7 de nov. de 2011

Comentários da Prova do Procon - Técnico

Olá amigos
Espero que tenham ido bem nesta prova do Procon.
Segue em anexo o link para baixar a prova (caso tenham vários cadernos com ordens diferentes de gabaritos) e abaixo meus comentários, seguindo a sequencia das questões do link. http://www.alub.com.br/concursos/concursos/adm/uploads/8987932.pdf
Sucesso!!!!
Abração
Wendell Léo

51 – B
Opção A – Correta. Demonstra gestão participativa.
Opção B – Errado. O processo decisório não deve ser retido e o controle não deve ser embasado em disciplina e compromisso, mas sim em resultados.
Opção C – Correta. O ambiente físico e psicológico deve ser propício para um eficaz programa de relações com os usuários.
Opção D – Correta. Os objetivos dos funcionários devem ser atendidos pelas organizações.
Opção E – Correta. Regras claras favorecem o bom relacionamento.

52 – D
Item I – Correto. Se a banca considerar os recursos pessoais do atendente como sendo suas características psicológicas, preparo, automotivação, está correta. Se considerar recursos materiais pessoais, este item será considerado errado.
Item II – Errado. Se o contato for evitado, as situações difíceis ficarão ainda mais complicadas.
Item III – Correto. A antecipação de ações faz parte da prospecção e qualificação de clientes.
Item IV – Correto. O que fazer e o que evitar são passos iniciais e importantíssimos para conduzir um atendimento positivo com qualquer tipo de público.

53 – D
Segundo Barnard, a autoridade é baseada na forma de aceitação de normas e ordens de pessoas. O indivíduo obedece não pela legitimação da autoridade, mas decidindo entre as alternativas de obedecer ou não: se a desobediência lhe traz desvantagens que ele quer evitar ou se a obediência lhe traz vantagens que ele quer conservar. As 4 condições são: Quando o subordinado pode entender ou compreender a ordem; Quando não julga incompatível com os objetivos da organização; Quando não julga incompatível com os objetivos pessoais; Quando é mental e fisicamente capaz de cumpri-la..
Item I – Correto. Sem entendimento da ordem, não há como cumpri-la.
Item II – Correto. A ordem tem que estar compatível/incompatível com os objetivos da organização.
Item III – Errado. Quando a ordem conflita com os objetivos pessoais vai contra uma das condições.
Item IV – Correto, conforme explicado acima.

54 – B
Opção A – Errada. A comunicação interpessoal no grupo não pode ser padronizada e restrita. Tem que ser flexível e aberta.
Opção B – Correta. A falha de informações pode levar a ansiedade e dúvidas dos membros do grupo.
Opção C – Errada. A omissão é uma barreira/ruído na comunicação.
Opção D – Errada. O interesse em colocar em prática uma decisão é influenciado pelo grau de empowerment atribuído aos membros de um grupo.
Opção E – Errado. Não existem métodos universais de eficiência em grupos, ainda mais quando a maioria de seus membros possuem desejos e expectativas pessoais diferentes.

55 – E
Opção A – Correta. A prevenção na melhora de vida do trabalhador impede prejuízos maiores no futuro
Opção B – Correta. A saúdo do trabalhador é influenciada por estes problemas ocupacionais citados no enunciado.
Opção C – Correta. A saúde no trabalho é influenciada por questões ocupacionais e pessoais.
Opção D – Correta. Na gestão perticipativa, as pessoas interagem mais, preocupando-se e responsabilizando-se umas pelas outras.
Opção E – Errado. Não existem métodos universais de eficiência em grupos, ainda mais quando a maioria de seus membros possuem desejos e expectativas pessoais diferentes.

56 – E
Item I – Correta. A missão e o papel da organização são executadas por pessoas que, devidamente lideradas, cumprirão com maior afinco. Porém se a banca considerar errado, será em função de que a definição do papel e missão da organização seria tarefa crítica do Planejamento e não da liderança, onde a liderança executaria o que foi ¨definido¨ no planejamento estratégico.
Item II – Correto. Os meios necessários dependem, em parte, das pessoas e de como as mesmas atuarão.
Item III – Correto. Defender a integridade da organização é papel das pessoas, que serão influenciadas pela liderança.
Item IV – Correto. A resolução de conflitos internos depende do tipo de liderança exercida.

57 – A
Opção A – Correta. A qualidade são um conjunto de técnicas específicas, avaliando produtos (resultados) e processos (meios).
Opção B – Errada. A transmissão oral de normas e métodos embasados em costumes não é referência das decisões em qualidade.
Opção C – Errada. A qualidade foca melhoria contínua, e não aos pontos mais críticos.
Opção D – Errada. Noção limitada de perda como referência de decisões sobre qualidade não seria viável. Impediria processos de melhorias contínuas.
Opção E – Errado. Na qualidade, não se prioriza a gestão financeira, independente do momento.

Esta questão cabe recurso
57 – A ( a banca colocou como certa a opção C)
Argumento: A gestão da qualidade busca melhoria contínua de todos os processos organizacionais, segundo Ishikawa, Deming, Feigenbaum, Juran e Crosby. Para pontos críticos, seria adotado a reengenharia e não a gestão da qualidade. S a qualidade busca a ausência de defeitos, com participação de todos, não poder´s ser utilizadaem pontos críticos apenas.
Não copiem e colem... as bancas não aceitam recursos idênticos. Elaboem seus próprios com base nas informações acima.
58 – B
A única alternativa incorreta é a letra B, pois, guardadas as resmas de papel desembaladas e alta umidade, levarão à perda do material.

2 comentários:

JU disse...

Simplesmente obrigada pq em uma única aula sua no Questão de concurso me ajudou muito acertei 6 questões pode parecer pouco mas pra mim é uma vitória pq só eu e Deus sabem as condições que estudo : eventualmente em aulas de cursinho e sempre em casa com 2 crianças pequenas não é fácil mas não desisto até passar e te convidar para comemorar kkkk. DEUS TE ABençoe

Anônimo disse...

Estas estavam tranquilas,a única que dava pra confundir é a 52 sobre aqueles "recursos",mas marquei todas iguais as suas respostas.