25 de jun. de 2012

Conselhos para quem quer dar Aulas



CONSELHOS PRA QUEM QUER DAR AULAS
Tem muitas escolas por aí que depois de crescerem colocam professores menos experientes ou mais ¨baratos¨ para darem aulas... Até aí tudo bem, existe espaço pra todos. O que creio não ser justo é a falta de transparência.
Em breve, lançarei um curso para quem pensa em dar aulas. Mas já seguem abaixo algumas dicas:
- Seja extremamente apaixonado pelo que faz. Lembre-se sempre que dinheiro é consequência, você ao assumir essa responsabilidade, jamais pode esquecer que você existe para ajudar ao próximo na busca dos seus sonhos.
- Não pare de estudar um único dia sequer. Nunca ninguém dominará 100% de um assunto, nem mesmo o professor...
- Atualize-se... não existe assunto sem importância.
- Não dê aulas das matérias que não domina. Existem outros professores para isso e há espaço para todos no mercado.
- Contextualize sempre. O aluno que não lembrar da teoria, vai lembrar dos exemplos em sala-de-aula. Mas nunca dê exemplos que não contribuam com nada... Os exemplos devem ser focados à necessidade do aluno.
- Mas nunca se esqueça de fazer as provas... existem vários colegas que dão aula em escolas preparatórias e jamais fizeram um concurso na vida. O aluno precisa das dicas além das matérias, e só a sua experiência irá deixa-lo seguro, além de enriquecer suas aulas.
- Jamais menospreze um aluno. Não é porque é professor que o aluno sabe menos... a soma dos conhecimentos dos alunos é muito maior que os seus conhecimentos de sua vida inteira.
- Tenha paciência... tem gente que não sabe assistir aula, e que vai para desafiar o professor. Aceite o desafio, supere-se, mas seja humilde (nem sempre dá pra fazer isso... pois somos humanos e nem sempre estamos pacientes, é um trabalho de autoconhecimento e vigilância).
- Não existe turma ruim e escola ruim. Existe professor estrela... Todos precisam de você.
- Ganhe dinheiro da escola, não do aluno... negocie antecipadamente valores e faça questão de deixar bem claro que não admite trabalhar e não receber na data marcada. Se deu aula na data certa, deve receber na data certa.
- Não dependa de recursos audiovisuais para dar aulas. Datashow, retroprojetor, além de serem chatos, devem ser apenas um reforço visual. O conhecimento tem que estar no seu cérebro e não no slide.
- Ouça o aluno. Muitos não reclamam diretamente, o fazem na ouvidoria... mas os ouça, pois são eles os seus clientes e não a escola que dá aula. A boa escola saberá valorizar o professor que cuida dos clientes dela.
- Não deixe de dar uma aula porque a escola não imprimiu o material. É ruim quando acontece, mas o aluno está primeiramente interessado na sua aula.
- Aceite as críticas que virão, mas não baixe a cabeça quando acreditar que está certo. Existirão muito mais colegas que tentarão te queimar do que te apoiar.
- Saiba dizer NÃO. Existem locais de trabalho que sugarão sua alma se deixar, e quando você precisar não se preocuparão contigo.

- Sempre vai ter alguém tentando te deixar muito pra baixo, com críticas duras... saiba ouvi-las, mas saiba também que ás vezes algumas pessoas querem apenas encontrar culpados para os seus próprios fracassos...
- Saiba renunciar em vários momentos o seu sono, sua vida pessoal, sua fome...rs. Mas saiba: VALE A PENA!!!

Um comentário:

Robson Peretti disse...

Valeu pelas dicas professor! vou guardá-las com muito zelo pois futuramente pretendo ser professor. Mas, antes, estou me preparando tecnicamente para isso. Aguardo seu curso.