19 de mai de 2011

Comentários da Prova dos Correios 2011 - Administrador - Após a ¨merda¨ que o CESPE fez com os gabaritos...

Amigos Administradores
Segue abaixo novos comentários reformulados após a lambança do CESPE com o gabarito.
O que está valendo está abaixo, não percam tempo com os recursos, façam o mais rápido...
Abração
Wendell Léo

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Acerca da cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
51 Devido a características muito peculiares, empresas do mesmo ramo de atuação costumam ter culturas idênticas.
Resposta: Realmente ERRADA. Impossível as culturas serem idênticas.

52 A análise de cultura organizacional divide-se em níveis. O primeiro desses níveis é composto por suposições comuns, histórias, rituais e verdades implícitas.
Resposta: Realmente ERRADA. As verdades implícitas sãos as pressuposições básicas, que é o 3º nível.

53 A cultura organizacional ou corporativa envolve o compartilhamento de valores entre colaboradores de uma mesma organização, podendo orientar suas condutas.
Resposta: Realmente CORRETA. A cultura envolve todos e pode sim orientar suas condutas, seja a favor ou contra.

Julgue os itens seguintes, referentes a motivação e liderança nas organizações.
54 Quanto maior a satisfação, maior a motivação.
Resposta: Realmente ERRADA. A banca tentou nos confundir entre Maslow e Herzberg. A satisfação vem dos fatores higiênicos, a motivação vem dos fatores motivacionais.

55 Necessidades são razões para que o ser humano se ponha em movimento para buscar determinados fins.
Resposta: Realmente CORRETA. Na visão de Maslow.

Com referência à comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
56 Consolidar e ampliar a imagem da organização perante os públicos de interesse consiste no principal objetivo da comunicação interna.
Resposta: Realmente ERRADA. Seria o principal objetivo de Relações Públicas para ficar correta.

57 A comunicação de marketing demanda a execução de uma estratégia de comunicação empresarial completa e integrada.
Resposta: Realmente ERRADA. Para ser completa a execução de estratégia de comunicação empresarial, deve envolver Relações Públicas, Endomarketing e Marketing. No entanto, caberia recurso para quem colocou CORRETA, pois tanto RP, Endomarketing e Marketing utilizam a comunicação de marketing (4Ps e 4Cs). Outra fonte de recurso seria afirmar no recursos que não tinha Marketing no edital...

A teoria da decisão é o conjunto de procedimentos e métodos de análise que procuram assegurar a coerência, a eficácia e a eficiência das decisões tomadas em função das informações disponíveis, antevendo cenários possíveis. Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos ao processo decisório.
58 Ausência de reação, regra da autoridade, regra da minoria, regra da maioria, consenso ou unanimidade estão entre os métodos de tomada de decisão em grupos e equipes de trabalho.
Resposta: Realmente CORRETA. Segundo Chiavenato.

59 Os aspectos emocionais e afetivos influenciam o processo decisório e restringem a capacidade racional dos indivíduos.
Resposta: Realmente CORRETA. A capacidade racional é afetada pelas emoções.

60 A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação proporciona autonomia nos níveis hierárquicos ais baixos e confere maior agilidade ao processo de tomada de decisão.
Resposta: Realmente CORRETA. A descentralização e delegação aceleram o processo decisório.

A respeito de reengenharia, qualidade e produtividade nas organizações, julgue os itens que se seguem.
61 A mudança de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes, que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos e minimizar a centralização de decisões, é exemplo de reengenharia organizacional.
Resposta: Realmente CORRETA. Lembram das 3 mudanças que devem ocorrer antes da Reengenharia ser implementada?: Operacional, Gestão de Processos e Gestão de Negócios.

62 O processo de reengenharia organizacional resulta em mudanças internas, de baixo para cima, nas estruturas organizacionais.
Resposta: Realmente ERRADA. A mudança ocorre de cima pra baixo na Reengenharia.

63 As ações de qualidade desenvolvidas com o intuito de assegurar a satisfação dos clientes devem-se limitar aos processos problemáticos das organizações.
Resposta: Realmente ERRADA. As ações de qualidade não devem se limitar a processos problemáticos, pois na qualidade o foco é a melhoria contínua (Kaizen). Limitação a resolver problemas é foco da Reengenharia, não da Qualidade. E outro detalhe: Assegurar a satisafação de clientes apenas limitando a processos problemáticos? E o foco na redução de custos? Pós-Venda? Atendimento superando expectativas???

64 O PDCA é uma ferramenta de qualidade que representa um conjunto de ações de melhoria contínua nos processos organizacionais.
Resposta: Realmente CORRETA. Planejar, Fazer, Controlar, Agir... são funções cíclicas e contínuas na busca pela qualidade.

65 Reengenharia refere-se à reformulação que visa incrementar os processos comerciais de uma organização, de forma a agregar valor ao cliente.
Resposta: Realmente ERRADA. A Reengenharia não incrementa, não inventa, não evolui. Apenas corrige problemas. No entanto, dá pra redigir um recurso alegando que ao corrigir problemas, os processos comerciais seriam incrementados por um impacto no aumento das vendas, agregando quem sabe valor ao cliente.

66 Entre os objetivos da reengenharia organizacional, destacam-se as melhorias em qualidade, custo, serviço e velocidade dos processos organizacionais.
Resposta: Realmente CORRETA. A Reengenharia, segundo Hammer e Champy, tem como foco melhorar a qualidade, diminuir custos, melhorar serviços tornando-os mais ágeis.

No que concerne às noções de administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.
67 A avaliação de resultados de programas de treinamento tende a mensurar, no mínimo, as variáveis relativas a aprendizagem, impacto, mudança e valor final.
Resposta: Realmente CORRETA. Deve ser avaliado após o treinamento se o treinando realmente aprendeu, qual impacto sofrido e gerado, qual mudança ocorreu no seu CHA e qual valor foi agregado pelo mesmo.

68 A seleção de pessoas é um processo de atração, dentro e fora das organizações, de candidatos que tenham grandes possibilidades de apresentar bons resultados no trabalho.
Resposta: Realmente ERRADA. Processo de atração é RECRUTAMENTO, seleção é processo de escolha.

69 Nas organizações, a avaliação por pontos é exemplo da aplicação de método qualitativo de avaliação de cargos.
Resposta: Realmente ERRADA. Se é por pontos, o método é QUANTITATIVO.

70 Para se garantir a fidedignidade da avaliação, é necessário que a administração de desempenho no trabalho especifique critérios qualitativos e quantitativos de mensuração do desempenho.
Resposta: Realmente CORRETA. Critérios qualitativos são observados nos Incidentes Críticos, 360º, entre outros... Critérios quantitativos são observados nos métodos com base em questionários, entre outros.

71 Na avaliação de desempenho, os erros estão associados geralmente à falta de habilidades e de treinamento dos avaliadores — chefes, gerentes, diretores etc. — nas organizações.
Resposta: Realmente CORRETA. Os erros em avaliação são: Efeito Halo, Tendência Central, Complacência e Rigor...isto é, todos são erros associados À falta de habilidade em avaliar, e também podem ser ocasionados pela falta de treinamento dos mesmos. Um treinamento em ATITUDES ou em CONCEITOS poderia profissionalizar melhor os avaliadores.

72 A avaliação dos procedimentos instrucionais de um planejamento de treinamento é exemplo de aplicação da avaliação de reação antes da execução de um programa de treinamento e desenvolvimento nas organizações.
Resposta: Realmente ERRADA. Procedimentos Instrucionais são preparações prévias básicas de treinamento, avaliação de reação antes da execução é a etapa final dentro do diagnóstico e desenho.

Com relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes itens.
73 Apesar de a administração por objetivos ser um método de definição de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizações, ele dificulta a realização da estratégia da organização, por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.
Resposta: O Cespe mudou de Errado para CORRETO, agora CABE RECURSO. A administração por objetivos FACILITA a realização da estratégia e não torna as metas obsoletas quando recebem influencia do ambiente, muito pelo contrário. CABE RECURSO.

74 Considera-se um exemplo de estratégia a busca por estabilidade — também denominada estratégia de pausa —, adequada às organizações que desejem manter suas características ou crescer de forma paulatina e controlada.
Resposta: Realmente ERRADA. Se for pausa, não se cresce... nem paulatinamente.

75 O planejamento estratégico define metas e planos de trabalho tanto para a alta gerência quanto para a gerência média das organizações.
Resposta: Realmente ERRADA. O planejamento estratégico define metas e planos de trabalho para a EMPRESA TODA, de forma geral. Se for específico para cada gerente (indivíduo), o planejamento seria o OPERACIONAL. Se for para a atuação de cada gerência como departamento, seria o TÁTICO.

76 Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento estratégico.
Resposta: Realmente ERRADA. O Operacional sustenta o Tático. No entanto, se quiser tentar um recurso, pode-se argumentar a hierarquia, onde o Operacional sustentaria o Tático, e conseqüentemente os Táticos sustentando o Estratégico, poderíamos dizer que de alguma forma, o Operacional sustenta o Estratégico.

77 A missão de uma organização é a sua razão de existir, motivo pelo qual a declaração de missão apresenta definição ampla do escopo de negócios e operações básicas da organização, aspectos que a diferenciam dos tipos similares de organizações.
Resposta: Realmente CORRETA. Segundo Chiavenato, “A missão é um caminho magnânimo que escolhemos trilhar, a visão é a meta de aquisição dos frutos almejados”. A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar no mercado de atuação.

78 As metas definidas no planejamento devem ser diretamente ligadas a recompensas e devem especificar o desempenho global que se espera de pessoas, departamentos e organizações.
Resposta: Realmente ERRADA. As metas não devem ser ligadas diretamente a recompensas, devem ser desafiadoras, mas nem sempre com recompensas. E não devem especificar o desempenho global, e sim da equipe, grupo ou do indivíduo.

79 As estratégias funcionais estão relacionadas à questão “como nós competimos?” e referem-se a cada tipo de produto de uma organização.
Resposta: Errei no meu comentário anterior. Realmente ERRADA. As estratégias funcionais envolvem pessoas em seus departamentos, não produtos.

No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
80 Os múltiplos elos entre as organizações e o ambiente tornam intangível a clara definição das fronteiras que marcam os limites organizacionais.
Resposta: O Cespe mudou de Errado para CORRETO, agora CABE RECURSO. São justamente os elos dessa ¨corrente¨ que faz com que as fronteiras sejam percebidas, e sendo assim, tangíveis. Isso é pura Teoria dos Sistemas. CABE RECURSO.

81 As organizações podem ser consideradas sistemas abertos, já que estão em constante interação com o ambiente por meio da transformação de insumos em produtos e serviços.
Resposta: Realmente CORRETA. O trecho ¨podem¨ser consideradas, deixa margem para as empresas que verdadeiramente interagem com o ambiente, transformando insumos em produtos e serviços em função do desejo do consumidor.

82 A visão sistêmica das organizações considera que há um ciclo de vida organizacional definido para que não haja desvios nas normas sociais de sua estrutura.
Resposta: Realmente ERRADA. Se a visão é sistêmica, o sistema é aberto. Se o sistema é aberto, não há nada definido.

83 Em uma organização, a homeostase ocorre quando há relação de equilíbrio entre a eficiência e a eficácia organizacional.
Resposta: O Cespe colocou ERRADA. Eu discordo!!! A homeostase, é a lei dos equilíbrios internos que rege a composição e as reações físico-químicas que se passam no organismo e que, graças a mecanismos reguladores, são mais ou menos constantes. É o que acontece com o teor, no sangue, de água, sais, oxigênio, açúcar, proteínas e graxos, o mesmo se verificando com a reserva alcalina do sangue e temperatura interna. (fonte: Michaelis). Todos os mecanismos vitais têm por objetivo conservar constantes as condições de vida no ambiente interno, sendo assim, se há equilíbrio entre a eficácia e a eficiência, existe aí e efetividade, que nada mais é do que a regulação do sitema organizacional que modernamente precisa dessa condição para se manter vivo no mercado tão exigente de hoje em dia. CABE RECURSO, a questão é CORRETA.

84 A entropia positiva ocorre quando uma organização busca insumos ou matérias-primas para convertê-los em produtos que atendam às necessidades de clientes.
Resposta: O Cespe mudou de Correto para ERRADO, agora CABE RECURSO. Entropia é a quantidade de energia de um sistema, que não pode ser convertida em trabalho mecânico sem comunicação de calor a algum outro corpo, ou sem alteração de volume. A entropia aumenta em todos os processos irreversíveis e fica constante nos reversíveis. (fonte: Michaelis). Significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, e se a empresa busca atender aos clientes, existe aí a chamada entropia positiva. CABE RECURSO.

85 Nas organizações vistas como sistemas fechados, há constante relação de múltiplos impactos ou interferências entre os subsistemas que constituem as estruturas organizacionais.
Resposta: Realmente ERRADA. Em um sistema fechado, não recebendo influencias externas nem tão pouco deixando que uma área interfira na outra, não existem tantas interferências entre os subsistemas.


14 comentários:

Maga! disse...

Amado, sinto-me nessa imagem, bem ali, do ladinho esquerdo. Ninguém merece essa palhaçada com os gabaritos e questões!
Agradeço todo o seu empenho, mas permita-me abusar: vc pode corrigir as demais questões específicas? Ou ainda: publica um link de outro site que esteja divulgando as opções de recurso para as questões de 86 a 120?
Abraços.

Anônimo disse...

Olá,
Muito bom seus comentários. Só acho q a questão q fala de "Para garantir a fidedignidade...pode caber recurso tb, não? Pois pode ocorrer efeito halo, tendencia central, recencia, mesmo com metodos qualitativos e quantitativos...e ainda o avaliador pode nao estar bem preparado p realizar a avaliação, o que comprometeria o resultado.

Anônimo disse...

olá! tive uma dúvida na questão 68. vc colocou que processo de ATRAÇÃO é RECRUTAMENTO, e que SELEÇÃO é processo de ESCOLHA e confirmou o gabarito C...
no entanto, no enunciado da questão consta: "A SELEÇÃO de pessoas é um processo de ATRAÇÃO (..)" fiquei confusa... pela sua resposta o gabarito deveria ser ERRADO, ou estou enganada?! muito obrigada pelos comentários. ajudaram bastante!

Wendell Léo Castellano disse...

Errei na digitação da 68, já foi corrigido.
Obrigado!

Graziela disse...

Wendell como você pegou o novo gabarito do cespe porque quando entro com minha senha dá o mesmo gabarito de anteriormente e na página em baixo não tem nenhuma correção somente o comuncicado de que eles iam reformular.

Anônimo disse...

Agradeço os comentarios foi de uma grande ajuda ...
acredito que itens da parte juridica estejam errados também mas muitos de nós não tem como corrigir pq nao tem o devido conhecimento para argumentar...uma pena!!

Anônimo disse...

olá Wendell tmb gostaria de saber como vc verificou o novo gabarito prq quando abro com meu cpf aparece o mesmo a Cespe tmb me mandou um comunicado de alteração mas porem continua do msm jeito!
Abraços.

Anônimo disse...

Esse Cespe tá de sacanagem !! a questão 81 e 84 eu tinha acertado antes da mudança dos gabaritos 81 era E e 84 C , agora estão diferentes , além de várias outras ... VIROU BAGUNÇA MESMO!!!

alexa disse...

Eu não sei mais nada, afinal , qual é o gabarito?
Já corrigi várias vezes a prova

Anônimo disse...

questão 75. o planejamento é feito para todos os níveis, então está correto afirmar que tanto a alta quanto a média pertencem ao planejamento.

Anônimo disse...

Boa noite, eu fiz para administrador e no meu gabarito a quetão 84 está como "E". Quando essa agonia vai passar pessoal...

Anônimo disse...

Boa Tarde! Eu gostaria que você me confirmasse o gabarito dado pelo CESPE da questão 74, devo ressaltar que considero a questão errada, mas após a correção do CESPE em relação aos gabaritos, ele mudou o gabarito de errada para certa a questão. Mas você publicou a questão 74 que fala sobre estratégia de pausa como se o CESPE houvesse publicado como errada. Será que ainda há divergências de gabaritos. Aguardo o seu retorno. Obrigada!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ricardin82 disse...

O gabarito da questão 74 é correto!
Estabilidade (estratégia de pausa): significa que a organização deseja permanecer do mesmo tamanho ou crescer vagarosamente de um modo controlado.
Abraçossss e parabéns pela iniciativa!!!