Amigos
Seguem abaixo o único recurso da
prova de Analista que acredito que caiba e os meus comentários sobre cada
questão referente as minhas matérias. Deixo claro alguns pontos antes de lerem
:
- Os recursos não podem ser copiados e colados. Escrevi os
recursos para ajudá-los na sua fundamentação. Leiam atentamente o que escrevi
abaixo e construam os seus próprios recursos pois as bancas não aceitam recurso
idênticos. Citem livros, autores, revistas, entrevistas para dar uma
fundamentação mais científica.
- Não deixe de redigir recursos acreditando que alguém vai
fazer recurso da mesma questão. Se todo mundo pensar igual, nenhum recurso
chega na banca. E quanto maior a quantidade de recursos diferentes da mesma
questão, leva a banca a acreditar realmente no seu erro e anular a questão ou
mudar o gabarito.
- Professores ou escolas não entram com recurso. Só podem
entrar com recurso quem fez a prova.
- 17 QUESTÕES DE GESTÃO DE PESSOAS, 3 DE GESTÃO DE PRJETOS,
5 DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL E 4 DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS (bora
fazer um curso prolongado disso tudo???)
Abração e contem SEMPRE comigo
Wendell Léo
ANALISTA JUDICIÁRIO TSE 2012 – ÁREA
ADMINISTRATIVA
Prova Amarela
GESTÃO DE PESSOAS
31) A
liderança transformacional é compreendida como um processo de influenciar
mudanças relevantes nas atitudes e no comportamento dos colaboradores, criando
um comprometimento com a missão e os objetivos da organização. No que se refere
à liderança transformacional, assinale a alternativa que não corresponde às
suas características
(A) Visão e missão por meio do carisma.
(B) Estimulação
intelectual
(C) Consideração pessoal
(D) Administração ativa por exceção.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. Na liderança transformacional,
não se administra por exceção. O foco é na transformação de TODOS. Como
exemplifiquei em sala-de-aula, é quando o líder quer transformar as chamadas
¨pedras brutas¨em ¨diamantes¨.
32) Considerando
a dicotomia gerente vs. líder nos estudos sobre liderança, corresponde a
um líder no sentido contemporâneo do termo aquele que
(A) prioriza fazer as coisas da maneira
certa.
(B) pergunta, principalmente, como e quando
as coisas devem ser feitas.
(C) focaliza as pessoas, primordialmente.
(D) mantém, preferencialmente, os olhos na
base da organização.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. Na liderança moderna, o foco é
nas pessoas, não nas tarefas.
33) De
acordo com a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, analise.
I. Os fatores higiênicos são extrínsecos.
II. Os fatores motivacionais, quando
precários, não provocam insatisfação.
III. fatores higiênicos, quando excelentes,
provocam maior satisfação.
IV. O trabalho em si é um fator intrínseco.
Está
correto somente o que se afirma em
(A) I, II
(A) I, II
(B) II, IV
(C) II
(D) I, II, III
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. Na opção I, os fatores
higiênicos realmente são externos ao ser humano. Na opção II e III, os fatores
motivacionais quando precários provocam DESMOTIVAÇÃO (o que provoca
insatisfação são fatores higiênicos precários, e maior satisfação quando os
fatores higiênicos são excelentes). E a opção IV é errada pois o trabalho em si
é um fator externo ao ser humano.
34) Uma das
teorias sobre motivação é a Teoria de Maslow, também denominada Teoria das
Necessidades. Das alternativas a seguir, assinale a que diz respeito a uma necessidade
de autorrealização.
(A) Responsabilidade
(B) Crescimento pessoal
(C) Reconhecimento
(D) Integração com clientes
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B realmente correta. Responsabilidade é necessidade
de status/estima, Reconhecimento é necessidade social/estima e Integração com
clientes é necessidade puramente social.
35) As
abordagens teóricas sobre motivação são classificadas em dois grupos, a saber:
as teorias de processo, que procuram explicar como funciona o mecanismo de
motivação, e as teorias de conteúdo, que procuram explicar quais os motivos específicos
que fazem as pessoas agirem. Das alternativas a seguir, qual NÃO faz
parte do rol de teorias de processo no campo de estudo da motivação?
(A) Teoria ERC
(B) Teoria da Equidade
(C) Teoria da Expectância
(D) Teoria da Definição de Objetivos.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. A Teoria ERC, conforme
apostila que enviei aos meus alunos, A Teoria ERG, denominada ERC em português,
tem sua origem nos estudos de Clayton Alderfer segundo o qual existem três
grupos de necessidades: existence (E) ou existência, equivalente às
necessidades básicas, fisiológicas e de segurança de Maslow; relatedness (R) ou
relacionamento, correspondente às necessidades de relações pessoais e as de
estima de Maslow; e o growth (G) ou crescimento (C).
A Teoria
ERC (ERG) contrapõe a de Maslow na idéia da rigidez hierárquica, segundo a qual
o ser humano segue linearmente a satisfação de suas necessidades, mudando de um
nível inferior para outro superior quando o mesmo foi substancialmente
satisfeito. Para Alderfer, a transferência de um nível para o outro não ocorre
somente após a satisfação do nível inferior: Uma pessoa pode, por exemplo,
estar registrando crescimento mesmo que as necessidades de existência ou de
relacionamento não estejam satisfeitas ou todas as três categorias de
necessidade podem estar operando ao mesmo tempo.
Neste
sentido, a proposta de Alderfer aproxima-se mais de uma versão revista da
teoria de Maslow, onde acredita que a satisfação das necessidades não é
seqüencial, mas sim simultânea, com base em dois princípios:
- mais
de uma necessidade pode funcionar ao mesmo tempo; na hipótese de uma
necessidade na parte superior permanecer insatisfeita;
-
aumenta o desejo de satisfazer a uma necessidade da parte inferior.
36) O
processo de seleção de pessoas apresenta os seguintes modelos, a saber: modelo
de classificação, modelo de seleção e modelo de colocação de candidatos. Os modelos de processo seletivo de classificação
e colocação equivalem a, respectivamente,
(A) vários candidatos para uma vaga e vários
candidatos para diversas vagas.
(B) vários candidatos para diversas vagas e
vários candidatos para uma vaga.
(C) vários candidatos para diversas vagas e
um candidato para uma vaga.
(D) vários candidatos para uma vaga e um
candidato para uma vaga.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C realmente correta. Segundo Chiavenato, Pode-se
definir três modelos de escolha do candidato:
- Modelo de
Colocação: onde só há uma vaga e um único candidato para preenchê-la;
- Modelo de Seleção: onde há uma vaga e
vários candidatos para preencher esta;
- Modelo de Classificação: onde existe várias
vagas para respectivamente vários candidatos.
37) O processo de seleção de pessoas pode ser considerado como
responsabilidade-de linha e como função de staff. Assinale a alternativa
que corresponde a uma atribuição da função de staff.
(A) Decidir quanto ao preenchimento de cargos
vagos
(B) Entrevistar candidatos
(C) Aprovar e rejeitar candidatos
(D) Aplicar testes psicométricos
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D realmente correta. A aplicação de testes
psicométricos deve ser feita e analisada por profissionais da área de psicologia,
que nesse caso, prestarão uma assessoria em sua avaliação junto á área de RH.
38) O
papel das pessoas nas organizações passa por mudanças em função do foco
crescente nas competências. Nesse sentido, não faz parte do papel de um gerente
de hoje
(A) enfatizar a eficácia
(B) dividir o trabalho entre as pessoas
(C) focalizar melhoria contínua
(D) descentralizar as decisões.
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B realmente correta. Na era da gestão de
competências, as atribuições são divididas entre os próprios membros das
equipes (equipes auto-gerenciadas).
39) As
organizações de aprendizagem compreendem organizações que se encontram em constante
aprendizagem e o seu desenvolvimento ocorre à medida que seus colaboradores adquirem
novos conhecimentos. Nessas organizações ocorre um fenômeno denominado tensão
criativa que é considerada o motor da inovação nas organizações. Em relação à tensão
criativa, assinale a alternativa que corresponde a uma de suas características.
(A) Reflexão crítica
(B) Pensamento holístlco.
(C) Empowerment.
(D) Empatia.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A realmente correta. A Reflexão crítica leva as
pessoas à defesa de suas próprias opiniões, gerando a chamada Tensão Crítica.
No entanto, o pensamento holístico (sistêmico) também é uma característica de
tal processo, admitindo como respostas tanto a alternativa A como a B. No
entanto, a opção A está ¨mais¨ correta.
40) Considerando
o conhecimento tácito na aprendizagem organizacional, analise.
I. É um conhecimento proveniente da
racionalidade.
II. É um conhecimento sequencial.
III. Pode ser transmitido de uma forma não
estruturada
IV. É um conhecimento com base na teoria.
Está
correto somente o que se afirma em
(A) I, III
(A) I, III
(B)
II, IV
(C)
III
(D) I, II, IV
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C
realmente correta. Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao
longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou
explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma
pessoa. A palavra "tácito" vem do latim tacitus que significa "que cala, silencioso",
aplicando-se a algo que não pode ou não precisa ser falado ou expresso por
palavras. É subentendido ou implícito. Sendo assim, não é proveniente da
racionalidade (o que anula a opção A e D), não é sequencial (o que anula a
opção B e D).
41) No
campo de estudo da aprendizagem organizacional, dois conceitos são
fundamentais: dado e informação. Tais conceitos possibilitam a construção do
conhecimento. Das alternativas a seguir; NÃO corresponde a uma característica
de um dado.
(A) Ser possível a captura simplificada
(B) Ser base para ações coordenadas.
(C) Ser um conjunto de fatos a respeito do
mundo
(D) Possuir natureza eminentemente quantitativa.
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B
realmente correta. Dados são por exemplo números, estatísticas. Informação é
interpretação do dado. Sendo assim, o dado não pode ser base para ações, mas
sim as conclusões quanto a um dado.
GESTÃO DE PROJETOS
42) Em
projetos, existem classes diversas para estimativas de custos com graus
diferentes de detalhamento. Assinale a maior margem de erro no processo de
estimativa de custos em virtudes de seu menor grau de detalhamento.
(A) Schematic (esquemática).
(B) Appropriation (apropriação).
(C) Order of Magnitude (ordem de
grandeza).
(D) Capital Cost (custo de capital).
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C
realmente correta. A ordem de grandeza consiste na expressão que designa o
valor aproximado (de forma imprecisa) que pode ter-se de um resultado no
contexto da teoria estudada. Uma ordem de magnitude ou ordem de grandeza é a
classe de escala ou magnitude de qualquer quantidade ou grandeza, onde cada classe
contém valores de uma razão à classe que a precede. A razão mais comumente
usada é 10. Ordens de magnitude são geralmente usadas para fazer comparações
muito aproximadas. Se dois números diferem por uma ordem de magnitude, um é
aproximadamente dez vezes maior que o outro. Se eles diferem por duas ordens de
magnitude, eles diferem por um fator de aproximadamente 100. Dois números de
mesma ordem tem aproximadamente a mesma escala: o maior valor é menor que dez
vezes o menor valor. Sendo assim, é pouco detalhista, e possibilita uma maior
margem de erro. (QUESTÃO MALUCA ESSA!)
43) Uma
das etapas da gestão de projetos refere-se à definição do escopo do projeto que
compreende sua descrição detalhada, isto é, o que está e o que não está contido
no projeto, através da declaração do escopo. Qual das alternativas a seguir
indica um item que faz parte da declaração de escopo de um projeto?
(A) Principais marcos do projeto
(A) Principais marcos do projeto
(B) Dicionário da EAP - Estrutura Analítica
do Projeto
(C) Matriz de responsabilidade.
(D) Linha de Base de Medição de Desempenho
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B
realmente correta. Os marcos ocorrem na justificativa e situação problemática,
a matriz de responsabilidade ocorre na metodologia, a linha de base ocorre nos
Riscos e na metodologia do projeto. A Estrutura Analítica compõe o escopo
(foco).
44)
Sobre os conceitos de projetos, analise:
I. Temporários: todo projeto tem início
e fim definidos previamente.
II. Exclusivos: todo produto ou
serviço gerado por um projeto é diferente de outros produtos e serviços já
existentes.
III. Progressivos: conforme um projeto
é melhor compreendido, maior é o seu detalhamento.
Assinale
(A) se apenas as afirmativas I e II estiverem
corretas.
(B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(D) se todas as afirmativas estiverem
corretas.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D
realmente correta. Todas corretas. Por mais que um projeto seja parecido com
outro, outros recursos são utilizados, desde os humanos, tempo e financeiros, o
que deixa cada projeto diferente do outro. Além de serem todos temporários e
progressivos.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL
45) Com
relação à comunicação organizacional, analise.
I Geralmente, a direção da comunicação é
horizontal nas unidades de trabalho rotineiras, e vertical nas não rotineiras.
II. Quando as tarefas são muito analisáveis, as
formas de comunicação estatísticas e de escrita são frequentes.
III. As atividades de comunicação crescem à
medida que aumenta a variedade de tarefas.
Está
correto somente o que se afirma em
(A) I
(B)
II
(C)
III
(D)
II, III
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D
realmente correta. Na opção I, se a rotina é preponderante, a comunicação tende
a ser vertical, por isso errada. Quando as tarefas precisam ser analisadas o
tempo todo, as estatísticas e colocar no papel são ações frequentes, o que
deixa a opção II correta. E à partir que a variedade de tarefas aumenta, é
necessária maior comunicação entre as pessoas deixando a opção III correta.
46) É
uma DESVANTAGEM da estrutura divisional em uma organização
(A)
acarretar o acúmulo de decisões no topo, sobrecarregando a hierarquia.
(B) proporcionar menos inovações;
(C) resultar em coordenação horizontal
deficiente entre departamentos.
(D) levar à má coordenação entre as linhas de
produtos.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D
realmente correta. A estrutura divisional trata-se da organização que cria
departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são
auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo
com os resultados organizacionais. A estrutura divisional é a mais indicada em
organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes
mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente
independente. Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para
alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas
variantes se baseiam em: •Produtos ou serviços; •Localização Geográfica; •Clientes;
•Fases dos Processos; •Projetos. Sendo assim, qualquer empresa que utilize os outros
critérios de departamentalização além do funcional, chama-se divisional. Por
isso, a opção A errada, já que as decisões são tomadas nas bases e não no topo.
A opção B errada pois proporciona maiores inovações. A opção C errada pois
melhora a coordenação horizontal entre os departamentos. A opção D correta pois
as linhas de produtos não se comunicam, como se cada produto ou grupo de
produtos fosse administrado isoladamente (lembram do exemplo que citei em
sala-de-aula sobre a Coca-Cola?)
47) Para
que as empresas desenvolvam competências essenciais no que se refere à
estrutura organizacional, existem diferentes tipos de estruturas ou critérios
de departamentalização. Um desses tipos de estrutura é a funcional, cujo
critério utilizado na departamentalização é a divisão por funções. No que se refere
ao modelo de estrutura funcional, assinale a alternativa que NÃO corresponde a
uma característica vantajosa desse modelo.
(A) Ser melhor com apenas um ou poucos
produtos
(B) Permitir que a organização alcance metas
funcionais
(C) Ser veloz no tempo de resposta às
mudanças ambientais
(D) Permitir economias de escala dentro dos departamentos funcionais.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C
realmente correta. A estrutura funcional não gera velocidade de resposta pois
por ter mais especialistas presentes em cada departamento, com autonomia para
tomarem decisões, precisam então levar os assuntos ao debate entre si para
depois tomarem a decisão. No aspecto da velocidade, a estrutura linear é mais rápida
na tomada de decisão.
48) Para
a implantação da gestão da qualidade nas organizações existem técnicas que são
utilizadas e que favorecem o desenvolvimento das ações de gestão da qualidade.
Dentre as descrições de técnicas de gestão da qualidade, aponte a associada à
técnica de grupo nominal.
(A) Procedimento de tomada de decisão com base
no consenso para estabelecimento de prioridades.
(B) Procedimento de coleta de dados que
incrementam o conhecimento e a experiência de outros funcionários.
(C) Mapa conceitual que dá significado às ideias durante processo de planejamento e
comunicação interfuncional
(D) Processo de auxílio na seleção de oportunidades de melhoria em função de
impactos financeiros positivos.
Gabarito da Banca: A
CABE RECURSO
Meus comentários: Com
tanta coisa para se perguntar sobre gestão da qualidade, a banca questiona algo
usando a nomenclatura menos utilizada na teoria e na prática. Mas enfim... A
Técnica de Grupo Nominal (T.G.N.) ou método de Delbecq, em homenagem a quem o
divulgou, é um processo que recorrendo a um grupo de peritos permite selecionar,
fazer julgamentos e fomentar a criatividade de sugestões para a resolução de um
problema complexo. É também conhecida como um tipo de Brainstorming. No Brainstorming,
as idéias são dadas por todo o grupo, com atraso de julgamento, nenhuma crítica
pode ser feita e idéias em quantidade e qualidade. Ao final, de forma consensual,
a idéia é aceita pelo grupo e implementada. A diferença que no Grupo Nominal, ocorrem votações
por parte de grupo. Questão passível de anulação já que em nenhum livro de
gestão da qualidade (Juran, Deming, Feingenbaun, Crosby ou Ishikawa, se coloca
essa técnica como uma ferramenta de gestão da qualidade de maneira formal).
49) A gestão da qualidade é um dos pressupostos para que as organizações possam ter condições de sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. Deming (citado por ARAÚJO, 2001) definiu 14 pontos fundamentais que caracterizam a gestão da qualidade total. Em relação a esses pontos, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da gestão da qualidade total.
(A) Inspeções e controle em massa não são
formadores de qualidade, mas sim de custos.
(B) Critério do preço não
é o único na escolha de materiais para a produção.
(C) Próprios funcionários
devem ser capazes de criar suas "bandeiras da qualidade".
(D) Erros, são toleráveis, pois fazem parte
do processo da curva de aprendizagem.
Gabarito da Banca: D
Meus comentários: Letra D
realmente correta. A idéia da GQT (Gestão da Qualidade Total) é a busca do Zero
Defeito.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
56) A
gestão de materiais envolve diversas funções. Uma delas se refere ao processo
de seleção de fornecedores. Esse processo de seleção tem seu nível de
complexidade decorrente das características do item ou serviço a ser adquirido.
Em relação à seleção de fornecedores, assinale a opção que apresente apenas
fatores que influenciem essa seleção.
(A) Capacidade de
pagamento e habilidade técnica
(B) Localização e capacidade produtiva.
(C) Preço e período de
recesso de funcionários.
(D) Pós-venda e idade dos
gerentes.
Gabarito da Banca: B
Meus comentários: Letra B
realmente correta. Conforme o que o enunciado pede, devemos julgar apenas com
base nas características do item/serviço a ser adquirido. Sendo assim isso
deixa a opção A, C e D erradas.
57) As
classificações de materiais são técnicas que têm como objetivo a formação de
classes ou grupos de produtos e podem ser realizadas sob diferentes critérios,
uma vez que são baseadas nas necessidades de cada instituição. Em relação a essas
técnicas de classificação, a classificação de materiais pelo critério de Importância
Operacional ou XYZ é feita em função
(A) do grau de criticidade ou imprescindibilidade
do material no desempenho das atividades realizadas.
(B) do nível de risco à segurança dos
materiais, especialmente em relação ao manuseio, transporte e armazenagem.
(C) do tempo de
perecimento dos materiais, determinando aquisições mais racionais e revisões
periódicas dos estoques.
(D) dos valores que os
materiais representam no estoque, obtidos a partir da análise de consumo.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A
realmente correta. Se é importância operacional, é porque o item não pode
faltar de jeito nenhum na empresa (imprescindível). Sendo assim o nome técnico
para isso é a criticidade de materiais (material crítico).
58) O
sistema tradicional de compras (baseado em preço, prazo e qualidade) está em
extinção e, em seu lugar, surge a gestão de suprimentos ou compras, que
envolve, além do relacionamento puramente comercial com os fornecedores, também
a pesquisa e o desenvolvimento dos mesmos, sua qualificação e o suporte técnico
durante o relacionamento entre as partes (POZO, 2004). Dessa forma, o processo
de compras tem apresentado envolvimento crescente na tomada de decisões
estratégicas. Uma das razões para este fato é
(A) a adoção de visão holística em relação à integração
de fluxos de materiais e de informações, interna e externamente.
(B) a exigência de equipe
gerencial isolada e que adote uma visão setorial, devido à morosa inovação dos
produtos.
(C) a pressão constante
das organizações por eficiência e redução de custos, mantendo sempre o mesmo
quadro de pessoas.
(D) o desgaste do pessoal
do setor de compras devido à duração do ciclo de compras e pelo excesso de
atividades operacionais.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A
realmente correta. Como explicado em sala-de-aula e apostila enviada, a Gestão
da Cadeia de Suprimentos (Suplly Chain Management) é a relação ganha-ganha
entre personagens que sustentarão o atendimento ao consumidor final desde a
concepção de um produto até a entrega ao cliente e pós-venda (Fontes,
Processadores, Distribuidores, Atacadistas, Varejistas e Cliente).
59) A
gestão de estoques é o principal critério de avaliação do sistema de
administração de materiais e abrange uma série de atividades que vão desde a programação
e planejamento das necessidades de materiais em estoque, até ao controle das quantidades
adquiridas (SEVERO FILHO, 2006). A respeito da gestão de estoques, assinale a
opção correta.
(A) A análise ABC permite a classificação dos
itens de estoque por ordem decrescente de importância, a partir da verificação
do consumo dos referidos itens de estoque, em valores monetários ou
quantidades, em certo período de tempo.
(B) Os atrasos da entrega,
de produtos aos clientes, devido à falta de material decorrente da redução
repentina da demanda ou de atrasos na entrega pelos fornecedores, não são
minimizados com a adoção do estoque de segurança.
(C) O sistema just in time tem
como objetivo elevar o custo de armazenagem de estoques, através da utilização intensiva
de espaço físico para estocagem de grandes quantidades de matéria-prima ou
mercadorias em estoque.
(D) O volume do estoque mínimo
.deve ultrapassar a somatória da quantidade do estoque de segurança .em 'um valor
que seja suficiente para suportar variações normais de estoque e não onere os
custos de manutenção do mesmo.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A
realmente correta. Quem foque disse que estoques não caiam na prova mesmo???
Lembro de alunos terem comentado que outros professores disseram que não cairia
porque não estava no edital, e de eu ter dito que caia sim, pois no edital está
colocado: Funções da Administração de Materiais (lembram?). Opção A correta,
pois o princípio da curva ABC, elaborado por Vilfredo Pareto na Itália,
demonstra que sua utilização é extremante vantajosa porque se pode reduzir as
imobilizações em estoques sem prejudicar a segurança. Dentro da logística
empresarial e mais especificamente na administração de materiais, a curva ABC
tem seu uso mais específico para estudo de estoques de suprimentos e
dimensionamento de estoque.
A curva
ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar
aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua
administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens em ordem
decrescente de importância relativa, obtida através da multiplicação do custo unitário
com o volume comprado. Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a seqüência
dos itens e sua classificação ABC, disso resultam imediatamente a aplicação
preferencial das técnicas de gestão administrativas, conforme a importância dos
itens. A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para
definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a
programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa. Após
os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva
ABC podem ser definidas das seguintes maneiras: Classe A: Grupo de itens mais
importante que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela
administração. Classe B: Grupo intermediário. Classe C: Grupo de itens menos
importantes em termos de movimentação, no entanto, requerem atenção pelo fato
de gerarem custo de manter estoque.
GESTÃO DE PESSOAS
75) A
avaliação de desempenho é considerada um dos componentes dos processos de
gestão de pessoas e é considerada um processo continuo, permanente e
sistemático, utilizado com o objetivo de julgar o estimar o desempenho de uma
pessoa na execução de suas tarefas e a contribuição dessa pessoa para o negócio
da organização. Levando em consideração os processos de gestão de pessoas, a
avaliação de desempenho é um processo de
(A) aplicação das pessoas
(B) manutenção das pessoas
(C) monitoramento das pessoas
(D) desenvolvimento das pessoas
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A
realmente correta. Aplicar pessoas significa colocar a pessoa certa no lugar
certo, e a avaliação de desempenho permite isso. Toda pessoa precisa receber
retroação a respeito de seu desempenho para saber como está fazendo seu
trabalho. Sem essa retroação, as pessoas caminham às cegas. Também a
organização precisa saber como as pessoas desempenham as suas atividades para
ter uma idéia de suas potencialidades.
76) O
processo de seleção de pessoas, além de analisar os requisitos que o cargo
exige, visa analisar e avaliar o perfil dos candidatos que se apresentam para o
preenchimento da(s) vaga(s). O perfil do candidato se refere a um conjunto de características
pessoais que ele possui. A inteligência geral, a atenção abrangente e o
quociente emocional são elementos, respectivamente, das seguintes características
pessoais de um candidato em processo de seleção:
(A) Interdependência com outras pessoas,
interdependência com outras tarefas e execução da tarefa em si.
(B) interdependência com outras pessoas,
execução da tarefa em si e interdependência com outras tarefas.
(C) Execução da tarefa em si, interdependência
com outras tarefas e interdependência com outras pessoas.
(D) Interdependência com outras tarefas,
execução da tarefa em si e interdependência com outras pessoas.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C
realmente correta. Inteligência Geral = Execução da tarefa em si. Atenção
Abrangente = Interdependência com outras tarefas. Quociente Emocional = Interdependência
com outras pessoas.
77) O
recrutamento é considerado um conjunto de técnicas e procedimentos que são utilizados
com o intuito de atrair candidatos potenciais e qualificados para ocupar cargos
em uma organização. O recrutamento pode ser interno, externo e misto. No que se
refere ao recrutamento interno, assinale a alternativa que apresenta um aspecto
negativo desse tipo de recrutamento
(A) O impacto negativo na motivação dos
funcionários da organização.
(B) A necessidade de desenvolvimento de
esquemas de socialização.
(C) Funcionar como um sistema fechado de
reciclagem contínua.
(D) Ser o processo mais oneroso de
recrutamento.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C
realmente correta. O recrutamento interno é realmente um sistema fechado de
reciclagem contínua, já que valoriza colaboradores da própria organização, fechando
a possibilidade de novas idéias, ou o chamado ¨sangue-novo. O recrutamento
interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização
para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais
motivadoras. Vantagens do Recrutamento Interno: • Aproveita melhor o potencial
humano da organização, • É mais econômico, mais rápido, • Apresenta maior
índice de validade e de segurança, • É uma fonte poderosa de motivação para os
empregados, • Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários, •
Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos. Desvantagens
do Recrutamento Interno: • Pode bloquear a entrada de novas idéias,
experiências e expectativas, • Se a organização não oferecer oportunidades de
crescimento no momento adequado, corre o risco de frustrar os empregados em
suas ambições, trazendo consequências como apatia, desinteresse ou o
desligamento da organização, a fim de aproveitar oportunidades fora dela, •
Pode gerar conflito de interesses, • Quando administrado incorretamente, pode
levar à situação denominada “Princípio de Peter”:. Á medida que um empregado
demonstra competência em um cargo, a organização promove-o sucessivamente até o
cargo em que ele, por se mostrar incompetente, estaciona.
78) Com
relação ao método dos incidentes críticos em avaliação de desempenho,
analise.
I. O método se baseia em eventos extremos
exclusivamente positivos.
II.O método aproxima-se da técnica de
administração de exceções de Taylor.
III. O método é de fácil montagem e
utilização.
Assinale
(A) se apenas as afirmativas I e II estiverem
corretas
(B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas
(C) se apenas as afirmativas II e III
estiverem corretas.
(D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Gabarito da Banca: C
Meus comentários: Letra C
realmente correta. Os incidentes críticos não se baseiam em apenas eventos
extremos positivos, mas sim positivos e negativos. Com a opção I errada,
elimina-se as alternativas A, B e D.
79) Cada
cultura corporativa possui características que identificam seu conjunto de
crenças, valores, atitudes e comportamentos. Diante desse contexto, a cooperação,
a racionalidade, a criatividade e a competitividade são valores dominantes das
seguintes culturas corporativas, respectivamente,
(A) cultura de clã, cultura burocrática,
cultura adaptativa e cultura de aquisição.
(B) cultura burocrática, cultura adaptativa,
cultura de aquisição e cultura de clã.
(C) cultura adaptativa, cultura de aquisição,
cultura de clã e cultura burocrática.
(D) cultura de aquisição, cultura de clã,
cultura burocrática e cultura adaptativa.
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A
realmente correta. Cooperação = cultura de clã (família), Racionalidade = cultura
burocrática, Criatividade = cultura adaptativa, Competitividade = cultura de
aquisição.
80) Cultura
organizacional refere-se aos padrões explícitos e implícitos de comportamentos
adquiridos e transmitidos ao longo do tempo e que constituem uma característica
própria de cada empresa. A cultura organizacional pode ser dividida em um nível
visível e outro invisível. Em relação ao nível invisíveI, assinale a
alternativa que apresenta um componente invisível da cultura organizacional
(A) Os padrões de interações formais
(B) As medidas de produtividade
(C) As políticas de pessoal.
(D) A estrutura organizacional
Gabarito da Banca: A
Meus comentários: Letra A
realmente correta. As interações entre as pessoas são percebidas, porém, os
padrões adotados para as interações ocorrerem são internas a cada indivíduo. As
medidas de produtividade são mostradas e difundidas (visíveis), assim como as
politicas e estrutura.
2 comentários:
Prof. Excelente, li tudo, e fui conferindo com minha prova. Tudo foi explicado e exemplificado. Deixo aqui o sentimento, como da área, administradora, que estou me adaptando como "tratar" tudo isso para concurso. Encaminhei dois e-mails e pedi sua ajuda. PRECISO da sua ajuda e orientação para DUAS questões. Quanto a planejar, estruturar e divulgar os três cursos, disciplinas de modo complementares na área da administração e outras que requerem um conjunto desses conhecimentos, ACREDITO SER FUNDAMENTAL. No Pró-cursos pode-se fazer um BAS que não é base, pois se aprofunda mesmo, mas um grande pacote que cada vez mais é exigido. Tipo CURSO REGULAR intensivo para área de Administração. Penso ser vaioso e mais acertivo ser contínuo... e outros Preparatórios já possuem um "pacote" para a área de Administração". O seu material é MUITO BEM DETALHADO, suas observações foram extremamente acertivas e DECISIVAS nessa prova. Me interesso. Vou pedir no Pro cursos pois isso já existe em outros, e GARANTO nem se compara com o LASTRO dos seus conhecimentos e pesquisas pois ultrapassa os meros conhecimentos dos pensadores clássicos, ou os recentes que tornaram-se referencias da moderna gestão. MUITO OBRIGADA !!!! POR FAVOR, PODE VER MEUS E-MAIS... preciso da sua orientação !!! OBRIGADA pela atenção incomum aos seus alunos.
ANDRÈA VALENÇA - TSE Pró-cursos.
Professor, muito obrigada pelo detalhamento e incomum interesse, agilidade e nivel de detalhamento aos seus alunos!!!! Muito importante "fechar" um curso REGULAR para as 3 disciplinas referentes a área Administração.... NÂO OS VEJO SEPARADOS, penso nas 3 disciplinas como processos interdisciplinares na da ADM. Outros Preparatórios tem pacotes, cursos regulares para ADM -1 mes para cada , algo assim... Há os exercicios- FUNDAMENTAL. Que tal aulas teoricas e práticas no mesmo curso regular, as 3 juntas. Sou da área, e li tambem outros materiais de colegas de outros cursos... ótimo, mas para QUEM CONHECE A PROFUNDIDADE, A SUBJETIVIDADE DA ADM, AS RELAÇÔES , não pode ser meremente conceitual como 2+2=4. AGRADEÇO O RICO material que nos encaminhou. Quando repasso seu material, o nível de pesquisa e conteúdo detalhado, enfim.... Ficam maravilhados.... MAS NÂO HÀ CURSO REGULAR, ainda, para a área da ADM no Preparatório que estudei TSE -PRO CURSOS. Professor é diferente de EDUCADOR. Atualmente "muitos" são professores... mas ser um Professor e Educador é formar opinião, contribuir para a construção do conhecimento no individuo, é ter a capacidade de inseri-lo no processo....
MUITO OBRIGADA !!!
ENCAMINHEI DOIS E-MAILS, PRECISO MUITO DA SUA ORIENTAÇÂO, AJUDA para duas questões da prova TSE ANALISTA.... aguardo e VAMOS , QUERO E PRECISO ESTUDAR MAIS, apesar da área é preciso um estudo orientado para concurso !!! Agradeço por tudo. Andréa Valença.
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