15 de fev. de 2012

TSE 2012 - Analista Administrativo - Comentários e Recursos

ANALISTA ADMINISTRATIVO – TSE 2012

Amigos
Seguem abaixo o único recurso da prova de Analista que acredito que caiba e os meus comentários sobre cada questão referente as minhas matérias. Deixo claro alguns pontos antes de lerem :
- Os recursos não podem ser copiados e colados. Escrevi os recursos para ajudá-los na sua fundamentação. Leiam atentamente o que escrevi abaixo e construam os seus próprios recursos pois as bancas não aceitam recurso idênticos. Citem livros, autores, revistas, entrevistas para dar uma fundamentação mais científica.
- Não deixe de redigir recursos acreditando que alguém vai fazer recurso da mesma questão. Se todo mundo pensar igual, nenhum recurso chega na banca. E quanto maior a quantidade de recursos diferentes da mesma questão, leva a banca a acreditar realmente no seu erro e anular a questão ou mudar o gabarito.
- Professores ou escolas não entram com recurso. Só podem entrar com recurso quem fez a prova.
- 17 QUESTÕES DE GESTÃO DE PESSOAS, 3 DE GESTÃO DE PRJETOS, 5 DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL E 4 DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS (bora fazer um curso prolongado disso tudo???)
Abração e contem SEMPRE comigo
Wendell Léo

ANALISTA JUDICIÁRIO TSE 2012 – ÁREA ADMINISTRATIVA
Prova Amarela

GESTÃO DE PESSOAS
31) A liderança transformacional é compreendida como um processo de influenciar mudanças relevantes nas atitudes e no comportamento dos colaboradores, criando um comprometimento com a missão e os objetivos da organização. No que se refere à liderança transformacional, assinale a alternativa que não corresponde às suas características
(A) Visão e missão por meio do carisma.
(B) Estimulação intelectual
(C) Consideração pessoal
(D) Administração ativa por exceção.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. Na liderança transformacional, não se administra por exceção. O foco é na transformação de TODOS. Como exemplifiquei em sala-de-aula, é quando o líder quer transformar as chamadas ¨pedras brutas¨em ¨diamantes¨.

32) Considerando a dicotomia gerente vs. líder nos estudos sobre liderança, corresponde a um líder no sentido contemporâneo do termo aquele que
(A) prioriza fazer as coisas da maneira certa.
(B) pergunta, principalmente, como e quando as coisas devem ser feitas.
(C) focaliza as pessoas, primordialmente.
(D) mantém, preferencialmente, os olhos na base da organização.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. Na liderança moderna, o foco é nas pessoas, não nas tarefas.

33) De acordo com a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, analise.
I. Os fatores higiênicos são extrínsecos.
II. Os fatores motivacionais, quando precários, não provocam insatisfação.
III. fatores higiênicos, quando excelentes, provocam maior satisfação.
IV. O trabalho em si é um fator intrínseco.
Está correto somente o que se afirma em
(A) I, II
(B) II, IV
(C) II
(D) I, II, III
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. Na opção I, os fatores higiênicos realmente são externos ao ser humano. Na opção II e III, os fatores motivacionais quando precários provocam DESMOTIVAÇÃO (o que provoca insatisfação são fatores higiênicos precários, e maior satisfação quando os fatores higiênicos são excelentes). E a opção IV é errada pois o trabalho em si é um fator externo ao ser humano.

34) Uma das teorias sobre motivação é a Teoria de Maslow, também denominada Teoria das Necessidades. Das alternativas a seguir, assinale a que diz respeito a uma necessidade de autorrealização.
(A) Responsabilidade
(B) Crescimento pessoal
(C) Reconhecimento
(D) Integração com clientes
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B realmente correta. Responsabilidade é necessidade de status/estima, Reconhecimento é necessidade social/estima e Integração com clientes é necessidade puramente social.

35) As abordagens teóricas sobre motivação são classificadas em dois grupos, a saber: as teorias de processo, que procuram explicar como funciona o mecanismo de motivação, e as teorias de conteúdo, que procuram explicar quais os motivos específicos que fazem as pessoas agirem. Das alternativas a seguir, qual NÃO faz parte do rol de teorias de processo no campo de estudo da motivação?
(A) Teoria ERC
(B) Teoria da Equidade
(C) Teoria da Expectância
(D) Teoria da Definição de Objetivos.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. A Teoria ERC, conforme apostila que enviei aos meus alunos, A Teoria ERG, denominada ERC em português, tem sua origem nos estudos de Clayton Alderfer segundo o qual existem três grupos de necessidades: existence (E) ou existência, equivalente às necessidades básicas, fisiológicas e de segurança de Maslow; relatedness (R) ou relacionamento, correspondente às necessidades de relações pessoais e as de estima de Maslow; e o growth (G) ou crescimento (C).
A Teoria ERC (ERG) contrapõe a de Maslow na idéia da rigidez hierárquica, segundo a qual o ser humano segue linearmente a satisfação de suas necessidades, mudando de um nível inferior para outro superior quando o mesmo foi substancialmente satisfeito. Para Alderfer, a transferência de um nível para o outro não ocorre somente após a satisfação do nível inferior: Uma pessoa pode, por exemplo, estar registrando crescimento mesmo que as necessidades de existência ou de relacionamento não estejam satisfeitas ou todas as três categorias de necessidade podem estar operando ao mesmo tempo.
Neste sentido, a proposta de Alderfer aproxima-se mais de uma versão revista da teoria de Maslow, onde acredita que a satisfação das necessidades não é seqüencial, mas sim simultânea, com base em dois princípios:
- mais de uma necessidade pode funcionar ao mesmo tempo; na hipótese de uma necessidade na parte superior permanecer insatisfeita;
- aumenta o desejo de satisfazer a uma necessidade da parte inferior.

36) O processo de seleção de pessoas apresenta os seguintes modelos, a saber: modelo de classificação, modelo de seleção e modelo de colocação de candidatos.  Os modelos de processo seletivo de classificação e colocação equivalem a, respectivamente,
(A) vários candidatos para uma vaga e vários candidatos para diversas vagas.
(B) vários candidatos para diversas vagas e vários candidatos para uma vaga.
(C) vários candidatos para diversas vagas e um candidato para uma vaga.
(D) vários candidatos para uma vaga e um candidato para uma vaga.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. Segundo Chiavenato, Pode-se definir três modelos de escolha do candidato:
- Modelo de Colocação: onde só há uma vaga e um único candidato para preenchê-la;
- Modelo de Seleção: onde há uma vaga e vários candidatos para preencher esta;
- Modelo de Classificação: onde existe várias vagas para respectivamente vários candidatos.

37) O processo de seleção de pessoas pode ser considerado como responsabilidade-de linha e como função de staff. Assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição da função de staff.
(A) Decidir quanto ao preenchimento de cargos vagos
(B) Entrevistar candidatos
(C) Aprovar e rejeitar candidatos
(D) Aplicar testes psicométricos
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. A aplicação de testes psicométricos deve ser feita e analisada por profissionais da área de psicologia, que nesse caso, prestarão uma assessoria em sua avaliação junto á área de RH.

38) O papel das pessoas nas organizações passa por mudanças em função do foco crescente nas competências. Nesse sentido, não faz parte do papel de um gerente de hoje
(A) enfatizar a eficácia
(B) dividir o trabalho entre as pessoas
(C) focalizar melhoria contínua
(D) descentralizar as decisões.
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B realmente correta. Na era da gestão de competências, as atribuições são divididas entre os próprios membros das equipes (equipes auto-gerenciadas).

39) As organizações de aprendizagem compreendem organizações que se encontram em constante aprendizagem e o seu desenvolvimento ocorre à medida que seus colaboradores adquirem novos conhecimentos. Nessas organizações ocorre um fenômeno denominado tensão criativa que é considerada o motor da inovação nas organizações. Em relação à tensão criativa, assinale a alternativa que corresponde a uma de suas características.
(A) Reflexão crítica
(B) Pensamento holístlco.
(C) Empowerment.
(D) Empatia.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. A Reflexão crítica leva as pessoas à defesa de suas próprias opiniões, gerando a chamada Tensão Crítica. No entanto, o pensamento holístico (sistêmico) também é uma característica de tal processo, admitindo como respostas tanto a alternativa A como a B. No entanto, a opção A está ¨mais¨ correta.

40) Considerando o conhecimento tácito na aprendizagem organizacional, analise.
I. É um conhecimento proveniente da racionalidade.
II. É um conhecimento sequencial.
III. Pode ser transmitido de uma forma não estruturada
IV. É um conhecimento com base na teoria.
Está correto somente o que se afirma em
(A) I, III
(B) II, IV
(C) III
(D) I, II, IV
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. A palavra "tácito" vem do latim tacitus que significa "que cala, silencioso", aplicando-se a algo que não pode ou não precisa ser falado ou expresso por palavras. É subentendido ou implícito. Sendo assim, não é proveniente da racionalidade (o que anula a opção A e D), não é sequencial (o que anula a opção B e D).

41) No campo de estudo da aprendizagem organizacional, dois conceitos são fundamentais: dado e informação. Tais conceitos possibilitam a construção do conhecimento. Das alternativas a seguir; NÃO corresponde a uma característica de um dado.
(A) Ser possível a captura simplificada
(B) Ser base para ações coordenadas.
(C) Ser um conjunto de fatos a respeito do mundo
(D) Possuir natureza eminentemente quantitativa.
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B realmente correta. Dados são por exemplo números, estatísticas. Informação é interpretação do dado. Sendo assim, o dado não pode ser base para ações, mas sim as conclusões quanto a um dado.

GESTÃO DE PROJETOS
42) Em projetos, existem classes diversas para estimativas de custos com graus diferentes de detalhamento. Assinale a maior margem de erro no processo de estimativa de custos em virtudes de seu menor grau de detalhamento.
(A) Schematic (esquemática).
(B) Appropriation (apropriação).
(C) Order of Magnitude (ordem de grandeza).
(D) Capital Cost (custo de capital).
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. A ordem de grandeza consiste na expressão que designa o valor aproximado (de forma imprecisa) que pode ter-se de um resultado no contexto da teoria estudada. Uma ordem de magnitude ou ordem de grandeza é a classe de escala ou magnitude de qualquer quantidade ou grandeza, onde cada classe contém valores de uma razão à classe que a precede. A razão mais comumente usada é 10. Ordens de magnitude são geralmente usadas para fazer comparações muito aproximadas. Se dois números diferem por uma ordem de magnitude, um é aproximadamente dez vezes maior que o outro. Se eles diferem por duas ordens de magnitude, eles diferem por um fator de aproximadamente 100. Dois números de mesma ordem tem aproximadamente a mesma escala: o maior valor é menor que dez vezes o menor valor. Sendo assim, é pouco detalhista, e possibilita uma maior margem de erro. (QUESTÃO MALUCA ESSA!)

43) Uma das etapas da gestão de projetos refere-se à definição do escopo do projeto que compreende sua descrição detalhada, isto é, o que está e o que não está contido no projeto, através da declaração do escopo. Qual das alternativas a seguir indica um item que faz parte da declaração de escopo de um projeto?
(A) Principais marcos do projeto
(B) Dicionário da EAP - Estrutura Analítica do Projeto
(C) Matriz de responsabilidade.
(D) Linha de Base de Medição de Desempenho
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B realmente correta. Os marcos ocorrem na justificativa e situação problemática, a matriz de responsabilidade ocorre na metodologia, a linha de base ocorre nos Riscos e na metodologia do projeto. A Estrutura Analítica compõe o escopo (foco).

44) Sobre os conceitos de projetos, analise:
I. Temporários: todo projeto tem início e fim definidos previamente.
II. Exclusivos: todo produto ou serviço gerado por um projeto é diferente de outros produtos e serviços já existentes.
III. Progressivos: conforme um projeto é melhor compreendido, maior é o seu detalhamento.
Assinale
(A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
(B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. Todas corretas. Por mais que um projeto seja parecido com outro, outros recursos são utilizados, desde os humanos, tempo e financeiros, o que deixa cada projeto diferente do outro. Além de serem todos temporários e progressivos.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL
45) Com relação à comunicação organizacional, analise.
I Geralmente, a direção da comunicação é horizontal nas unidades de trabalho rotineiras, e vertical nas não rotineiras.
II. Quando as tarefas são muito analisáveis, as formas de comunicação estatísticas e de escrita são frequentes.
III. As atividades de comunicação crescem à medida que aumenta a variedade de tarefas.
Está correto somente o que se afirma em
(A) I
(B) II
(C) III
(D) II, III
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. Na opção I, se a rotina é preponderante, a comunicação tende a ser vertical, por isso errada. Quando as tarefas precisam ser analisadas o tempo todo, as estatísticas e colocar no papel são ações frequentes, o que deixa a opção II correta. E à partir que a variedade de tarefas aumenta, é necessária maior comunicação entre as pessoas deixando a opção III correta.

46) É uma DESVANTAGEM da estrutura divisional em uma organização
(A) acarretar o acúmulo de decisões no topo, sobrecarregando a hierarquia.
(B) proporcionar menos inovações;
(C) resultar em coordenação horizontal deficiente entre departamentos.
(D) levar à má coordenação entre as linhas de produtos.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. A estrutura divisional trata-se da organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais. A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente. Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em: •Produtos ou serviços; •Localização Geográfica; •Clientes; •Fases dos Processos; •Projetos. Sendo assim, qualquer empresa que utilize os outros critérios de departamentalização além do funcional, chama-se divisional. Por isso, a opção A errada, já que as decisões são tomadas nas bases e não no topo. A opção B errada pois proporciona maiores inovações. A opção C errada pois melhora a coordenação horizontal entre os departamentos. A opção D correta pois as linhas de produtos não se comunicam, como se cada produto ou grupo de produtos fosse administrado isoladamente (lembram do exemplo que citei em sala-de-aula sobre a Coca-Cola?)

47) Para que as empresas desenvolvam competências essenciais no que se refere à estrutura organizacional, existem diferentes tipos de estruturas ou critérios de departamentalização. Um desses tipos de estrutura é a funcional, cujo critério utilizado na departamentalização é a divisão por funções. No que se refere ao modelo de estrutura funcional, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica vantajosa desse modelo.
(A) Ser melhor com apenas um ou poucos produtos
(B) Permitir que a organização alcance metas funcionais
(C) Ser veloz no tempo de resposta às mudanças ambientais
(D) Permitir economias de escala dentro dos departamentos funcionais.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. A estrutura funcional não gera velocidade de resposta pois por ter mais especialistas presentes em cada departamento, com autonomia para tomarem decisões, precisam então levar os assuntos ao debate entre si para depois tomarem a decisão. No aspecto da velocidade, a estrutura linear é mais rápida na tomada de decisão.

48) Para a implantação da gestão da qualidade nas organizações existem técnicas que são utilizadas e que favorecem o desenvolvimento das ações de gestão da qualidade. Dentre as descrições de técnicas de gestão da qualidade, aponte a associada à técnica de grupo nominal.
(A) Procedimento de tomada de decisão com base no consenso para estabelecimento de prioridades.
(B) Procedimento de coleta de dados que incrementam o conhecimento e a experiência de outros funcionários.
(C) Mapa conceitual que dá significado  às ideias durante processo de planejamento e comunicação interfuncional
(D) Processo de auxílio na seleção de oportunidades de melhoria em função de impactos financeiros positivos.
Gabarito da Banca: A
CABE RECURSO
Meus comentários: Com tanta coisa para se perguntar sobre gestão da qualidade, a banca questiona algo usando a nomenclatura menos utilizada na teoria e na prática. Mas enfim... A Técnica de Grupo Nominal (T.G.N.) ou método de Delbecq, em homenagem a quem o divulgou, é um processo que recorrendo a um grupo de peritos permite selecionar, fazer julgamentos e fomentar a criatividade de sugestões para a resolução de um problema complexo. É também conhecida como um tipo de Brainstorming. No Brainstorming, as idéias são dadas por todo o grupo, com atraso de julgamento, nenhuma crítica pode ser feita e idéias em quantidade e qualidade. Ao final, de forma consensual, a idéia é aceita pelo grupo e implementada.  A diferença que no Grupo Nominal, ocorrem votações por parte de grupo. Questão passível de anulação já que em nenhum livro de gestão da qualidade (Juran, Deming, Feingenbaun, Crosby ou Ishikawa, se coloca essa técnica como uma ferramenta de gestão da qualidade de maneira formal).

49) A gestão da qualidade é um dos pressupostos para que as organizações possam ter condições de sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. Deming (citado por ARAÚJO, 2001) definiu 14 pontos fundamentais que caracterizam a gestão da qualidade total. Em relação a esses pontos, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da gestão da qualidade total.
(A) Inspeções e controle em massa não são formadores de qualidade, mas sim de custos.
(B) Critério do preço não é o único na escolha de materiais para a produção.
(C) Próprios funcionários devem ser capazes de criar suas "bandeiras da qualidade".
(D) Erros, são toleráveis, pois fazem parte do processo da curva de aprendizagem.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. A idéia da GQT (Gestão da Qualidade Total) é a busca do Zero Defeito.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
56) A gestão de materiais envolve diversas funções. Uma delas se refere ao processo de seleção de fornecedores. Esse processo de seleção tem seu nível de complexidade decorrente das características do item ou serviço a ser adquirido. Em relação à seleção de fornecedores, assinale a opção que apresente apenas fatores que influenciem essa seleção.
(A) Capacidade de pagamento e habilidade técnica
(B) Localização e capacidade produtiva.
(C) Preço e período de recesso de funcionários.
(D) Pós-venda e idade dos gerentes.
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B realmente correta. Conforme o que o enunciado pede, devemos julgar apenas com base nas características do item/serviço a ser adquirido. Sendo assim isso deixa a opção A, C e D erradas.

57) As classificações de materiais são técnicas que têm como objetivo a formação de classes ou grupos de produtos e podem ser realizadas sob diferentes critérios, uma vez que são baseadas nas necessidades de cada instituição. Em relação a essas técnicas de classificação, a classificação de materiais pelo critério de Importância Operacional ou XYZ é feita em função
(A) do grau de criticidade ou imprescindibilidade do material no desempenho das atividades realizadas.
(B) do nível de risco à segurança dos materiais, especialmente em relação ao manuseio, transporte e armazenagem.
(C) do tempo de perecimento dos materiais, determinando aquisições mais racionais e revisões periódicas dos estoques.
(D) dos valores que os materiais representam no estoque, obtidos a partir da análise de consumo.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. Se é importância operacional, é porque o item não pode faltar de jeito nenhum na empresa (imprescindível). Sendo assim o nome técnico para isso é a criticidade de materiais (material crítico).

58) O sistema tradicional de compras (baseado em preço, prazo e qualidade) está em extinção e, em seu lugar, surge a gestão de suprimentos ou compras, que envolve, além do relacionamento puramente comercial com os fornecedores, também a pesquisa e o desenvolvimento dos mesmos, sua qualificação e o suporte técnico durante o relacionamento entre as partes (POZO, 2004). Dessa forma, o processo de compras tem apresentado envolvimento crescente na tomada de decisões estratégicas. Uma das razões para este fato é
(A) a adoção de visão holística em relação à integração de fluxos de materiais e de informações, interna e externamente.
(B) a exigência de equipe gerencial isolada e que adote uma visão setorial, devido à morosa inovação dos produtos.
(C) a pressão constante das organizações por eficiência e redução de custos, mantendo sempre o mesmo quadro de pessoas.
(D) o desgaste do pessoal do setor de compras devido à duração do ciclo de compras e pelo excesso de atividades operacionais.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. Como explicado em sala-de-aula e apostila enviada, a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Suplly Chain Management) é a relação ganha-ganha entre personagens que sustentarão o atendimento ao consumidor final desde a concepção de um produto até a entrega ao cliente e pós-venda (Fontes, Processadores, Distribuidores, Atacadistas, Varejistas e Cliente).

59) A gestão de estoques é o principal critério de avaliação do sistema de administração de materiais e abrange uma série de atividades que vão desde a programação e planejamento das necessidades de materiais em estoque, até ao controle das quantidades adquiridas (SEVERO FILHO, 2006). A respeito da gestão de estoques, assinale a opção correta.
(A) A análise ABC permite a classificação dos itens de estoque por ordem decrescente de importância, a partir da verificação do consumo dos referidos itens de estoque, em valores monetários ou quantidades, em certo período de tempo.
(B) Os atrasos da entrega, de produtos aos clientes, devido à falta de material decorrente da redução repentina da demanda ou de atrasos na entrega pelos fornecedores, não são minimizados com a adoção do estoque de segurança.
(C) O sistema just in time tem como objetivo elevar o custo de armazenagem de estoques, através da utilização intensiva de espaço físico para estocagem de grandes quantidades de matéria-prima ou mercadorias em estoque.
(D) O volume do estoque mínimo .deve ultrapassar a somatória da quantidade do estoque de segurança .em 'um valor que seja suficiente para suportar variações normais de estoque e não onere os custos de manutenção do mesmo.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. Quem foque disse que estoques não caiam na prova mesmo??? Lembro de alunos terem comentado que outros professores disseram que não cairia porque não estava no edital, e de eu ter dito que caia sim, pois no edital está colocado: Funções da Administração de Materiais (lembram?). Opção A correta, pois o princípio da curva ABC, elaborado por Vilfredo Pareto na Itália, demonstra que sua utilização é extremante vantajosa porque se pode reduzir as imobilizações em estoques sem prejudicar a segurança. Dentro da logística empresarial e mais especificamente na administração de materiais, a curva ABC tem seu uso mais específico para estudo de estoques de suprimentos e dimensionamento de estoque.
A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens em ordem decrescente de importância relativa, obtida através da multiplicação do custo unitário com o volume comprado. Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a seqüência dos itens e sua classificação ABC, disso resultam imediatamente a aplicação preferencial das técnicas de gestão administrativas, conforme a importância dos itens. A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa. Após os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras: Classe A: Grupo de itens mais importante que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração. Classe B: Grupo intermediário. Classe C: Grupo de itens menos importantes em termos de movimentação, no entanto, requerem atenção pelo fato de gerarem custo de manter estoque.

GESTÃO DE PESSOAS
75) A avaliação de desempenho é considerada um dos componentes dos processos de gestão de pessoas e é considerada um processo continuo, permanente e sistemático, utilizado com o objetivo de julgar o estimar o desempenho de uma pessoa na execução de suas tarefas e a contribuição dessa pessoa para o negócio da organização. Levando em consideração os processos de gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é um processo de
(A) aplicação das pessoas
(B) manutenção das pessoas
(C) monitoramento das pessoas
(D) desenvolvimento das pessoas
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. Aplicar pessoas significa colocar a pessoa certa no lugar certo, e a avaliação de desempenho permite isso. Toda pessoa precisa receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como está fazendo seu trabalho. Sem essa retroação, as pessoas caminham às cegas. Também a organização precisa saber como as pessoas desempenham as suas atividades para ter uma idéia de suas potencialidades.

76) O processo de seleção de pessoas, além de analisar os requisitos que o cargo exige, visa analisar e avaliar o perfil dos candidatos que se apresentam para o preenchimento da(s) vaga(s). O perfil do candidato se refere a um conjunto de características pessoais que ele possui. A inteligência geral, a atenção abrangente e o quociente emocional são elementos, respectivamente, das seguintes características pessoais de um candidato em processo de seleção:
(A) Interdependência com outras pessoas, interdependência com outras tarefas e execução da tarefa em si.
(B) interdependência com outras pessoas, execução da tarefa em si e interdependência com outras tarefas.
(C) Execução da tarefa em si, interdependência com outras tarefas e interdependência com outras pessoas.
(D) Interdependência com outras tarefas, execução da tarefa em si e interdependência com outras pessoas.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. Inteligência Geral = Execução da tarefa em si. Atenção Abrangente = Interdependência com outras tarefas. Quociente Emocional = Interdependência com outras pessoas.

77) O recrutamento é considerado um conjunto de técnicas e procedimentos que são utilizados com o intuito de atrair candidatos potenciais e qualificados para ocupar cargos em uma organização. O recrutamento pode ser interno, externo e misto. No que se refere ao recrutamento interno, assinale a alternativa que apresenta um aspecto negativo desse tipo de recrutamento
(A) O impacto negativo na motivação dos funcionários da organização.
(B) A necessidade de desenvolvimento de esquemas de socialização.
(C) Funcionar como um sistema fechado de reciclagem contínua.
(D) Ser o processo mais oneroso de recrutamento.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. O recrutamento interno é realmente um sistema fechado de reciclagem contínua, já que valoriza colaboradores da própria organização, fechando a possibilidade de novas idéias, ou o chamado ¨sangue-novo. O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. Vantagens do Recrutamento Interno: • Aproveita melhor o potencial humano da organização, • É mais econômico, mais rápido, • Apresenta maior índice de validade e de segurança, • É uma fonte poderosa de motivação para os empregados, • Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários, • Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos. Desvantagens do Recrutamento Interno: • Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas, • Se a organização não oferecer oportunidades de crescimento no momento adequado, corre o risco de frustrar os empregados em suas ambições, trazendo consequências como apatia, desinteresse ou o desligamento da organização, a fim de aproveitar oportunidades fora dela, • Pode gerar conflito de interesses, • Quando administrado incorretamente, pode levar à situação denominada “Princípio de Peter”:. Á medida que um empregado demonstra competência em um cargo, a organização promove-o sucessivamente até o cargo em que ele, por se mostrar incompetente, estaciona.

78) Com relação ao método dos incidentes críticos em avaliação de desempenho, analise.
I. O método se baseia em eventos extremos exclusivamente positivos.
II.O método aproxima-se da técnica de administração de exceções de Taylor.
III. O método é de fácil montagem e utilização.
Assinale
(A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas
(B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas
(C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. Os incidentes críticos não se baseiam em apenas eventos extremos positivos, mas sim positivos e negativos. Com a opção I errada, elimina-se as alternativas A, B e D.

79) Cada cultura corporativa possui características que identificam seu conjunto de crenças, valores, atitudes e comportamentos. Diante desse contexto, a cooperação, a racionalidade, a criatividade e a competitividade são valores dominantes das seguintes culturas corporativas, respectivamente,
(A) cultura de clã, cultura burocrática, cultura adaptativa e cultura de aquisição.
(B) cultura burocrática, cultura adaptativa, cultura de aquisição e cultura de clã.
(C) cultura adaptativa, cultura de aquisição, cultura de clã e cultura burocrática.
(D) cultura de aquisição, cultura de clã, cultura burocrática e cultura adaptativa.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. Cooperação = cultura de clã (família), Racionalidade = cultura burocrática, Criatividade = cultura adaptativa, Competitividade = cultura de aquisição.

80) Cultura organizacional refere-se aos padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo e que constituem uma característica própria de cada empresa. A cultura organizacional pode ser dividida em um nível visível e outro invisível. Em relação ao nível invisíveI, assinale a alternativa que apresenta um componente invisível da cultura organizacional
(A) Os padrões de interações formais
(B) As medidas de produtividade
(C) As políticas de pessoal.
(D) A estrutura organizacional
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. As interações entre as pessoas são percebidas, porém, os padrões adotados para as interações ocorrerem são internas a cada indivíduo. As medidas de produtividade são mostradas e difundidas (visíveis), assim como as politicas e estrutura.

2 comentários:

Andréa Valença disse...

Prof. Excelente, li tudo, e fui conferindo com minha prova. Tudo foi explicado e exemplificado. Deixo aqui o sentimento, como da área, administradora, que estou me adaptando como "tratar" tudo isso para concurso. Encaminhei dois e-mails e pedi sua ajuda. PRECISO da sua ajuda e orientação para DUAS questões. Quanto a planejar, estruturar e divulgar os três cursos, disciplinas de modo complementares na área da administração e outras que requerem um conjunto desses conhecimentos, ACREDITO SER FUNDAMENTAL. No Pró-cursos pode-se fazer um BAS que não é base, pois se aprofunda mesmo, mas um grande pacote que cada vez mais é exigido. Tipo CURSO REGULAR intensivo para área de Administração. Penso ser vaioso e mais acertivo ser contínuo... e outros Preparatórios já possuem um "pacote" para a área de Administração". O seu material é MUITO BEM DETALHADO, suas observações foram extremamente acertivas e DECISIVAS nessa prova. Me interesso. Vou pedir no Pro cursos pois isso já existe em outros, e GARANTO nem se compara com o LASTRO dos seus conhecimentos e pesquisas pois ultrapassa os meros conhecimentos dos pensadores clássicos, ou os recentes que tornaram-se referencias da moderna gestão. MUITO OBRIGADA !!!! POR FAVOR, PODE VER MEUS E-MAIS... preciso da sua orientação !!! OBRIGADA pela atenção incomum aos seus alunos.
ANDRÈA VALENÇA - TSE Pró-cursos.

Andréa Valença disse...

Professor, muito obrigada pelo detalhamento e incomum interesse, agilidade e nivel de detalhamento aos seus alunos!!!! Muito importante "fechar" um curso REGULAR para as 3 disciplinas referentes a área Administração.... NÂO OS VEJO SEPARADOS, penso nas 3 disciplinas como processos interdisciplinares na da ADM. Outros Preparatórios tem pacotes, cursos regulares para ADM -1 mes para cada , algo assim... Há os exercicios- FUNDAMENTAL. Que tal aulas teoricas e práticas no mesmo curso regular, as 3 juntas. Sou da área, e li tambem outros materiais de colegas de outros cursos... ótimo, mas para QUEM CONHECE A PROFUNDIDADE, A SUBJETIVIDADE DA ADM, AS RELAÇÔES , não pode ser meremente conceitual como 2+2=4. AGRADEÇO O RICO material que nos encaminhou. Quando repasso seu material, o nível de pesquisa e conteúdo detalhado, enfim.... Ficam maravilhados.... MAS NÂO HÀ CURSO REGULAR, ainda, para a área da ADM no Preparatório que estudei TSE -PRO CURSOS. Professor é diferente de EDUCADOR. Atualmente "muitos" são professores... mas ser um Professor e Educador é formar opinião, contribuir para a construção do conhecimento no individuo, é ter a capacidade de inseri-lo no processo....
MUITO OBRIGADA !!!

ENCAMINHEI DOIS E-MAILS, PRECISO MUITO DA SUA ORIENTAÇÂO, AJUDA para duas questões da prova TSE ANALISTA.... aguardo e VAMOS , QUERO E PRECISO ESTUDAR MAIS, apesar da área é preciso um estudo orientado para concurso !!! Agradeço por tudo. Andréa Valença.