13 de fev. de 2012

Comentários da prova TSE 2012 - Técnico Administrativo

Amigos
Segue abaixo meus comentários da prova de Técnico Administrativo - TSE
Peço desculpas se houver algum engano, mas o cansaço bateu forte, e amanhã revisarei junto ao gabarito oficial para perceber se eu não cometi algum deslize na minha interpretação. Amanhã comento depois do gabarito sair, se alguma questão caberá recurso... ontem dei 4 aulas e neste domingo dei aula pela manhã além de ter ido ao ALUB para gravar os comentários das aulas, que serão postados no http://www.youtube.com/alubvestibular

Recado para as escolas de concurso:
Aprendam uma coisa: as matérias de Administração são as mais importantes de qualquer prova hoje em dia.
Prova disso: TSE Técnico = 43 questões de ADMINISTRAÇÃO!!! TODAS COM PESO 3!!! 25 de Gestão de pess
oas, 15 de Adm. de Materiais, 02 de Adm. Pública Gerencial, 6 de AFO.
 

Candidatos/Alunos, exijam das suas escolas para priorizarem essas matérias. Quem assistiu aula comigo provavelmente se deu bem...
ADMINISTRAÇÃO é PARA ADMINISTRADOR. Não se deixem enganar com qualquer um dando aulas dessas matérias!
As escolas nos fazem dar aula tripla em pleno sábado véspera de prova, outras nos substituem por professores mais ¨baratos¨, outras não nos dão o número adequado de encontros porque não dão valor nem importância às matérias de administração.

Enquanto tem desembargadores, juízes, doutores sendo muito bem pagos pelas escolas para darem aulas do que não caem em prova sem humildade nenhuma, as escolas pagam mal e desprezam professores de administração, e contratam qualquer um para dar aula de matérias que hoje são peso 3, assuntos temas de redação e 43 questões no TSE, além de em outros concursos cairem pesado...
As únicas pessoas que podem mudar isso são vocês alunos, exijindo das escolas onde vocês deixam seu suado dinheiro para terem aulas com quem entendem do assunto, e que sejamos melhor remunerados por isso... Ontem (sábado) dei 4 aulas em um único dia (1 em uma escola pela manhã e 3 em 3 unidades de uma outra escola na parte da tarde/noite), isso é: de 8 da manhã às 22hs, tendo que me deslocar entre 3 cidades em intervalos de meia-hora embaixo de chuva, sem tempo nem de ir ao banheiro pra não darem valor nenhum nisso e não pagarem de forma adequada... mas vocês, meus alunos, valem a pena!!! Realizem seus sonhos!!! e contem SEMPRE comigo! E ainda tem escola que diz que a marca da escola é o que atrai alunos... será que as escolas estão preocupadas com a dor de cabeça que estou desde ontem? Ou com a correria de quase bater o carro para não deixar alunos em véspera de prova esperando?

Enfim... para quem realmente tem importância: ALUNO! SUCESSO sempre!!! E não esqueçam de me chamar pro churrasco da posse!!!...rs

Abração
Wendell Léo

TÉCNICO JUDICIÁRIO TSE 2012 – ÁREA ADMINISTRATIVA Prova Tipo 01 – Branca
PROVA 2 (P2) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - QUESTÕES LÓGICO-INTERPRETATIVAS - (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS)

GESTÃO DE PESSOAS
Texto IV para as questões de 51 a 60.
Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em  busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta de gente interrompesse a trajetória de crescimento da empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da produtividade de cada funcionário e a usou como base para esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo aumentos de até 25% aos mais produtivos. (Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011, adaptado)

51) Padilha, ao solicitar aos gerentes uma avaliação da produtividade dos funcionários, definiu a função de gestão de pessoas da empresa Max Pinturas como
(A) responsabilidade de linha.
(B) função de staff.
RESPOSTA: B
A definição correta de Gestão de Pessoas é justamente uma mistura das 2 alternativas de resposta. A área de RH/GP é uma responsabilidade de linha com função de staff, o que pode levar o candidato à confusão. No entanto, quando o Padilha solicita aos gerentes para que eles avaliem a produtividade de cada funcionário usando as informações como base para esboçar um plano de carreiras, ele quer dessa informação realizar algo. Sendo assim, nesse caso pontual, trata-se de uma função de staff. Esta questão pode gerar confusão/recurso.

52) O plano de carreiras define, principalmente, a trajetória do funcionário na organização e o seu salário durante essa trajetória. O salário é considerado pelo funcionário um fator relacionado a como ele sente em relação à(ao)
(A) seu cargo.
(B) sua empresa.
RESPOSTA: A
Sendo salário um fator higiênico na teoria de Herzberg, isso é, um fator externo ao indivíduo, então o mesmo corresponde à proporção de esforço e reconhecimento relacionado à suas atividades diárias e responsabilidades (dentro de seu cargo). O sentimento quanto à empresa já corresponderia a fatores internos (motivacionais).

53) Recrutar e treinar faz parte dos seguintes processos da área de gestão de pessoas, respectivamente,
(A) provisão de pessoas e desenvolvimento de pessoas.
(B) aplicação de pessoas e manutenção de pessoas.
RESPOSTA: A
Recrutar corresponde a função AGREGAR PESSOAS e é o ato de atrair candidatos para uma vaga ociosa (provisão). Treinar corresponde diretamente à função DESENVOLVER PESSOAS.

54) Uma política de gestão de pessoas utilizada por Padilha para reter talentos na empresa Max Pinturas é a melhoria da remuneração dos funcionários baseada em produtividade. Com tal política, Padilha pretende reter funcionários e garantir
(A) o atendimento da demanda em crescimento com qualidade dos serviços prestados.
(B) uma gestão de recursos humanos que atenda às exigências dos sindicatos e atenda à demanda em crescimento.
RESPOSTA: A
Quando Padilha estabelece a melhoria da remuneração no sentido de reter talentos ele corre o risco de não ter sucesso, já que dinheiro não é fator motivacional segundo as teorias de psicologia organizacional. No entanto, como a caput coloca a idéia de melhoria da remuneração baseada em produtividade, a idéia é atender a demanda em crescimento (da busca pela qualidade no atendimento) tão exigida a cada dia por clientes e consumidores. Salários progressivos também são preocupações dos sindicatos, porém o enunciado não demonstra focar no assunto.

55) Considerando a empresa como um sistema aberto, é correto afirmar que a seleção e o treinamento constituem-se em
(A) entradas no sistema.
(B) processamentos do sistema.
RESPOSTA: B
Complicado responder essa questão pois na Teoria dos Sistemas, todo INPUT (entradas) existem para gerar OUTPUTS (saídas). Sem a definição das saídas, é difícil definir quais seriam as entradas, ou processamentos. No entanto, considerando o ser humano como ENTRADA, e o trabalho executado como SAÍDA, então a seleção e o treinamento capacitarão melhor o indíviduo, sendo considerados ELEMENTOS TRANSFORMADORES, ou como diz a questão: PROCESSAMENTOS.

56) Como estratégia para retenção de funcionários, Padilha desenvolveu um plano de carreiras. Os resultados que vierem a ser obtidos com a implantação do plano de carreiras estão relacionados à
(A) eficiência.
(B) eficácia.
RESPOSTA: A
A confecção do plano de carreira deveria ter como foco a produtividade do funcionário, no sentido dele corresponder às expectativas contemporâneas de ¨encantar¨ clientes. O encantamento vem com o ¨algo a mais¨, afinal, clientes não desejam mais apenas o que é prometido. Sendo assim, um plano de carreiras moderno deve ser construído com base na eficiência. Como Padilha construiu o plano com base no aumento da produtividade dos funcionários, ele também busca que seu funcionário realize o ¨algo a mais¨.

57) Em relação ao recrutamento, é correto afirmar que corresponde a uma desvantagem do recrutamento externo
(A) afetar a política salarial da empresa, influenciando as faixas salariais.
(B) gerar conflito de interesses entre os candidatos à vaga.
RESPOSTA: A
O recrutamento externo pode gerar conflitos de interesses entre candidatos internos, e creio que muitos candidatos avaliaram apenas dessa forma e colocaram opção B como resposta. No entanto, percebam o que o caput pede: Em relação ao recrutamento, é correto afirmar que corresponde a uma desvantagem do recrutamento externo ¨gerar conflito de interesses entre os candidatos à vaga¨? Os candidatos, sendo externos, não possuem conflitos de interesses, possuem os MESMOS interesses. Sendo assim, a correta é a opção A, pois quando se recruta gente de fora, as expectativas quanto ao salário a ser recebido podem ser maiores do que a empresa oferece, podendo leva-la a alterar sua política salarial na busca de candidatos melhor preparados/capacitados.

58) A avaliação da produtividade de funcionários baseia-se na capacidade de produzir mais
(A) com menos gastos de recursos.
(B) com mais gastos de recursos.
RESPOSTA: A
A produtividade tem sempre base na relação custo x benefício. Se aumentamos a produção, tem que valer a pena diminuindo gastos ou aproveitando melhor os recursos.

59) Dentro de um ambiente altamente competitivo, no que se refere aos recursos humanos, o processo de seleção tende a ser menos exigente quando há
(A) abundância de recursos humanos.
(B) escassez de recursos humanos.
RESPOSTA: B
Quando faltam profissionais no mercado, as organizações ficam menos exigentes. Quando sobram profissionais procurando vagas, os critérios de seleção se elevam.

60) No que se refere à analise organizacional para levantamento das necessidades de treinar pessoas, assinale a alternativa correta.
(A) Analisa-se o conjunto de habilidades, capacidades, competências e atitudes dos recursos humanos.
(B) Analisa-se os objetivos da empresa, a filosofia de treinamento e o que se pretende com o treinamento.
RESPOSTA: B
A opção A estaria certa se a pergunta fosse sobre o foco de um treinamento (CHA – Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Conceitos). No entanto, como se trata de levantamento das necessidades de treinamento (diagnóstico) e análise ORGANIZACIONAL, a opção B é a correta por abordar objetivos da empresa, filosofias e pretensões de treinamento.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Texto V para as questões de 61 a 70.
Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar receber em prazos menores e os grandes clientes farão de tudo para conseguir prazos maiores ( ... ) A produção ao longo do ano deve ser programada de forma a acompanhar a demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade. Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão de seus estoques, na produção propriamente dita e no pronto-atendimento aos clientes.

61) A logística é uma abordagem atual da administração de recursos materiais e tem como atividades consideradas primárias(A) a armazenagem, o manuseio de materiais, a embalagem prática dos produtos.
(B) o transporte, a manutenção dos estoques, o processamento de pedidos.
RESPOSTA: A
As três principais funções da logística são a armazenagem, a movimentação (manuseio) e a embalagem.

62) Em relação aos fornecedores, as empresas vivenciam, atualmente, a seguinte situação
(A) aproximadamente 20% dos fornecedores de uma empresa são responsáveis por 80% dos itens comprados por ela.
(B) aproximadamente 80% dos fornecedores de uma empresa são responsáveis por 20% dos itens comprados por ela.
RESPOSTA: A
Segundo a regra de Pareto, ou regra 80/20, sempre existirá essa proporção 80/20 em relações na economia. Um exemplo disso é que, na área de materiais, 80% dos gastos da área vem de apenas cerca de 20% dos itens, isso é, uma menor parte de itens são a maior parte dos gastos. Nas vendas, geralmente 80% dos lucros vem de apenas 20% dos clientes (Cliente VIP). Na relação colocada no enunciado, e segundo o texto acima, a banca utilizou o termo ¨os grandes fornecedores¨. Atualmente, no mercado, os grandes fornecedores buscam oferecer soluções globais aos seus clientes. Sendo assim, é correta a relação de 20% dos fornecedores serem responsáveis por 80% dos itens adquiridos. No entanto, se a letra A é verdadeira, a B também o seria, já que uma complementa a outra. A questão é passível de anulação.

63) Assinale a alternativa que define a relação existente entre compras e produção.
(A) Atendimento às necessidades de programa de produção e de materiais auxiliares, uma vez que é o setor que produz a necessidade do mercado.
(B) Atendimento às necessidades de programa de produção e de materiais auxiliares, já que é o setor que produz novas metodologias e processos de produção.
RESPOSTA: B
A opção A está errada pois não é a área de Compras ou Produção quem produz as NECESSIDADES do mercado, e sim os próprios clientes quem tem necessidades a serem supridas pelas organizações. A relação entre Compras e Produção é a de produzir novas metodologias e processos para atender as necessidades DOS CLIENTES.

64) De acordo com o texto apresentado, o objetivo de compras é
(A) comprar materiais e produtos para o estoque aos mais baixos custos, dentro das especificações de qualidade da empresa.
(B) coordenar os fluxos com o mínimo de investimentos em estoques de forma que atenda à programação da empresa.
RESPOSTA: B
Coordenar fluxos significa gerencias a relação de entrada dos itens e consumo. O ideal é manter a excelência nessa proporção, sem grandes investimentos (gastos) e sem deixar que falte nada à empresa.

65) No que se refere à qualificação de fornecedores, é correto afirmar que
(A) a área de compras tem a função de estabelecer a ligação entre fornecedor e engenharia/produção, pesquisando o mercado, localizando e coletando informações da empresa.
(B) a área de compras tem a função de selecionar os futuros fornecedores que foram aprovados para compor o quadro de fornecedores.
RESPOSTA: A
Atualmente as empresas procuram se estabelecer dando ênfase ao sistema de produção para obter maior vantagem competitiva. Apesar de muito desejável, é muito difícil uma empresa ter simultaneamente produtos de menor custo, com a máxima qualidade e estar disponível simultaneamente em grande quantidade e em diversos locais convenientes. O alcance de um sistema de qualificação de fornecedores são todos os fabricantes e distribuidores de insumos e matérias-primas que desejam fornecer para a empresa. E os responsáveis pela “execução da qualificação de fornecedores” são profissionais das áreas de Controle de Qualidade, Suprimentos, Pesquisa e Desenvolvimento e Produção.

66) Analise o seguinte trecho do texto apresentado ¨[...] as empresas precisam atuar de forma logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão de seus estoques e no pronto-atendimento aos clientes." O trecho refere-se a
(A) gestão da cadeia produtiva.
(B) gestão da cadeia de suprimentos.
RESPOSTA: B
A cadeia produtiva é o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto (inclui matérias-primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários...) até o produto final, a distribuição e comercialização (BRASIL, 2000).  Como o enunciado trata do processo de aquisição, gestão de estoques e clientes, trata-se do Supply Chain Management, ou Gestão de Cadeia de Suprimentos, garantindo que todos os personagens envolvidos cuidem de suas obrigações, um contribuindo com o outro, garantindo total satisfação e fidelização dos consumidores finais.

67) O pronto-atendimento aos clientes por parte das empresas, refere-se ao processo de
(A) distribuição física.
(B) compra e venda.
RESPOSTA: A
Pronto-atendimento é parte da logística (arte da movimentação mais adequada possível dos materiais/produtos/informações). Sendo assim, atender prontamente envolve processos avançados de logística (distribuição).

68) Assinale a alternativa que apresenta duas atividades que compõem a gestão da cadeia de suprimentos.
(A) A gestão de compras e suprimentos e a gestão da distribuição física.
(B) A gestão da cadeia produtiva e a gestão do espaço físico.
RESPOSTA: A
O canal de suprimento físico refere-se ao hiato de tempo e espaço entre as fontes de material imediato de uma empresa e seus pontos de processamento. Da mesma maneira, o canal de distribuição física refere-se ao hiato de tempo e espaço entre os pontos de processamento da empresa e seus clientes. Devido às similaridades nas atividades entre os dois canais, o suprimento físico (normalmente chamado administração de materiais) e a distribuição física compreendem atividades que estão integradas na logística empresarial. O gerenciamento da logística empresarial é também popularmente chamado de gerenciamento da cadeia de suprimentos (BALLOU, 2001). Cadeia produtiva é o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto (inclui matérias-primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários...) até o produto final, a distribuição e comercialização (BRASIL, 2000). O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência.

69) Assinale a alternativa que explica a relação existente entre a gestão de recursos materiais e o fluxo de caixa.
(A) Saída de caixa pelos investimentos em produção física e retorno dos investimentos pela entrega rápida dos bens aos clientes.
(B) Saída de caixa pelo pagamento de fornecedores e entrada de caixa pelo recebimento dos clientes.
RESPOSTA: B
Fornecedores devem ser pagos preferencialmente após o recebimento do capital dos clientes (pagar os fornecedores com o dinheiro dos clientes). O Just In Time proporciona isso, mas nem sempre as organizações conseguem realizar tal feito, estocando alguns materiais que são pagos antecipadamente aos fornecedores.

70) Na função de compras, uma das ações de suprimentos é o acompanhamento de pedidos que se refere à(ao)
(A) entrega física dos bens ao cliente final, acompanhando todo o processo de transporte físico.
(B) controle dos pedidos em carteira realizados pela empresa com o intuito de evitar atrasos ou problemas na entrega para o cliente.
RESPOSTA: B
A função Suprimentos equivale a função Compras. A área de compras deve controlar os pedidos realizados pela empresa e garantir o abastecimento adequado para não gerar atrasos nas entregas aos clientes. A entrega física deve ser acompanhada não pela área de compras mas sim pela área de logística dentro da Administração de Materiais.

GESTÃO DE PESSOAS
Texto VI para as questões de 71 a 80.
A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas ( ... ). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se a principal preocupação de um empresário dono de uma rede de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num programa de treinamento interno de funcionários que ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção. "Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes", diz o empresário. "Esses funcionários terão aulas de finanças e marketing, entre outras disciplinas". Esse empresário está recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em encontrar gente preparada (...). "Em alguns casos levei três meses para encontrar o profissional que eu procurava (...). Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de gente", disse ele. (Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011, adaptado)

71) O ciclo de treinamento compreende um conjunto de etapas em ordem sequencial que devem ser desenvolvidas. Assinale a alternativa que apresenta esse conjunto de etapas de forma sequencial.
(A) Planejamento das ações de treinamento, levantamento das necessidades de treinamento, execução do treinamento e programação do treinamento.
(B) Levantamento das necessidades de treinamento, programação do treinamento, execução do treinamento e avaliação do treinamento.
RESPOSTA: B
As etapas do treinamento são sequencialmente: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

72) Em alguns setores, como o hoteleiro, pela falta de pessoal qualificado, os empreendedores estão investindo na qualificação de seus funcionários. Essa ação é considerada uma estratégia de
(A) recrutamento interno e seleção de pessoas.
(B) retenção e valorização de pessoas.
RESPOSTA: B
Colaboradores treinados são mais bem aproveitados pelas próprias empresas que os treinaram. Nada impede que sejam promovidos (recrutamento interno e seleção), porem o enunciado não deixa claro se tratar de crescimento profissional imediato, mas sim de preparar quem tem mais potencial pensando no futuro, retendo estes talentos e valorizando-os.

73) Em épocas de expansão e crescimento econômico é fundamental o país possuir pessoas qualificadas para que as empresas aproveitem esta fase. Uma das características apresentadas no texto, que é uma realidade atual do Brasil diz respeito ao fenômeno denominado
(A) apagão humano.
(B) apagão intelectual.
RESPOSTA: B
Apagão intelectual é o termo adequado para a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas.

74) São resultados que um programa de treinamento deve proporcionar a nível dos recursos humanos:
(A) Redução da rotatividade e do absenteísmo, aumento da eficiência do funcionário e mudança de atitudes e de comportamento do funcionário.
(B) Melhoria da qualidade dos produtos e serviços, aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional e melhoria da imagem da empresa.
RESPOSTA: A
Não é que a opção B esteja errada, mas como o enunciado pede os resultados do treinamento em nível dos ¨recursos humanos¨, a opção A se torna a mais adequada, já que a B envolve melhora da qualidade de produtos e serviços e melhoria da imagem da empresa. Na opção A todos os fatores são de melhorias às pessoas especificamente em função de um programa de treinamento adequado.

75) De acordo com o texto, constitui-se em uma competência básica, para que o funcionário seja selecionado para participar do treinamento interno o
(A) autogerenciamento da carreira.
(B) desenvolvimento da liderança.
RESPOSTA: B
De acordo com o texto a opção correta é a B pois o empresário selecionou funcionários com maior potencial para liderar equipes.

76) De acordo com o texto, foram selecionadas as governantas e chefes de recepção que têm mais potencial para liderar equipes. De acordo com o texto apresentado, uma equipe é
(A) um conjunto de pessoas que interage, principalmente trocando informações, experiências e expectativas no trabalho ou tomando decisões que ajudem a cada um em sua própria área de atividade.
(B) um pequeno número de pessoas, com habilidades complementares, comprometidas umas com as outras e partilhando um objetivo, metas e alguma forma de trabalho.
RESPOSTA: B
A definição mais adequada de equipes é colocada pela opção A. Um grupo passa a ser uma equipe quando existe: definição de objetivos e metas; divisão de papéis e funções; ajustes interpessoais; resolução de conflitos; definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia; e relações efetivas entre si e com o líder. Porém, de acordo com o texto, deixa claro a ¨falta de gente¨ e o foco do treinamento será para apenas governantas e chefes de recepção. Se é para respondermos de acordo com o texto, a correta é a opção B. (o que será que a banca nos reserva no seu gabarito oficial?).

77) O processo de treinamento de funcionários é diferente do processo de desenvolvimento. O treinamento constitui-se em um processo educacional de
(A) curto prazo, que envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho.
(B) longo prazo, orientado no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação de uma organização.
RESPOSTA: A
O treinamento tem foco no curto prazo, em realização de ações imediatamente após o treinamento, com foco em Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Conceitos.

78) O treinamento possibilita mudanças no comportamento dos funcionários. Em relação ao texto, o treinamento propiciará qual mudança no comportamento dos funcionários da rede de hotéis?
(A) Desenvolvimento de habilidades.
(B) Desenvolvimento de conceitos.
RESPOSTA: B
"Esses funcionários terão aulas de finanças e marketing, entre outras disciplinas". Sendo assim, a mudança de comportamento esperada é em conceitos. O treinamento pode envolver quatro tipos de mudanças de comportamento, a saber:
- Transmissão de informações: é o tipo mais simples de mudança de comportamento - a simples transmissão de informações pode aumentar o conhecimento e a habilidade das pessoas. Muitos programas de treinamento estão preocupados com o conteúdo, isto é, com informações ou conhecimentos que devem ser transmitidos e compartilhados entre as pessoas. Normalmente, esses conhecimentos ou informações se referem a dados genéricos sobre a empresa, seus produtos ou serviços, sua estrutura organizacional, suas políticas e diretrizes, suas regras e seus regulamentos etc. Com esses conhecimentos ou informações objetiva-se preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares ao cargo ocupado, quando este é simples e pouco complexo.
- Desenvolvimento de habilidades: muitos programas de treinamento estão voltados para melhorar ou desenvolver habilidades e destrezas necessárias à execução ou operação das tarefas requeridas pelo cargo ocupado. Trata-se de um treinamento orientado diretamente para a operação de equipamentos, máquinas, ferramentas, isto é, para as tarefas e operações a serem executadas.
- Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente a mudança de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis, conscientização para determinados aspectos do comportamento pessoal, desenvolvimento da sensibilidade (dos gestores ou de pessoas que lidam com o público) quanto aos sentimentos e às reações das outras pessoas. Pode também envolver a aquisição de novos hábitos e atitudes, principalmente em relação a clientes ou usuários.
- Desenvolvimento de conceitos: é o treinamento conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de ideias e filosofias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa, seja para elevar o nível de generalização desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos.

79) Diante da escassez de profissionais qualificados, o processo de seleção é visto como um processo de comparação entre duas variáveis que correspondem a:
(A) o que o cargo requer e o que o candidato oferece.
(B) a eficiência do candidato e os objetivos estabelecidos.
RESPOSTA: A
Seleção é um processo de comparação e escolha. Comparação entre o que os candidatos oferecem e as exigência do cargo e escolha da melhor opção.

80) No que se refere ao desenvolvimento de pessoas, assinale a alternativa correta.
(A) Fornece o essencial para o cargo atual e é imediato.
(B) Proporciona conhecimentos e prepara para funções complexas.
RESPOSTA: B
O desenvolvimento prepara as pessoas para ações futuras na organização, a longo prazo, sendo assim, proporciona conhecimentos e prepara para funções complexas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
GESTÃO DE PESSOAS
94) NÃO é uma atribuição da gestão de pessoas
(A) analisar e descrever cargos.
(B) desenhar cargos.
(C) avaliar desempenho de funcionários.
(D) realizar planejamento de produção.
RESPOSTA: D
Todas as funções listadas pertencem à área de Gestão de Pessoas, com exceção do planejamento de produção que é atividade específica da área de manufatura/qualidade das organizações.

95) Na gestão de pessoas, o treinamento está relacionado ao processo de
(A) desenvolver pessoas.
(B) agregar pessoas.
(C) recompensar pessoas.
(D) manter pessoas.
RESPOSTA: A




Todas as funções listadas pertencem à área de Gestão de Pessoas, com exceção do planejamento de produção que é atividade específica da área de manufatura/qualidade das organizações.
PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS (Recrutamento, Seleção, Planejamento de RH, Processo de Integração).
PROCESSO DE APLICAR PESSOAS (Desenho de cargo, Análise e descrição, Avaliação de desempenho).
PROCESSO DE RECOMPENSAR PESSOAS (Remuneração, Benefícios).
PROCESSO DE DESENVOLVER PESSOAS (Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Programas de mudanças, Programas de comunicação).
PROCESSO DE MANTER PESSOAS (Disciplina, Higiene, Segurança, Qualidade de vida, Relações sindicais).
PROCESSO DE MONITORAR PESSOAS (Banco de dados, Controles, Sistemas de Informações gerenciais – SIGs

96)  Com relação ao treinamento nas organizações, analise.
I. É o processo de ensinar aos novos colaboradores as habilidades básicas para desempenho em seus cargos.
II. É o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática.
III. Está relacionado com as habilidades futuras exigidas pelo cargo.
Assinale
(A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
(B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(D) se todas as afirmativas estiverem corretas
RESPOSTA: A
A III é errada, pois habilidades futuras tratam-se de desenvolvimento (embora desenvolvimento também seja um tipo de treinamento).

97) Nos processos de treinamento, é primordial desenvolver o ciclo de treinamento que é composto por quatro etapas, a saber: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. A atividade relacionada à elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades identificadas em um cargo, dá-se o nome de
(A) diagnóstico.
(B) desenho.
(C) implementação.
(D) avaliação.
RESPOSTA: B
A elaboração do programa nada mais é que colocar no papel as ações que serão executadas no treinamento, entre outros detalhes. Isso pode ser chamado de Desenho do Treinamento.

98) De acordo com as funções de um gerente de operações, analise.
I. Formular estratégia de operações alinhada com os objetivos estratégicos da organização.
II. Tomar decisões relativas ao layout de instalações.
III. Controlar a produção das unidades sob sua responsabilidade.
IV. Administrar estoques.
Assinale
(A) se todas as afirmativas estiverem corretas.
(B) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
RESPOSTA: C
A B está errada, pois as decisões relativas ao layout (desenho) das instalações são do gerente da manufatura/qualidade, e administrar estoques é do gestor de materiais.

ADMINISTRAÇÃO PÙBLICA (GERENCIAL)
110) Considerando as diferenças entre gestão pública e privada, analise.
I. A gestão privada possui mais autonomia decisória relativamente a gestão pública.
II. A gestão pública sofre mais ingerência política relativamente a gestão privada.
III. A gestão privada de empresas tem objetivos econômicos e sociais com mesmo peso.
IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) I, III
(B) II, IV
(C) III, IV
(D) I, II, IV
RESPOSTA: A
A I está correta, pois as organizações privadas tem mais liberdade na tomada de decisão que a administração pública que ainda é mais burocratizada, embora avançando dentro do atual modelo gerencial de gestão pública.
A II está errada, pois a administração privada, pela maior liberdade é quem sofre mais ingerência politica.
A III está correta, considerando a teoria. Se você considera a prática atual das organizações, errará o julgamento desta questão. Os objetivos econômicos tem mais peso na administração privada que os objetivos sociais (tratando-se de pratica), pois em teoria deveriam considerar a mesma importância para o lucro e para o aspecto social.
A IV está errada. No atual modelo gerencial de administração pública, a lucratividades não é dispensável. O problema é a interpretação dada à palavra ¨lucro¨. Lucro não é algo ruim para o Estado, desde que o lucro das organizações públicas fosse revertido para serviços ao próprio cidadão, reduzindo assim a carga tributária. (mas como será que a banca interpretará esse item?).

111) A estrutura de um governo estadual pode ser desenvolvida com base no seguinte organograma: Secretaria de Transportes; Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo, por exemplo. Diante do exposto, assinale o tipo de departamentalização descrito anteriormente.
(A) Por programas.
(B) Funcional.
(C) Matricial.
(D) Ad hoc.
RESPOSTA: B
Cada secretaria com funções diferentes evidencia uma departamentalização funcional, com especialistas em cada área, tornando-as mais produtivas.

Um comentário:

teste de raciocínio disse...

Valeu pelos comentários.

Zelma