horas são gastas em trabalhos de rotina, em reuniões, em conversas ao telefone ou em bate-papos sem importância.
Um teste que fazia comigo mesmo era me perguntar como havia gasto minhas 2 horas de criatividade na semana anterior. Na maioria das vezes, descobria que havia sido simplesmente engolido pela rotina.
Essa lição dos 5% devo a meu saudoso professor Wantuil. Certa vez, durante uma daquelas algazarras incontroláveis em classe, o professor Wantuil, calmamente, disse que os 95% de alunos que quisessem persistir na bagunça poderiam continuar à vontade. Porque ele estava interessado em dar aulas apenas para os 5% que iriam ser alguma coisa na vida. A classe imediatamente ficou em silêncio, porque todo mundo se considera parte dos 5%.
Não sei se a lição funcionou no meu caso, mas certamente funcionou no caso do professor Wantuil. Porque devo ter tido cerca de cem professores na vida e ele é um dos 5% que ainda me lembro.

Max Gehringer (com adaptações)
Moral da história: Que você esteja dentro dos 5% que realizarão seus sonhos. E, se eu estiver fazendo certo aquilo que eu realmente acredito, que eu seja um dos 5% a serem lembrados por vocês no churrasco da posse!...rs

Nenhum comentário: