11 de mar. de 2012

Técnico do Senado - 2012 - Gestão de Pessoas - Caderno Branco



Questão passível de anulação por erro de digitação. O enunciado ficou confuso escrito da forma: ¨Não é um tipo de sistema de informação para nos níveis organizacionais de uma empresa o sistema de¨. Mas enfim, as bancas não revisam as digitações, e o concurseiro tem que interpretar mesmo assim, infelizmente.
A opção A coloca o Sistema de Processamento de Transações, que é uma referência ao processamento das transações realizada pelo sistema conhecido como monitor de transação ou servidor de transação em processsamento de dados. Como um exemplo de transação, pode-se considerar a transferência de fundos, uma operação bancária típica. Na verdade, esta operação é realizada em dois passos (pelo menos): o débito na conta de origem dos recursos e na sequência, o crédito na conta de destino. Se não existir uma transação envolvendo os dois passos e se a primeira operação ocorrer com sucesso e a segunda falhar, o montante de dinheiro sumirá. Portanto, em casos similares, se uma operação falhar as outras operações da mesma transação devem falhar também, garantindo que a operação seja realizada como um todo ou que falhe como um todo.
A opção B coloca o Sistemas de Informações Gerenciais (SIG´s) muito difundido na área de RH.
A opção C cita a avaliação de desempenho, que pode também funcionar como bancos de dados para informações em RH.
A opção D coloca o Sistema de Apoio à Decisão, que é uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.
A opção E coloca o Sistema de Trabalhadores de Conhecimento, que são pessoas da organização com educação universitária em profissões reconhecidas cujo trabalho consiste em criar novos conhecimentos e informações.
Questão com opções de respostas confusas, mas pelo enunciado pedir qual NÃO é um sistema de informação ORGANIZACIONAL, considero como correta a opção E, por tratar-se de grupo específico de pessoas com funções específicas para suas prórpias atividades, me parecendo muito mais algo tático ou operacional do que estratégico (organizacional).

Nenhum comentário: