27 de mar. de 2011

Comentários da Prova PGDF - 2011

Amigos
Segue abaixo meus comentários da prova da PGDF relativas às questões de Atendimento, Liderança, Hierarquia, Qualidade, Trabalho em Equipe.
Boa sorte à todos
Abração
Wendell Léo

 34 – A
O item ¨A ¨está correto pela razão dos outros itens serem muito mais errados. A alternativa ¨A¨ coloca que o profissional de atendimento deve sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido. Particularmente discordo, pois nem sempre as necessidades de quem está sendo atendido é o certo de ser feito. Sendo assim, a alternativa ¨A¨ é a menos errada.




35 – B
Correta a opção B. Segundo o dicionário, afável significa ¨adj. Que se mostra acolhedor; cortês, polido.¨ Sendo assim, uma pessoa afável realmente possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância. Uma pessoa acolhedora demonstra confiabilidade.
A banca pode também considerar correto o item ¨D¨, já que pessoas que precisam  arriscar para conseguir emoções são danosas à qualquer circunstância. Eu fico com a ¨B¨.
36 – E
Correta opção E. Nessa questão em especial, a banca foi capaz de copiar todos os itens de provas passadas do CESPE. Aos alunos que acompanharam listas de exercícios encaminhadas por mim perceberão que todos os itens são questões de provas anteriores.
37 – C (itens I e III corretos)
Item I – Correto. O poder compartilhado aumenta a auto-estima e a valorização do próprio trabalho.
Item II – Errado. Empoderamento, ou o ¨empowerment¨ parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização. Sendo assim, descentraliza-se o processo.
Item III – Correto, de acordo com a justificativa acima.
Item IV – Errado. O autoritarismo e alto grau de senso hierárquico não se aplica a toda autoridade organizacional.
38 – E
O item ¨E¨ está errado, pois dentro dos esforços pela melhoria da qualidade como o enunciado diz, as pressões de curto prazo tendem a diminuir ou até mesmo desaparecer quando se avança no Kaizen – melhoria contínua. Sendo assim, o esforço gerencial deve se ocupar cada vez mais com esforços de melhoria de qualidade.

Nessa questão a banca colocou em seu gabarito hoje que a resposta correta seria a alternativa ¨D¨.  Pelos critérios da qualidade total, que conta com a participação de TODOS, essa letra D também ficaria errada, pois a alta cúpula estaria se eximindo da responsabilidade. No entanto, a área de T&D poderia se responsabilizar por colocar todos os elementos de qualidade para todos na empresa, inclusive para a própria cúpula.
É o típico caso de 2 questões a serem marcadas, mas no entanto, no meu ponto-de-vista, a ¨E¨ está mais errada que a ¨D¨.

39 – E
O item ¨E¨está errado, pois uma equipe com comunicação aberta, questionando opiniões, se desenvolve, já que nem todo conflito é negativo para as organizações.
40 – B
O item ¨B¨ está correto, de acordo com a própria autora, Fela Moscovici (1994), pode-se considerar equipe um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados. O grupo investe constantemente em seu próprio crescimento.

6 comentários:

Antonio Júnior disse...

Gostei ;D

Aline disse...

Léo, vc não fez para administrador ou não conhece alguém que tenha feito para disponibilizar a prova aqui no blog?

Bruna de Queiroz Araújo disse...

Legal. Se suas respostas estiverem, de fato, corretas, eu acertei 5 destas questões. rs
obrigada pelos comentários.
Bruna.

Anônimo disse...

Muito bom seus comentários. Obrigada!

kelson disse...

Muito bom. Teria como disponibilizar o restante da prova :)

Cristina dos Santos e Silva Rosado disse...

Olá Professor, muito bom seus comentários! E aproveitando, gostaria de saber se vc vai ministrar aula pro concursos do Correios/ Administrador? Caso sim, poderia informar por e-mail: cristinarosado@gmail.com. Grata
Cristina