27 de jul. de 2012

Quais as matérias que foram as mais importantes dos últimos concursos?


 


ADMINISTRAÇÃO TOTAL – Santos Dumont
Cronograma de Aulas e Conteúdo – Turma NOTURNO
27/08 - Apresentação do Curso, - Importância das Matérias de Administração nas provas mais recentes, - Como estudar administração? - Introdução à Adm. Pública (aula 1 - teoria)
29/08 – Adm. Pública Gerencial (aula 1 – teoria)
03/09 – Adm. Pública Gerencial (aula 2 – teoria e lista de exercícios)
05/09 – Adm. Pública Gerencial (aula 3 – teoria e lista de exercícios)
10/09 – Adm. Pública Gerencial (aula 4 – teoria e lista de exercícios)
12/09 – Adm. Pública Gerencial (aula 5 – teoria e lista de exercícios)
17/09 – Adm. Pública Gerencial (aula 6 – teoria e lista de exercícios)
19/09 – Adm. Pública Gerencial (1º Aulão de Exercícios – mini simulado comentado na mesma aula)
24/09 – 1º Redação para Concursos (Temas de Adm. Pública Gerencial)
26/09 - RH/Gestão de Pessoas (aula 1 – teoria)
01/10 – RH/Gestão de Pessoas (aula 2 – teoria)
03/10 – RH/Gestão de Pessoas (aula 3 – teoria e lista de exercícios)
08/10 – RH/Gestão de Pessoas (aula 4 – teoria)
10/10 – RH/Gestão de Pessoas (aula 5 – teoria e lista de exercícios)
15/10 – RH/Gestão de Pessoas (aula 6 – teoria e lista de exercícios)
17/10 – RH/Gestão de Pessoas (2º Aulão de Exercícios – mini simulado comentado na mesma aula)
22/10 - 2º Redação para Concursos (Temas de RH/Gestão de Pessoas/Adm. Financeira)
24/10 – Adm. de Materiais e Patrimônio (aula 1 – teoria)
29/10 - Adm. de Materiais e Patrimônio (aula 2 – teoria e lista de exercícios)
31/10 - Adm. de Materiais e Patrimônio (aula 3 – teoria e lista de exercícios)
05/11 - Adm. de Materiais e Patrimônio (aula 4 – teoria e lista de exercícios)
07/11 – Adm. de Materiais e Patrimônio (aula 5 – teoria e lista de exercícios)
12/11 – Ética Organizacional (Dec. 1.171 e 6.029) (aula 1 – teoria e lista de exercícios)
14/11 – Ética Organizacional (Dec. 1.171 e 6.029) (aula 2 – teoria e lista de exercícios)
19/11 - Simuladão Geral com as matérias de Adm. Pública, RH, Adm. de Materiais e Ética com Redação (120 questões + redação)
21/11 – Correção do Simuladão e encerramento do curso.
Conteúdo
- RH/Gestão de Pessoas - 8 encontros (incluindo evolução histórica do RH, aspectos comportamentais do trabalhador, recrutamento, seleção, integração, avaliação de desempenho, desenho e análise de cargos, plano de cargos e salários, planos de benefícios, treinamento, desenvolvimento, higiene e segurança do trabalho, QVT, sistemas de informações gerenciais, controles, gestão de competências, aprendizagem organizacional, liderança, trabalho em equipe, gestão de conflitos).
- Adm. Materiais e Patrimônio - 5 encontros (incluindo funções, responsabilidades, metodologia PRP, medidas de desempenho, sinais de demanda, just in time/kanban, previsão de estoques, custos do estoques, controle de estoques, inventários, cálculo de PEPS e UEPS em apenas 10 segundos sem planilhas e tabelas, tempo de reposição, acurácia, nível de serviço, lote econômico de compra, armazenagem, movimentação de materiais, embalagens, transporte, logística, gestão de cadeia de suprimentos).
- Adm. Pública Gerencial - 8 encontros (incluindo: teoria geral da administração, processo organizacional, departamentalização, organogramas, gestão de processos, qualidade total, reengenharia, downsizing, planejamento estratégico, balanced scorecard, direção, organização, controle, comunicação e avaliação).
- Ética Organizacional (Decreto 1.171 e 6.029) - 2 encontros (incluindo história da ética, diferença entre ética – moral – princípios – valores – eficácia – eficiência, etc.)
- Redação para Concursos (1h de explicação, 1h para fazer a redação, 1h30m de debate sobre o tema) - 2 encontros
- Aulões de Exercícios intercalados entre as matérias - 2 encontros
- Simulado Geral com todos os conteúdos - 1 encontro para fazer o simulado/redação + 1 encontro para comentar todas as questões.
Metodologia
- Uso de slides para não perdermos tempo com o quadro, onde os alunos receberão um DVD com todas as apostilas completas de todas as matérias, arquivos com os slides, todas as listas de exercícios a serem utilizadas durante as aulas.
- Os alunos só não receberão em DVD as listas dos aulões de exercícios e das redações por se tratar de elemento surpresa. Estas serão entregues em sala-de-aula.
- Os alunos serão motivados a exporem seus pontos-de-vista, sendo que para isso devem vir às aulas dispostos a tal. Muitos debates serão realizados e os alunos serão solicitados a exporem casos, opiniões, o que será conduzido pelo professor para que suas opiniões sejam direcionadas ao que as bancas desejam.
- As redações serão devolvidas com os comentários anotados pelo professor quanto à fuga do tema, sempre na 1ª aula da semana seguinte. Algumas serão lidas em sala de-aula na própria aula de redação, e levantadas ao debate, sem expor o aluno que redigiu se esse assim o preferir.
- Em algumas aulas, avisados com antecedência, alguns alunos serão convidados a prepararem micro-aulas de 20 minutos sobre alguns temas e apresentar para a turma, para debatermos os pontos e corrigirmos possíveis desvios.
Observações
- As aulas podem ter suas datas alteradas em função de situações de ausência de Brasília por parte do professor, e caso ocorra, será avisado a cada aluno pelo menos com 48hs de antecedência.
- Algumas aulas podem ser antecipadas, gerando 3 ou mais encontros na semana, se houver disponibilidade do professor, da escola e for de concordância de 100% dos alunos matriculados.
- Em função de algum edital que pode surgir durante o curso e a importância da matéria para o mesmo, a sequencia das aulas poderá ser modificada.
- Haverá uma premiação simbólica para o/os melhor/melhores classificados no simuladão final, ainda a definir.

Nenhum comentário: